15 de março é celebrado o Dia do Consumidor. No calendário do varejo, a data é vista como uma das boas possibilidades de aumentar o faturamento da loja com ações especiais. Uma delas é gerar conteúdo com frases para o Dia do Consumidor.
A ação faz com que os clientes, nas redes sociais especialmente, lembrem que há um dia dedicado para eles e com muitas vantagens. Você pode aproveitar ainda para divulgar promoções, conceder brindes ou oferecer algum serviço na loja para comemorar a data com os seus consumidores.
A nossa conversa de hoje é sobre as ações que você pode aplicar na loja. Vamos trazer também 20 frases para o Dia do Consumidor que você pode aplicar na sua campanha ou se inspirar para personalizar a sua estratégia.
Então, vem com a gente!
Dia do consumidor: contexto histórico
Antes, vamos recapitular um pouquinho sobre a origem da data e a importância dela para o comércio.
O Dia Mundial do Consumidor foi criado como uma forma de lembrança e consolidação dos direitos dos consumidores. Além de resguardá-los, a data permite a lojistas e empresas em geral reafirmarem o compromisso de respeito às leis que protegem os consumidores.
A data comemorativa foi instituída nos Estados Unidos, na década de 60, pelo então presidente John Kennedy. Na ocasião, o chefe de Estado norte-americano concedeu quatro direitos fundamentais aos consumidores: direito à segurança, à informação, à escolha e o direito de ser ouvido.
Muito tempo depois desse momento histórico, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, a partir de 1985.
No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor apenas em março de 1991, criando mecanismos para garantir que os direitos dos clientes não fossem violados. Caso fossem, haveria ferramentas e órgãos fiscalizadores para os consumidores lesados recorressem.
Criou-se então o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que atua nas esferas municipal, estadual e federal.
No fim das contas, não importa onde a data é celebrada. O varejo como todo se beneficia ao se preocupar com o que é fundamental para a existência do comércio: o consumidor.
Não é à toa que a data acabou se tornando uma sazão comercial para fazer campanhas especiais e vender mais.
Como movimentar a loja para o Dia do Consumidor
A data pode ser aproveitada para realizar várias ações de interesse para o consumidor. Pense em uma campanha normal de vendas sazonais, mas coloque o consumidor no centro de todas as ações.
Algumas ideias para você movimentar mais a loja e atrair os clientes para o Dia do Consumidor:
1. Ofereça brindes
Entre os principais brindes se destacam kits escritório, canecas, chaveiros e calendários. O ideal é que você pense algo relacionado com o seu negócio. Por exemplo:
- ecobags e garrafas podem ser bons brindes para o varejo alimentar;
- Mousepad é uma ideia para as lojas de eletroeletrônicos;
- Uma necessaire personalizada é a cara do canal farma.
2. Faça promoções
Torne o Dia do Consumidor na sua loja uma data para associar com ofertas. As promoções são ótimos gatilhos para estimular os clientes a comprarem mesmo que não estejam necessitando do produto naquele momento.
Invista em ações como o “pague 1 e leve o segundo item grátis”, promoção relâmpago ou cupons de descontos ofertados exclusivamente pelas redes sociais, estimulando que o cliente vá até a loja física para usufruir da condição.
Converse com os seus fornecedores e veja a possibilidade de negociar melhor algumas categorias para vender com o preço mais atrativo ao da concorrência. Explore essas promoções nos canais virtuais da loja antes e durante a campanha promocional.
Tenha em mente que os brindes, ao mesmo tempo que são um agrado para o cliente, também é uma forma de levar a sua marca para dentro dos lares e para o cotidiano das famílias que consomem na sua loja.
3. Melhore a experiência
Melhorar a experiência do consumidor é conseguir ofertar a ele mais do que produtos. É oferecer boas vivências com a sua marca e garantir a satisfação dele. Aproveite o Dia do Consumidor para adotar essa prática.
Uma ideia é um café da manhã ou da tarde especial em algum ambiente da loja preparado exclusivamente para ele. Ou ainda oferecer workshops nas dependências da loja como culinária, faça você mesmo, entre outros.
Crie um ambiente agradável na loja por meio dos gatilhos sensoriais com música, fragrâncias e paladar. O varejo alimentar pode fazer ainda momentos de degustação de receitas ou produtos vendidos no estabelecimento.
4. Gere conteúdo atrativo
Aproveite a loja virtual, WhatsApp e demais redes sociais da sua loja para divulgar peças que chamem a atenção do cliente neste dia de ação de vendas.
Pense conteúdos diversificados como vídeos, posts com curiosidades, enquetes, sorteios na página oficial da loja. Criar posts com frases de efeito ou de estímulo à venda durante a campanha é uma boa ideia também.
Se a sua campanha do Dia do Consumidor durar mais de um dia, você pode soltar uma frase motivadora a cada dia, fazendo com o que o consumidor se sinta importante para a loja.
5. Frases para o Dia do Consumidor
Agora, vamos às frases para o Dia do Consumidor. Você pode usar esses modelos para enviar aos clientes, seja por e-mail, WhatsApp, SMS ou qualquer outro tipo de atendimento.
O importante é marcar presença nessa data tão importante para o varejo. Não se esqueça que o “tom” da mensagem tem que ser conforme o seu público!
- 15 de março: Dia do Consumidor.
- Feliz Dia do Consumidor! Você é a nossa motivação diária.
- Consumidor, parabéns pelo seu dia!
- Somos gratos pela sua preferência e hoje estamos em festa pelo seu dia.
- Feliz dia do “só estou dando uma olhadinha”.
- Feliz dia do “tem desconto?”
- Hoje o agradecimento especial é para quem é imprescindível para o nosso sucesso. Feliz Dia do Consumidor!
- A sua confiança na nossa loja é o combustível que nos mantém na estrada. Feliz Dia do Consumidor!
- Ter você como cliente é a certeza de que estamos no caminho certo. Gratidão.
- Nossos consumidores são nossos parceiros.
- Nesta data, reforçamos a sua importância para o nosso sucesso. Sem você, amigo consumidor, nossas conquistas não seriam possíveis.
- Nossa maior conquista é ter você como cliente. Feliz Dia do Consumidor!
- Obrigado, consumidor. Não há recompensa maior do que ter você como parte da nossa história.
- Hoje é o Dia do Consumidor, mas comemoramos diariamente por ter você fazendo parte da nossa história.
- Dia do Consumidor com muitas ofertas por aqui. Venha conferir!
- É um prazer trabalhar por você. Feliz Dia do Consumidor!
- Nosso chefe é você. Feliz Dia do Consumidor!
- 15 de março – Dia do Consumidor. Data para celebrar a vida de quem faz a economia girar.
- Os consumidores são a alma do negócio.
- A pessoa mais importante para nós é você! Feliz Dia do Consumidor!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.