12 de junho é a data dos pombinhos celebrarem a união e o amor, mas sempre bate aquela dúvida: qual presente de Dia dos Namorados comprar? O varejo precisa ter a resposta para esses consumidores.

Mais do que compor o mix direcionado à data, com variedade e boas opções, é preciso proporcionar um ambiente de vendas que seja favorável. Além disso, que também ofereça a melhor experiência de compra do consumidor.

O Dia dos Namorados praticamente fecha o calendário comemorativo do primeiro semestre e, neste ano, cairá no segundo domingo de junho. A expectativa é que o maior pico das vendas ocorra entre sexta e sábado, às vésperas da data.

Hoje, o FalaMart vai te ajudar a preparar a loja para que o consumidor possa comprar o presente de Dia dos Namorados no seu estabelecimento, em qualquer que seja o seu segmento.

Segmentos x Presente de Dia dos Namorados

Vamos falar agora um pouco das oportunidades que alguns segmentos do varejo têm com a data, principalmente no quesito presente de Dia dos Namorados.

Claro que você precisa levar em consideração o seu público e as preferências de compras dos consumidores, mas nossa proposta é mostrar que a data tem potencial de vendas, e você sabe disso!

Então, segue com a gente e veja nossas sugestões de presentes por segmento. Separamos também cinco dicas de como vender no Dia dos Namorados.

Vamos lá!

Oportunidades para supermercados

É importante considerar que o domingo é propício aos almoços e jantares românticos em casa e em restaurantes, que fazem eventos focados na data.

A estabilidade da pandemia vai estimular muitos casais a saírem de casa para comemorar. Até porque, os dois anos anteriores foram de maior cautela e restrição de atividades.

Nesse sentido, os supermercados têm muito a faturar. Faça uma campanha voltada para o Dia dos Namorados e que incentive os clientes a comprarem presentes ou mesmo produtos para o preparo de refeições. É preciso agradar e chamar a atenção dos dois públicos.

E não se esqueça dos bares e restaurantes, que também precisam abastecer o estoque de produtos para a confecção dos pratos especiais. Sendo assim, o varejo alimentar traz inúmeras possibilidades para a data.

A depender da criatividade do lojista, muitas opções são atrativas na hora de escolher o presente de Dia dos Namorados no segmento. Olha só algumas dicas:

Essas são algumas opções acessíveis para presentear no Dia dos Namorados ou até mesmo para a entrada de refeições e de um momento especial a dois.

Você pode ainda montar kits. Por exemplo: chocolate e flores; queijo e vinho; itens para o café da manhã; cerveja e snacks; vinho e abridor.

Lembre-se de incrementar a categoria de marcas premium ou alimentos saudáveis. Produtos orgânicos e veganos também precisam estar no seu radar.

Outra possibilidade é explorar o cantinho eletro no supermercado para o Dia dos Namorados oferecendo um mix variado e com boas ofertas a esses clientes. Opção de presente não vai faltar!

Dia dos Namorados na farmácia

O canal farma também pode se beneficiar da data com a venda de cosméticos como loções hidratantes, esmaltes, maquiagem, perfumes e colônias, loção pós-barba e kits promocionais para tratamento capilar com shampoo, condicionador e máscara.

A categoria de suplemento alimentar tem vindo com força total para a data a fim de agradar os namorados que cuidam da saúde e do bem-estar físico e emocional. Vale a pena apostar nos produtos e criar kits presenteáveis.

Faça uma exposição especial para produtos como preservativos, gel lubrificante, óleos massageadores, loção para massagem corporal e demais itens relacionados a essas categorias. Afinal, tudo bem apimentar a relação e comemorar de forma segura, não é mesmo?!

Eletro, Telefonia e Informática

Produtos de Telefonia, Eletro e Informática são ótimas opções para quem pretende agregar um pouco mais de valor no presente de Dia dos Namorados. Desde os eletroportáteis aos smartphones e PCs, variedade é o que não falta.

Faça uma exposição diferenciada para destacar o mix especial de Dia dos Namorados. Aposte em secadores, chapinhas de cabelo, barbeadores e depiladores elétricos para agradar o cliente focado nos cuidados pessoais.

Já para o cliente que ama preparar as próprias refeições em casa, as sugestões são vender fritadeira elétrica, grill, torradeira, sanduicheira e cafeteira.

Smartphones, tablets e notebooks também têm bastante procura para a data.

Material de Construção

Tem presente de Dia dos Namorados na loja de material de construção também, quer ver só? O casal que deu um novo avanço na relação e foi morar junto vai encontrar muitos presentes interessantes no segmento.

Ou ainda aqueles namorados que fazem a maior parte dos reparos em casa e têm a curiosidade de sempre estar criando um ambiente decorativo para a residência ou mudando móveis de local etc.

A ação do “faça você mesmo” pode ser focada nesses clientes durante a data. Então, aposte na venda de parafusadeira, furadeira, kit de ferramentas, ferro de solda, entre outros produtos.

5 dicas para vender no Dia dos Namorados

Bom, já indicamos algumas sugestões de presente de Dia dos Namorados para a sua loja. Agora, vamos falar sobre algo muito importante para que as suas vendas sejam efetivas e lucrativas para a data: estratégia.

Por isso, separamos 5 dicas e tendências para que você faça uma campanha com resultados para esta importante data comercial.

1. Venda online

O ponto de venda é importante, mas estender as suas vendas para os canais digitais também é essencial. Hoje em dia não é possível mais pensar em varejo sem pensar em vendas online.

Crie uma campanha de Dia dos Namorados nas redes sociais da loja e explore melhor a marca por lá. Se puder, faça cupons de descontos e invista também em mídia paga no Instagram.

2. Faça kits

Cestas e kits de produtos são ótimas opções de presente de Dia dos Namorados. Crie combos personalizados para atrair o cliente que procura um presente para a data e aqueles que deixaram para comprar de última hora.

O ideal é que esses combos presenteáveis estejam expostos em locais de boa visibilidade. Além disso, pense em kits para agradar tanto quem está com o orçamento apertado, como quem pretende investir um pouco mais no presente.

3. Aceite encomendas

Se você ainda não trabalha com vendas por encomenda, essa é uma boa oportunidade para começar. A compra antecipada é a preferida de muitos consumidores precavidos e que gostam de deixar tudo preparado para a data.

Atente-se para cobrar parte do pagamento antecipado, para garantir a reserva, e trabalhe com embalagens de presente, além de entrega delivery ou take-away para facilitar para o cliente.

4. Ofereça brindes e ofertas especiais

Uma boa campanha especial de vendas precisa de atrativos. Oferecer brindes e descontos nos produtos sazonais são alguns deles. Faça um planejamento de compra e negocie com os fornecedores para conseguir repassar os preços abatendo os descontos.

Os brindes são uma forma de aumentar o ticket médio da loja promovendo mais as vendas sob a oferta de recompensa. As promoções também agradam muito o cliente e mantém a sua marca em evidência.

5. Possibilite pagamentos especiais

Tem muito namorado que vai aproveitar o momento para incrementar bem no presente. Então, se ele tiver facilidade para pagar e opção de parcelamento, com certeza dará preferência a sua loja.

Evite cobrar juros e ofereça condições especiais de pagamento durante a campanha de Dia dos Namorados. Esse será um grande diferencial para as suas vendas.

Antes de ir, dê uma lida no texto que fizemos sobre o potencial mercado de vinho. O produto com certeza está na lista de presente de Dia dos Namorados de muitos casais!

Até a próxima!