Conhecida como “loja de R$1,99”, a loja de variedades é uma instituição brasileiríssima, dedicada a revender artigos de bazar. E por ter tanta tradição no Brasil, às vezes fica difícil entender como fazer a loja crescer. Será que tem espaço?
Lógico que tem! Mas pra encaixar nele, você precisa ser a melhor possível.
Preço e produto são os segredos do sucesso, mas não são os únicos. Hoje vamos falar como a organização e uma gestão de primeira são fundamentais nesse tipo de negócio. Sem eles, você se enrosca no seu mix, fica preso em produtos antigos e acaba sendo engolido pelo seu público – e a pela concorrência.
Vamos revitalizar sua loja de R$1,99? Então continue na leitura!
Como revender artigos de bazar? Escolha o fornecedor certo!
Revender artigos de bazar é apostar em variedade para garantir um fluxo constante de clientes. Nesse segmento, quem não oferece novidade o tempo todo perde fácil a atenção do público.
Os grandes sucessos comerciais normalmente começam com uma boa parceria entre o varejo e seus fornecedores. Para economizar nos custos, o ideal é encontrar um único fornecedor com um catálogo variado o suficiente para concentrar suas compras em um único lugar e aproveitar mais todos os benefícios oferecidos.
Se parece impossível, é porque você ainda não conhece o Martins.com.br, o melhor fornecedor para quem quer revender artigos de bazar! Não é à toa que somos o maior atacadista distribuidor da América Latina. Dentre os mais de 20 mil produtos, você encontra:
- Artigos de bazar doméstico diversos;
- Ferramentas;
- Material escolar e de escritório;
- Materiais de construção;
- Eletro e eletrônicos;
- Produtos agroveterinários;
- Higiene e beleza;
- Artigos de mercearia;
E muito mais!
De olho na precificação!
O mix de uma loja de variedades é feito de produtos de giro rápido e os preços precisam acompanhar esse fluxo. As promoções devem ser parte da rotina na hora de revender artigos de bazar, evitando ao máximo os itens encalhados no estoque.
Não tem por onde fugir: para oferecer novidades as mercadorias precisam girar, e para girar tem que vender.
As promoções também podem ser boas aliadas na hora da divulgação, já que o melhor argumento para chamar atenção dos consumidores é o preço baixo. Depois de atrair o cliente com uma oferta específica, é só conquistar de vez com a variedade!
Invista em propaganda
Pegando o gancho do tópico anterior, dá pra ver que divulgação é outro fator importante para revender artigos de bazar. A loja de variedades se beneficia muito daquelas propagandas diretas, bem tradicionais, principalmente no meio offline. Seu público está na rua e a melhor forma de conquistá-lo é no grito.
Nessas horas vale tudo para chamar atenção, inclusive investir mesmo no grito – ou seja, propaganda volante divulgando os preços e promoções em alto e bom som na vizinhança. Ou até na porta da sua loja, com animadores pra chamar a atenção de quem está passando.
Distribuir flyers com preços em destaque e manter cartazes sempre atualizados do lado de fora da loja com as ofertas do dia são outras estratégias chave para o segmento.
Atenção para estrutura e organização!
Lojas da variedades não costumam contar com vendedores no salão, por isso o layout precisa funcionar para que o esforço de vendas se faça sozinho. Para revender artigos de bazar com tranquilidade, toda a estrutura precisa trabalhar para facilitar a vida do cliente, com corredores iluminados e espaçosos e gôndolas bem organizadas.
Por conta da quantidade e da variedade dos produtos, que costumam ficar expostos de maneira solta, muitas vezes em cestos e ganchos, não dá para abrir mão de bom controle de estoque, que precisa estar integrado a outros setores chave da empresa.
O sistema ERP (sistema integrado de gestão empresarial) é o mais recomendado nesses casos, já que permite o controle de todas as áreas da empresa, com dados e informações circulando de maneira integrada entre vendas, finanças, estoque, logística, etc.
O segredo da margem de lucro na hora de revender artigos de bazar
As lojas de variedades ganham muito porque vendem barato. Só que vender barato significa reduzir ao máximo a margem de lucro e apostar no volume de vendas que vem com os preços baixos. O desafio constante das lojas de variedade é encontrar meios para conciliar as ofertas com uma margem de lucro que traga um retorno favorável ao balanço da empresa.
Um fornecedor parceiro também ajuda nessas horas! Além de oferecer preços baixos, o fornecedor pode ajudar a reduzir os custos com benefícios extras. Cliente Martins, por exemplo, tem as vantagens do frete grátis e do cashback.
Quem compra em grandes quantidades recebe uma porção maior do valor investido de volta, que pode ser revertido em descontos para o público ou ser incorporado na margem de lucro.
Gostou das dicas? Mais conteúdo como esse você encontra no LinkedIn do Martins.com.br!