homem com presente nas mãos

Sumário

O mês de junho está logo ali e é hora de começar a pensar em ideias de presente de Dia dos Namorados. A data é uma das mais importantes para o comércio neste primeiro semestre e você não pode deixar escapar a oportunidade de vender mais.

O dia 12 de junho de 2024 cai em uma segunda-feira. A semana e o fim de semana que antecedem a data precisam ser de concentração de vendas.

O grande diferencial é trabalhar boas ideias de presente de Dia dos Namorados e criar ações que destaquem a sua loja durante o evento. No texto de hoje, vamos trazer algumas inspirações para você.

Termômetro do mercado

No ano passado, as vendas no varejo durante o Dia dos Namorados cresceram 0,3%. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), comparado ao mesmo período de 2022, o varejo físico cresceu 0,9%. Mas infelizmente o e-commerce teve queda de -6,2%.

Vale destacar que os setores de supermercados e hipermercados, além de restaurantes, foram os segmentos com maior percentual de vendas no período, registrando alta de 10,1% e 6,7%, respectivamente. 

Ainda tiveram relevância para as vendas cosméticos e higiene pessoal (4,1%) e varejo alimentício especializado (3%). Já dá para pensar em algumas ideias de presente de Dia dos Namorados bem legais.

De acordo com um relatório da All in, de 2022, as principais vendas foram categorizadas por regiões:

Região Sudeste

Região Centro-Oeste

Região Norte

Região Nordeste

Região Sul

Ideias de presente de Dia dos Namorados no varejo

Considerando os quatro principais canais de varejo, separamos um mix sugestivo de ideias de presente de Dia dos Namorados para cada.

Veja a seguir sugestões para supermercados, farmácias, eletroeletrônicos e lojas de material de construção.

Supermercados

Não só há espaço para o presente de Dia dos Namorados em supermercados, como o canal está presente com procuras expressivas para a data em praticamente todas as regiões.

Por meio da venda de alimentos e bebidas, é possível criar diversas opções de presentes como, por exemplos:

Farmácias

A venda de produtos de farmácia como ideias de presente para o Dia dos Namorados é expressiva. Surpreendeu, principalmente, na região sudeste.

As possibilidades de presentes são muitas, especialmente, para itens de bem-estar, saúde e beleza.

Eletrodomésticos

Neste canal, dá para oferecer facilmente um mix vasto e despertar no consumidor o interesse em compras para a data sazonal.

Desde acessórios a eletrodomésticos, vale a pena incrementar o mix da loja para conseguir atender a maior parte dos interesses do público. Veja algumas sugestões:

Lojas de material de construção

Personalizar a experiência de compra é um desafio e um diferencial no varejo. No Dia dos Namorados, as lojas de material de construção têm muito a contribuir. 

O canal é perfeito para um parceiro ou parceira que adora projetos de “faça você mesmo” ou pretende fazer melhorias na casa. Então, veja algumas ideias de presente para o Dia dos Namorados:

Campanha de Dia dos Namorados

Ok, você vai contemplar os seus clientes com um mix diversificado. Mas, além disso, vale apostar em estratégias para aproveitar o maior potencial de vendas durante a data.

Por isso, ofereça promoções especiais como desconto progressivo em mix selecionado ou até promoções relâmpagos durante a campanha. Sorteios também têm um grande apelo junto ao público consumidor.

Crie displays criativos para expor o mix de produtos para o Dia dos Namorados. Um exemplo é criar um caminho romântico com pétalas de rosas, velas ou luzes de LED direcionando o consumidor para os produtos sazonais.

Outra ideia é criar uma espécie de “árvore do amor”. Pegue uma galhada seca, pendure diversos corações de papel e, em meio a eles, os itens pequenos que estejam relacionados a data: bombons, por exemplo.

Você também pode montar uma estação de degustação com chocolates, vinhos, queijos e itens gourmet. 

Deixe a experiência do seu cliente completa! Ofereça embalagens especiais e opções de entrega facilitadas para os presentes de Dia dos Namorados. Embrulhos temáticos e cartões personalizados dão todo um charme à compra. 

Por último, e não menos importante, faça ações de marketing. Pense em conteúdos para as redes sociais e ações que, definitivamente, vão chamar a atenção do consumidor. Dicas:

  • Concurso com a melhor história de amor;
  • Concurso de fotos;
  • Guia com ideias de presente para o Dia dos Namorados;
  • Divulgação antecipada de ofertas.

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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