O varejo como um todo tem uma vantagem extra neste mês de novembro. É que além da Black Friday, o mercado pode emendar as ações de venda durante a Cyber Monday 2021.
Neste ano, a data comercial acontece no dia 29 de novembro. Ou seja, na segunda-feira seguinte à Black Friday. Ela será mais uma oportunidade para estender as promoções da Black e até mesmo fazer um saldão com o mix remanescente.
É aquela chance de liquidar o estoque antes das compras de Natal e dar oportunidade aos clientes que não conseguiram aproveitar as promoções da Black Friday.
A Cyber Monday foi criada nos Estados Unidos a partir da ideia de promover uma campanha de venda de produtos pela internet, prolongando as estratégias e ofertas da Black Friday no varejo.
E quer saber de uma coisa? A Cyber Monday 2021 não precisa se restringir apenas a eletrônicos e informática. Qualquer setor varejista pode aproveitar a ideia para aplicar no negócio.
Então segue com a gente que você vai ver que as oportunidades são para todos!
Aquecimento das vendas
Mesmo com a pandemia, a Cyber Monday se demonstrou consolidada aqui no Brasil. Para você ter uma ideia, no ano passado, a data apresentou um crescimento de 41,8% das vendas em relação a 2019. Foram cerca de R$ 702,7 milhões vendidos em produtos pela internet!
Os dados são conforme estudo realizado pela empresa de inteligência de mercado Neotrust/Compre&Confie. De acordo com o levantamento, a alta correspondeu à maior quantidade de pedidos realizados. Foram cerca de 1,5 milhão, o que representou a alta de 37,6% no comparativo entre os períodos.
Entre as categorias que tiveram o maior faturamento na Cyber Monday no ano passado foram eletrodomésticos e ventilação. Além disso, informática e câmeras, móveis, construção e decoração.
Agora, considerando as categorias mais compradas, se destacaram ainda moda e acessórios, perfumaria e saúde, artigos para a casa e móveis. Viu que não só de informática que vive a Cyber Monday?
Por isso, considere para ontem aplicar a Cyber Monday 2021 no seu negócio como forma de potencializar ainda mais as vendas nesta reta final do ano.
Black Friday x Cyber Monday
Antes, a diferença entre Black Friday e Cyber Monday era que uma também se estende às lojas físicas e a outra se concentra nas vendas online. Hoje, esse detalhe foi deixado de lado e ambas as datas têm potencial de vendas no ponto de venda.
Outra questão é que a Black pode, e deve, acontecer durante dias com ofertas antecipadas. A tradição da Cyber Monday é manter-se com ações apenas na segunda-feira cibernética, com promoções pontuais e prazo estabelecido.
Além disso, é a última oportunidade para quem não comprou e ainda deseja aproveitar as ofertas. Ou ainda para aquelas pessoas que já aproveitaram a Black Friday, mas se sentem tentadas a aproveitar as promoções estendidas na segunda-feira.
Como se preparar para a Cyber Monday 2021?
Você deve estar se perguntando sobre qual ação priorizar na sua loja. Como são duas campanhas muito próximas, vem aquela insegurança saber se daria certo, não é mesmo? Então, preste atenção nessas dicas:
1 – Planejamento com antecedência
Tem muito varejista que se arrisca em promover a Cyber Monday em cima da hora. De um dia para o outro ou de uma hora para outra, literalmente. Pode dar muito certo, mas também é arriscado.
Por isso, o mais recomendável é que tudo seja planejado com antecedência para que você tenha noção se será possível ou não realizar a Cyber Monday 2021 na sua loja. Planeje, mas acompanhe em tempo real o desempenho da sua loja durante a Black Friday para saber se terá estoque suficiente para ofertar na segunda seguinte.
2 – Cyber conforme a necessidade da loja
Assim como na Black Friday, você também tem liberdade para moldar a sua Cyber Monday 2021 da forma como convir. Um exemplo é realizar a “Cyber Weekend”, para fazer as ofertas ao longo do fim de semana ou até mesmo a “Cyber Week”, com uma semana de ofertas.
Dessa forma, você tem tempo hábil para se organizar melhor e averiguar como estão os estoques. Também terá mais tempo para organizar as ações e anunciá-las nos canais de comunicação da loja.
3 – Presentes para o Natal
Ao fazer os anúncios da Cyber Monday 2021, você pode seguir a linha da “última oportunidade para comprar mais barato os presentes de Natal”. Até porque, dia 29 de novembro é menos de um mês para a data natalina e muita gente pode ter se esquecido desse detalhe.
Você ainda pode dar sugestões de presentes incentivando a venda das categorias de produtos que estejam em promoção na Cyber Monday 2021.
4 – Link patrocinado
Para ter um alcance ainda maior nas redes sociais, aproveite para destinar um pouco dos recursos de marketing para a Cyber Monday 2021. Invista em links patrocinados, por exemplo, para chegar a um maior número de consumidores.
Anunciar nas redes sociais vai dar uma grande visibilidade para sua marca e converter isso em vendas. Talvez de imediato você não consiga aumentar o faturamento da loja na Cyber Monday, mas vai ganhar muito mais na frente, com a conquista de novos seguidores.
Por falar em seguidores, esses serão captados pelo seu anúncio e você vai conseguir segmentar exatamente o tipo de cliente que você quer para sua loja. Isso quer dizer que perder você não vai. Porque logo conseguirá aumentar o engajamento das suas redes e a cartela de clientes para a loja.
5 – Ofertas alternativas
A nossa última dica para o artigo de hoje é apostar em ofertas alternativas a Black Friday como um diferencial para Cyber Monday 2021 na sua loja. Como assim?
É simples! Lembra aquelas estratégias de precificação e também as ações promocionais exclusivas para a Black Friday que nós já postamos aqui? Você pode fazer uma divisão para não repetir essas ofertas.
Não tem problema de ser o mesmo mix vendido nas duas campanhas. Só precisa ser criativo na forma de ofertar os produtos. As estratégias que ficaram de fora da Black Friday podem muito bem ser aplicadas na Cyber Monday e vice-versa.
Essa é uma boa maneira de induzir o consumidor novamente às compras, mas com a ideia de que as ofertas são novidades, que não foram aproveitadas para a Black Friday.
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Boa Cyber Monday para você e até a próxima, amigo varejista!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.