Ideias para o Dia dos Namorados nos principais canais de varejo

Sumário

O mês de junho é marcado por uma das principais datas comerciais do primeiro semestre. É a hora de pensar em boas ideias para o Dia dos Namorados na sua loja, seja qual for o seu ramo de negócio. O que não pode é perder a oportunidade de vender.

Como as campanhas para a data bombardeiam o consumidor por todos os lados, o desafio é fazer ações que sejam um grande diferencial. Além disso, é hora de oferecer opções de presentes que sejam um marco entre as melhores ideias para o Dia dos Namorados.

O 12 de junho cairá em plena segunda-feira neste ano. Muitos varejistas aproveitam a semana que antecede a data e o fim de semana para concentrar o maior volume de vendas. Ok! Você também deve fazer isso, mas não se esqueça de ser também criativo na segundona dos namorados.

E é sobre isso que nós vamos falar hoje! Queremos que as vendas do Dia dos Namorados 2023 sejam ainda mais vantajosas para o seu negócio.

Dia dos Namorados fora dos padrões

Em pleno século XXI, o varejista precisa pensar fora da caixinha para se destacar. Nesse momento, ideias para o Dia dos Namorados que estejam fora dos padrões são muito bem-vindas.

É preciso respeitar todas as formas de amor e modernizar as demonstrações de afeto. Uma ação de Dia dos Namorados precisa ser acolhedora, precisar fazer com que o cliente se identifique.

Considerando isso, apresentamos 5 ideias para o Dia dos Namorados que podem te inspirar a criar um tema para a campanha na sua loja.

1. Todas as formas de namoro

Precisamos nos lembrar daqueles que se dão bem num relacionamento, ainda que fora dos padrões oficiais e formalidades convencionais da sociedade. Alguns arriscam nomear essa condição como “NÃOmorados”, “amizade colorida”, “affair” etc. 

Tudo bem não ser um namoro oficial se as partes nessa relação convivem em harmonia. O Dia dos Namorados pode ser a elas também. Pense em ações de marketing e de vendas que atraiam esse público para a sua loja.

2. Foco no amor-próprio

Uma das grandes falhas das campanhas de Dia dos Namorados é afastar clientes que se sentem quase que ofendidos pelas campanhas pelo simples motivo de serem solteiros, seja por opção ou não.

Que tal neste ano fazer uma campanha diferenciada com foco em quem prioriza o amor-próprio antes de tentar se relacionar com outras pessoas. Não tem nada melhor do que estar bem consigo mesmo. Passe essa mensagem e abrace os solteiros no Dia dos Namorados.

3. Namoro com humor

Outra boa ideia para o Dia dos Namorados é pensar em campanhas com pitadas de humor. Converse com a sua equipe de criação e conteúdo, para gerar peças para as redes sociais que tenham o condão de tirar sorrisos dos seus clientes.

Uma sugestão é fazer um carrossel de frases com a famosa “feliz dia do…” e completar com temas curiosos e engraçados que se relacionem com a rotina de um casal de namorados, por exemplo.

4. Namoro à frente do tempo

Achamos muito importante o apelo sentimental que a terceira idade dão às campanhas publicitárias. Além disso, também achamos pertinente estarem presentes entre as melhores ideias para o Dia dos Namorados.

Você pode criar um concurso de histórias de amor de idosos que estejam juntos há tantos anos. Ou ainda validar as relações de quem passou a namorar na terceira idade, contando essas experiências. Vai ser lindo demais!

5. É amor e pronto!

Por falar nisso, outro preconceito que precisamos derrubar na sociedade contemporânea é o de casais que se relacionam com grande diferença de idade.

Uma campanha nessa linha poderia ser uma ótima ideia para o Dia dos Namorados. Em contrapartida, vai ajudar as pessoas a refletirem sobre esse tipo de discriminação enraizada em nossa sociedade.

Presentes para o Dia dos Namorados

homem com presente nas mãos

Não dá para o varejo falar em Dia dos Namorados, sem se concentrar nas vendas, sabemos disso. A lista de presentes para a data também é muito importante para entrar no planejamento das ações.

Você sabia quais são os segmentos que mais se destacam no varejo na época? Nós te contamos, de acordo com os dados da Fecomércio-MG:

Categorias que deram certo

Agora queremos te mostrar alguns insights do Dia dos Namorados 2022, pela perspectiva do e-commerce, para você saber quais as categorias em destaque para incrementar o seu estoque.

Os dados são do relatório da All in, em parceria com outras empresas, e servem de parâmetro para as ideias de presentes para o Dia dos Namorados de 2023, já que segmentou as categorias mais vendidas por região do País:

Região Sudeste

  • Farmácia e saúde (90,9% das vendas)
  • Moda e acessórios (70,7%)
  • Bebidas (65,64%)

Região Centro-Oeste

Região norte

Região Nordeste

Região Sul

Mix sugestivo

E para acompanhar as tendências de vendas que devem se seguir para este ano, nada melhor do que sugerir alguns itens para cada um dos principais canais varejistas. Você bem viu que tem espaço de venda para todo mundo, né?

O mix para supermercado é vasto e engloba alimentos e bebidas em geral. Mas também podemos pensar alguns utensílios que vão ajudar a incrementar esse presente de Dia dos Namorados:

O canal farma é a cereja do bolo do Dia dos Namorados na região sudeste. Mas também pode ser muito bem aproveitado nas demais regiões que vendem muito produtos de beleza, saúde e bem-estar para a época. Por isso, aposte em:

Outros itens que não podem faltar são: preservativos, gel lubrificante, óleos massageadores e loção para massagem corporal

O canal eletro deve explorar no mix deste eletroportáteis a smartphones e PCs. Os tablets e notebooks também têm bastante procura para a data.

Algumas ideias para o Dia dos Namorados são apostar em secadores, chapinhas de cabelo, barbeadores e depiladores elétricos para agradar o cliente focado nos cuidados pessoais.

Reserve espaço nas gôndolas para fritadeira elétrica, grill, torradeira, sanduicheira e cafeteira.

Os presentes para o Dia dos Namorados também estão na loja de material de construção como você pôde perceber nos dados que compartilhamos acima. Aproveite para apostar nas vendas de parafusadeira, furadeira, kit de ferramentas, ferro de solda, entre outros produtos para a rotina prática de reparos em casa.

Seja especial na data especial

As ideias para o Dia dos Namorados precisam ser acompanhadas de uma boa execução. Você deve planejar suas ações para conseguir alcançar os resultados. 

Faça kits de presentes e pense em uma ação pontual para o dia 12 de junho para fisgar, principalmente, aqueles namorados que deixaram para comprar o “mimo” de última hora. Além disso, para aqueles que querem complementar o presente. 

Foque nas vendas pelas redes sociais, o apelo virtual na data é muito grande. Por fim, crie um concurso cultural ou faça um sorteio para presentear seus clientes. 

Não se esqueça que para sair do clichê das campanhas é preciso garantir que sua marca se faça especial nesse dia especial para os consumidores.

Boas vendas!

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