Copa do Mundo no varejo reserva oportunidades lucrativas

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copa do mundo no varejo

Sumário

O comércio brasileiro será fortemente impactado pela Copa do Mundo de futebol que, neste ano, saiu do calendário de julho e agosto para ser realizada entre novembro e dezembro. Por isso, é preciso se preparar porque a Copa do Mundo no varejo promete boas oportunidades.

De acordo com a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o evento esportivo deve acrescentar R$ 1,48 bilhão ao faturamento do setor. A previsão é 7,9% maior do que na Copa de 2018. 

Já conforme a Associação Brasileira do Varejo (ABV), o aumento esperado é de até 12% nas vendas no período do mundial. Os segmentos que mais devem sofrer os efeitos dessa expectativa de aumento nas vendas é o varejo alimentar e também de eletrônicos e eletrodomésticos

Quer sugestão de mix e direcionamentos para as vendas no seu supermercado ou na loja de eletrônicos? Então, continue a leitura com a gente que esse artigo de hoje é para você!

Black Friday e a Copa do Mundo no varejo

Não sei se você já parou para pensar, mas a Black Friday 2022 vai de encontro com a Copa do Mundo no varejo. O que isso quer dizer? Que as datas podem ajudar nas vendas durante o período.

A Copa do Mundo no Catar começa em um domingo, dia 20 de novembro. O término será no dia 18 de dezembro. A Black Friday será no dia 25 de novembro e exatamente na véspera, dia 24, o Brasil faz a estreia com a Sérvia. 

De acordo com levantamento feito pelo Google, e já mostrado aqui no FalaMart, 71% dos consumidores se planejam previamente para o mundial. Além disso, 61% compram sempre ou quase sempre na Black Friday.

Perceba que esses dados cruzados cabe a interpretação de que as duas sazões podem se complementar e ajudar a impulsionar simultaneamente as vendas. Para isso, no entanto, o lojista precisa usar estratégias que funcionem.

Copa do Mundo no varejo eletro

Ainda de acordo com as estimativas da CNC, mais de um terço do faturamento que está previsto para a Copa do Mundo no varejo deve vir dos segmentos de móveis e eletrodomésticos.

Os setores devem movimentar cerca de R$ 544,5 milhões em vendas. Em seguida, o varejo de eletroeletrônicos e artigos pessoais têm a segunda maior projeção, com R$ 332,6 milhões. 

O grande destaque estará na venda de SmarTVs, cujas importações triplicaram no mês de setembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, as pesquisas por modelos do aparelho na internet também aumentaram no mesmo mês (6,7%). Em 2018, foram de 5,3%.

A aposta na categoria ocorre principalmente por causa do apelo que a Copa do Mundo tem para uma melhor qualidade de imagem e som. Os amantes de futebol devem aproveitar os jogos para reunir amigos e família. Uma TV de última geração é uma boa pedida, por exemplo!

Na sua loja de eletrônicos não pode faltar um mix variado de TVs, bem como aparelhos de som e outros equipamentos e acessórios como projetor, roteador, mouse, teclado e fone de ouvido.

Copa do Mundo no varejo alimentar

O supermercado que puder apostar em um cantinho eletro com SmarTVs, ótimo. E se não puder, calma que as oportunidades são muito boas também. 

Categorias de lanches rápidos, snacks, sobremesas e bebidas em geral vão fazer sucesso nas vendas para poder acompanhar os jogos no trabalho ou em casa. Além disso, os ingredientes para churrasco entre amigos também não poderão faltar. 

Veja só esse mix para te inspirar nas compras para a Copa do Mundo no seu supermercado:

Quer dar uma incrementada ainda maior no seu supermercado? Faça combos promocionais voltados para a Copa do Mundo com bebida, pipoca, salgadinhos e chocolates. Serve como kits presenteáveis ou para o próprio torcedor desfrutar durante o jogo.

Você ainda pode aproveitar para vender artigos esportivos e outros itens que remetam à Copa como bandeiras do Brasil, cornetas, apitos e tudo mais que ajudar o consumidor a vibrar pela seleção brasileira neste mundial.

Como faturar mais durante a Copa

Faturar mais durante a Copa do Mundo no varejo requer a adoção de algumas estratégias de venda que sejam atraentes para o negócio. Uma delas que já mencionamos aqui: venda adicional.

Aproveite o momento para explorar as vendas para a Copa junto à Black Friday. A data comercial celebrada na última sexta-feira de novembro pode dar uma impulsionada show de bola nas suas vendas.

Pense em uma campanha que una as datas explorando o mix de Copa do Mundo.  Essa venda adicional também casa bastante com a ideia de combos promocionais com produtos que sejam a cara do momento. Que tal uma cesta de produtos alimentícios com adereços verde e amarelo ao torcedor?

Deixar a loja no clima do futebol é outro ponto importantíssimo a se considerar. O ambiente online ou virtual dos negócios precisa estar a caráter para estimular essa venda sazonal. Aposte em adereços e decoração temática.

Faça sorteios ou explore promoções de produtos do mix sazonal. Oferta atrai muitos clientes para a loja. Se não der para cair com os preços, invista em alguma outra ação vantajosa como programas de fidelidade ou brindes.

Copa Martins 2022

E por falar em Copa do Mundo, não podemos deixar passar batido a super campanha que o Martins colocou no ar e se estende até o dia 31 de dezembro: a Copa Martins 2022

A promoção é exclusiva para clientes parceiros Martins Atacado e vai sortear mais de R$ 400 mil em prêmios. Isso mesmo, 400 mil reais em prêmios! Ao todo, serão 310 contemplados em quatro sorteios:

  • 3 sorteios com 100 contemplados no valor R$ 1 mil em cashback
  • 1 sorteio com 10 contemplados no valor de R$ 12 mil em cashback

Para participar é simples demais! No regulamento publicado na página oficial da Copa Martins 2022 estão todos os critérios. Além disso, aqui no blog preparamos um tutorial bem didático sobre a promoção. Saiba mais sobre a Copa Martins

Os participantes do sorteio vão receber uma sequência de cinco números ao longo da promoção e os sorteios serão feitos por meio da loteria federal. 

Pensa que maravilha acordar com o saldo no programa de cashback do Martins lá nas alturas? Essa você não pode perder!

Corre lá nas regras e veja se sua loja está apta a participar.

Boa sorte e até a próxima!

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