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Balões com confetes em chão branco

Como se preparar para datas comemorativas do ano todo?

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Muito importantes para o comércio, as datas comemorativas representam grandes chances de turbinar a renda em determinado período e, mais que isso: garantir lucro no ano inteiro.
São esses pontos no calendário, como o Dia das Mães, que, muitas vezes, seguram as vendas em épocas difíceis.

É por isso que você precisa fazer o melhor proveito das datas comemorativas. Não adianta deixar rolar: a preparação é o ingrediente principal do sucesso!

Continuando no exemplo, o Dia das Mães está chegando enquanto a gente elabora esse post e, para ele, as expectativas de vendas são otimistas – a Associação Comercial de São Paulo (ASCP) já fala em um aumento de 2% do consumo. E você? Já está preparado para entrar nessa onda e vender muito também?

Ainda não? Se quiser descobrir como se preparar para esta e outras datas comemorativas do ano todo, confira as dicas do post!

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Pegue um calendário!

Vender mais em datas comemorativas não é difícil: você só precisa ficar atento ao cronograma e se planejar de acordo.

O primeiro passo é pegar um calendário. Agora mesmo, pegue esse aí que tá na sua mesa e comece a circular as datas comemorativas mais importantes: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia dos Namorados, Festa Junina, etc.

Circulou? Pois bem, isso que você está vendo são os seus grandes vendedores do ano. Ao mesmo tempo, é nesses dias que a concorrência também estará a mil e o seu negócio não pode ficar de fora.

Próxima etapa: conhecer algumas outras datas que dizem respeito ao seu negócio e planejar mini campanhas para aumentar as vendas nesses dias.

Você vende o que? Se tem uma loja de materiais de construção, é uma ótima ideia fazer promoções no Dia do Construtor Civil, por exemplo. Agora, se a sua área de atuação for o ramo agroveterinário, o Dia do Trabalhador Rural é uma boa pedida, assim como o Dia do Boi (acredite, ele existe: é comemorado no dia 24 de abril).

Vender nas datas comemorativas é só uma questão de oportunidade. E como a gente bem sabe, as chances não caem do céu. Rabisque esse calendário sem dó e, todo início de mês, tire um tempo para estudá-lo – observando os meses seguintes. Assim você não se esquece de datas comemorativas que estão chegando e consegue se planejar a tempo.

E como se planejar? Descubra no próximo tópico!

5 dicas para se preparar para datas comemorativas

1. Defina as metas da campanha

O que você realmente quer com a campanha? (Não vale responder “vender mais”, hein?!)

Uma parte importante de se preparar para datas comemorativas é estabelecer metas claras e específicas. Quais produtos você quer vender? Qual faturamento pretende atingir?
Saber quais são seus objetivos vai ajudar a estruturar a campanha de uma maneira mais coerente e, com isso, obter resultados melhores.

2. Defina a duração da campanha

A campanha pode se prolongar por vários dias ou até pelo mês inteiro. No Dia das Mães, por exemplo, o trabalho pode começar na última semana de abril e ir até a data especial, no segundo domingo de maio . Assim, você atrai as pessoas que compram com antecedência e não esquece daquelas que deixam para a última hora.

Perdi tempo! E agora? Vale a pena fazer campanha apenas no dia da data comemorativa? Olha, pode dar certo, mas nesse caso a estratégia exige que as ações sejam mais agressivas, já que você obviamente tem menos tempo para produzir resultados concretos nas vendas.

Alguns detalhes são fundamentais: tanto em campanhas antecipadas quanto naquelas feitas em cima da hora, o marketing precisa ser forte para ganhar a atenção e gerar expectativa nos clientes.

E, é claro, atendimento, estoque, supervisão e limpeza devem estar preparados para receber o maior fluxo de clientes, ao mesmo tempo em que executam as ações planejadas. Por isso, o melhor é sim se preparar antes e estender o tempo de esforços para não deixar toda a carga de trabalho para o dia fatídico!

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3. Defina o tipo de campanha

Existem vários tipos de campanhas úteis para atrair clientes e vender mais nas datas comemorativas: sorteios, brindes, descontos, eventos e o que mais for possível fazer para colocar a imagem do seu comércio em evidência.

Vamos tirar essas ideias do plano teórico? Veja alguns exemplos de campanhas para o Dia das Mães:

  • Sortear um jantar familiar em um bom restaurante da cidade para os clientes que comprarem a partir de certo valor;
  • Distribuir um item de maquiagem ou perfumaria feminina como brinde para os clientes que comprarem a partir de certo valor;
  • Colocar em promoção bebidas, carnes e outros itens geralmente comprados para o almoço do Dia das Mães;
  • Contratar cabeleireiro, maquiador ou massagista para cuidar das mães, enquanto filhos e familiares fazem as compras no seu estabelecimento.

4. Defina os produtos que vão entrar em promoção

Mesmo fazendo outros tipos de ação para atrair visitantes, vale a pena colocar produtos em promoção para incentivar os clientes a comprar mais. A questão, então, é: reduzir os preços de quais produtos ? E qual será o desconto oferecido em cada um deles?

Você não precisa colocar em promoção apenas os produtos associados diretamente com a data comemorativa. No Dia das Mães, nada impede que uma mercearia ofereça descontos generalizados, na loja inteira mesmo. Alimentos, por exemplo, são itens que as pessoas precisam comprar em qualquer época, mas a data comemorativa acaba se tornando um chamariz para quem gosta de economizar.

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5. Defina a viabilidade da promoção em relação ao lucro

Uma parte importante de se preparar para datas comemorativas é fazer a análise financeira.
Claro, se você vai oferecer descontos nos produtos, precisa entender como a redução no preço vai afetar seu lucro. Todo item permite uma faixa viável de desconto e, se você ultrapassá-la, pode acabar ficando no prejuízo mesmo com o aumento no volume das vendas.

Imagine, por exemplo, que você vai fazer uma promoção de Dia das Mães e vender os aromatizadores de ambiente com 30% de desconto, mas sua margem de lucro nesses produtos é de apenas 20%. Nesse caso, você não somente está perdendo todo o lucro como, ainda, vai vender o produto por um preço 10% inferior ao que gastou para comprá-lo.

Ou seja: prejuízo.

Aí você pergunta: “há alguma situação em que é possível dar um desconto bem grande, sem se preocupar com o impacto no lucro, e não sair no prejuízo?”. A resposta é sim: grandes abatimentos nos preços caem bem quando a loja está com um produto em encalhe, próximo da data de validade, com excedente por erro no pedido, etc.

Nesse caso, se o produto não sair das prateleiras, o valor que você gastou para comprá-lo vai ser completamente perdido logo logo. Então, mesmo barato, vender é um bom negócio e as datas comemorativas podem ser uma oportunidade para resolver esses encalhes.

Falando nisso, você sabe como recalcular os preços desses itens? A gente te ajuda! Clique aqui e conheça o método mark-up de precificação de produtos.

Voltando ao assunto,

“Seria tão bom se tivesse um calendário pra me ajudar…”

Pior que tem!

O Martins sabe que as datas comemorativas são muito importante para os varejistas. Embora a gente trabalhe com clientes diferentes – você vende para o consumidor final, nós para a sua loja – as datas também são muito importantes no nosso trabalho. .

Para te atender, a gente precisa se preparar com muita antecedência – , não dá pra te deixar na mão nas datas comemorativas, né?!

Parece difícil, mas pra isso temos um “segredo”: ficamos com um olho nas vendas e outro no calendário. É o que você também deveria fazer, lembra? Pra te ajudar nessa missão, elaboramos um compilado de datas comemorativas para o varejo, mês a mês.
No calendário, apontamos as datas comemorativas mais importantes de cada mês e damos dicas de como explorar cada tema. Não vá deixar passar, hein?! Baixe agora, é grátis e sempre vai ser!

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