Novembro já virou sinônimo de Black Friday no calendário comercial de qualquer varejista brasileiro, mas não é só da data – ou das suas ramificações – que vive o mês! do Enquanto a Black Friday acontece só no dia 29, dá pra encontrar outras datas comemorativas em novembro para investir no relacionamento com o cliente e no fortalecimento da marca.
Duvida? Então fique de olho nas datas comemorativas em novembro e veja qual é a melhor forma de aproveitar cada uma delas no varejo!
Datas comemorativas em novembro: 02, Finados
Embora não tenha muito apelo comercial, o dia de Finados traz algumas oportunidades para trabalhar o relacionamento com os colaboradores na empresa. Em 2019, o feriado cai em um sábado e quem tem expediente no fim de semana precisa organizar escalas de folga entre os funcionários.
Para alguns segmentos, fechar no feriado não é uma opção, já que os consumidores aproveitam o dia livre para fazer compras e frequentar restaurantes com a família.
Para não prejudicar o expediente e nem sobrecarregar a equipe, organize revezamentos e coloque a folga como uma bonificação para aqueles que apresentarem os melhores resultados!
Datas comemorativas em novembro: 19, Dia da Bandeira
Antes meio esquecida entre as datas comemorativas em novembro, o Dia da Bandeira teve sua força renovada nos últimos anos por conta do cenário político atual. O evento não é feriado, mas oferece uma boa janela de oportunidade para engajamento nas redes sociais, fortalecendo o posicionamento da marca.
No entanto, é preciso ficar atento para o tipo de atenção que uma ação como essas pode gerar. Caso não esteja disposto a lidar com discussões acaloradas na caixa de comentários, ou não tenha muito interesse em se envolver em assuntos políticos, melhor evitar!
Diante da polarização vivida atualmente, que se reflete no comportamento dos usuários nas redes sociais, uma leitura inadequada da audiência pode significar alguns clientes perdidos e até um certo prejuízo para a imagem da loja.
Portanto, antes de levantar bandeira, conheça seu público e quem deseja atingir!
Datas comemorativas em novembro: 20, Dia da Consciência Negra
Outra pauta que ganhou força nos últimos anos e precisa estar no calendário de datas comemorativas em novembro é o Dia da Consciência Negra. No dia da morte de Zumbi dos Palmares, o evento representa resistência e propõe reflexões a respeito do passado da sociedade brasileira.
Celebrado nacionalmente, o dia 20 de novembro é feriado em vários municípios do país. Independente desse ser ou não o caso de sua região, a data é importante para trabalhar o posicionamento da marca nas redes sociais e uma oportunidade para discutir e compartilhar as políticas de inclusão da empresa.
Responsabilidade social tem sido um aspecto cada vez mais valorizado pelo público ao escolher as empresas com as quais querem se associar. Aproveite as datas comemorativas em novembro para trazer essas pautas para a cultura da empresa, mostrando compromisso com a diversidade e a inclusão que podem valer para o ano todo.
Datas comemorativas em novembro: 29, Black Friday
Para encerrar as datas comemorativas em novembro, temos a mais aguardada de todas elas: a Black Friday. Longe de ser feriado, o dia 29 de novembro tem potencial para ser um dos mais movimentados da loja, concorrendo apenas com a semana do Natal.
Seu foco, claro, deve estar nas promoções. Black Friday é sinônimo de preço baixo de verdade, de 50% de desconto para cima – qualquer coisa menor que isso certamente vai decepcionar a clientela e te colocar pra comer a poeira da clientela. É hora de colocar os preços mais baixos e se preparar para vender muito, lucrando pelo volume.
Para dar conta da demanda, vale investir em um treinamento intensivo para a equipe e até no reforço de colaboradores temporários. Todo mundo está esperando movimento e filas, e essa é hora de conquistar a clientela pelo bom atendimento e eficiência.
A divulgação nas redes sociais também deve começar o quanto antes. Entre todas as datas comemorativas em novembro, a Black Friday é a que dá mais margem para a criação de expectativa, criando aquela atmosfera propícia para as compras. Use e abuse das redes sociais para divulgar amostras das ofertas especiais que os clientes vão encontrar e fortaleça a marca no imaginário do público.
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