Prepare a loja, o Dia do Consumidor está chegando

Tempo de Leitura: 4 minutos
homem remetendo ao Dia do Consumidor

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Pode salvar essa data aqui: 15 de março de 2022! Porque é neste dia que você vai fazer aquela campanha de vendas inesperada para presentear os clientes. É o dia dele! Dia do Consumidor! Está na hora de começar a preparar a sua loja para surpreender.

A data é celebrada mundialmente desde 1983, e toda essa movimentação começou a partir de uma declaração feita pelo presidente norte-americano John Kennedy, que defendia os direitos dos consumidores para que eles tivessem transparência, liberdade e segurança na hora das compras.

Esses princípios, que já estavam previstos pelas Diretrizes das Nações Unidas, também passaram a ser assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor, em 1985, no Brasil. E nada melhor para homenagear o consumidor direcionando ações da sua loja para ele.

Data com visibilidade

De acordo com um estudo feito pelo Opinion Box, o Dia do Consumidor é conhecido por 64,1% das pessoas. Além disso, 53,20% deles já aproveitaram as ações da data para realizar alguma compra.

Já a pesquisa do Google Survey identificou que 35 milhões de brasileiros conhecem a data aqui no Brasil. Cerca de 35% dos consumidores ainda afirmam que acham as promoções da data boas ou muito boas.

Isso nos mostra que uma boa parcela dos clientes conhece o movimento e tem expectativas de campanhas promocionais no varejo. Para aqueles que ainda não conhecem, você tem a oportunidade de virar a chavinha e despertar neles o conhecimento e o interesse de compra.

Não é por acaso que entre os aspectos que mais despertam a vontade de comprar na data, de acordo com o estudo, são: preço, promoção, valor do frete e facilidade de pagamento.

O Dia do Consumidor na sua loja

Agora vamos falar de algumas estratégias para implementar na sua loja e obter sucesso nas vendas no Dia do Consumidor. Separamos seis dicas que vão te ajudar no ponto de partida para realizar a própria campanha.

Por falar nisso, uma boa campanha começa com um bom planejamento. Absorva conhecimento e seja criativo na hora de pensar nas ações para a sua loja.

1. Mais que um dia

O Dia do Consumidor pode ser pensado como uma campanha estendida de promoções no varejo. Tanto que já há muitos lojistas que aproveitam para realizar a “Semana do Consumidor”.

A data estendida é uma boa opção para que você consiga explorar melhor todas as categorias da loja. Lembre-se de caprichar no atendimento, pois quando você faz campanhas por mais tempo, a tendência é que o fluxo de clientes aumente à medida que as ações vão acontecendo.

Não basta só ter boas promoções, você e a sua equipe precisam ser exemplares para manter um bom atendimento durante toda a campanha, sem momentos de instabilidades.

2. Aquilo que o seu cliente gosta

Você já conhece o seu consumidor? Aqui você vai precisar conhecer para conseguir prestar a devida homenagem no dia dele, com atendimento, promoções e estratégias corretas para seu público.

Observe o comportamento de compra dos últimos meses e as categorias mais visitadas na loja. Além disso, quais os produtos mais e menos vendidos, o perfil de idade, entre outros aspectos. Essas informações vão te ajudar a montar a sua campanha de Dia do Consumidor.

Aí depois é investir naquilo que os seus clientes gostam. Trabalhe seu estoque com os produtos de maior visibilidade e ofereça ofertas que atraiam seu público para esses itens e categorias.

3. Produtos que são tendência

Aposte ainda nas categorias e produtos que são tendência para o período. Perfumaria e cosméticos, alimentos e bebidas, linha pet são algumas das categorias que se destacam entre as mais vendidas, principalmente na modalidade e-commerce.

Outro ponto: leve o cliente a uma ideia de antecipação de vendas, aproveitando as ofertas. No mês seguinte ao Dia do Consumidor é celebrada a Páscoa.

Você pode, por exemplo, adquirir esses produtos sazonais e fazer alguma ação específica para incentivá-lo a comprar e se preparar para o período na data.

4. O desconto tá ON!

Recapitulando: preço e promoção são dois fatores que mais interessam para os clientes no Dia do Consumidor. Então, ele não vai esperar outra coisa da sua loja se não boas promoções.

Ele vai pesquisar muito antes de comprar algum produto que deseja. Faça descontos reais e acessíveis para que ele não se sinta enganado e tenha confiança em comprar na sua loja.

Você pode garantir os descontos ao cliente sempre que negociar o produto com bons valores com os fornecedores. Além disso, ao aumentar o seu volume de vendas e destacar as mercadorias que ficaram encalhadas no estoque.

5. A experiência do cliente

As ações para o Dia do Consumidor devem ser diretamente voltadas a ele. A experiência de compra que ele tiver na sua loja, física ou online, vai ser fator decisivo para que ele seja fidelizado a sua marca e volte.

Mantenha sempre um ótimo relacionamento com o cliente e trabalhe situações no processo de compra que possam deixá-lo satisfeito. Dê atenção desde o primeiro contato com a loja e depois procure saber como ele se sentiu. É o famoso pós-venda.

Você pode enviar a ele uma mensagem de agradecimento pela compra. Ou até mesmo uma mensagem de homenagem pelo Dia do Consumidor, mostrando o quanto ele é importante para você e a sua loja.

O relacionamento pós-venda importa muito, pois oferece uma experiência diferenciada aos clientes. Isso é atendimento humanizado e ele também faz toda a diferença para os resultados do seu negócio.

6. Divulgação é a alma do negócio

Por último e não menos importante, é preciso ter uma divulgação eficiente para atrair clientes para a sua campanha de Dia do Consumidor. Explore conteúdos ricos e a exposição dos produtos nas redes sociais da loja.

Decore a loja destacando a data usando um layout chamativo e que faça com que o cliente, de imediato, identifique a data comercial e celebrativa. Você pode também usar as redes sociais para contextualizar a data.

Para promover as ofertas, as ferramentas disponíveis nas redes sociais são aliadas para compartilhar a sua campanha na internet e atrair mais clientes e aqueles que ainda não conhecem a marca.

No mais, vamos reforçar: conheça bem o seu consumidor e não tenha dúvidas de que você alcançará o que espera com a sua campanha promocional para a data, tão representativa para o varejo.

Antes de ir, aproveite para ler nossos conteúdos sobre como vender pelo Instagram e Facebook. Além disso, se precisar de ajuda para fazer fotos e vídeos para as redes sociais, basta navegar por esses blogs!

Até a próxima!

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