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Homem segurando sacos de compras

Prepare a loja, o Dia do Consumidor está chegando

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O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março e a data representa uma boa oportunidade para melhorar o relacionamento com o seu cliente. Além, é claro, de dar aquela incrementada nas vendas.

Por isso, prepare a loja. Mas antes de conferir as dicas que separei para você sobre essa preparação, vamos conhecer um pouco sobre a história do Dia do Consumidor.

Só para contextualizar, a data é comemorada mundialmente em homenagem a uma declaração feita por John Kennedy. O então presidente norte-americano defendia que os consumidores tivessem direito à informação, liberdade de escolha e segurança nas compras.

Dessa forma, quase duas décadas depois, em 1983, o Dia do Consumidor passou a ser celebrado mundialmente. Os princípios foram inicialmente positivados pelas Diretrizes das Nações Unidas, em 1985, e no Brasil passaram a ser previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Repare que o foco é o cliente. É um dia para lembrá-lo da importância que ele tem para o varejo e para o seu negócio.

Por isso, prepare a loja para mostrar justamente esse valor. Você tem pouco mais de um mês para elaborar ações para a data e estou aqui para te ajudar nessa tarefa!

A Semana do Consumidor

Algumas redes ou lojas varejistas aproveitam a data para fazer o mês do consumidor ou a semana do consumidor. Ao invés de um dia só, elas usam um período maior para promover diversas ações para o cliente e, geralmente, o resultado é muito bom.

O varejo online também tem surfado nesta onda! A Compre&Confie mostrou em levantamento que o e-commerce brasileiro superou o faturamento de R$1,89 bilhão durante a Semana do Consumidor em 2020. O valor representa alta de 19% em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram cerca de 4,3 milhões em compras com um tíquete médio de R$438,97. Entre as categorias que tiveram maior volume de compras no ano foram Beleza, Perfumaria e Saúde (11%), Entretenimento (9%), Artigos para a Casa (5%) e Eletrodomésticos e Ventilação (5%).

Prepare a loja para o Dia do Consumidor

pagamento por aproximação

Desde ações mais pontuais até a criação de ofertas exclusivas, o importante é se planejar e estar preparado para atrair os consumidores.

Uma ideia é oferecer cupons de desconto em compras futuras para quem realizar alguma aquisição durante essa ação. Essa é uma boa hora para implementar um programa de fidelidade, que está super em alta nos supermercados justamente pela vantagem que oferece aos consumidores.

O momento também é ideal para você destacar os valores que apenas a sua marca agrega às mercadorias. Experiência de compra agradável, praticidade, eficiência e um bom atendimento? Se você garante tudo isso em sua loja, deixe claro para o cliente. Vamos a alguns conselhos:

1. Se atente ao comportamento do consumidor

Como consequência da pandemia, os consumidores acabaram mudando o comportamento de compras. Um estudo da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) chegou a identificar algumas preferências.

De acordo com o estudo, 55% dos consumidores disseram que passariam a valorizar mais as marcas e produtos que sejam realmente sustentáveis.

Outros 24% disseram que vão valorizar mais marcas e produtos com propósitos sociais comprovados. Além disso, 21% disseram que a pandemia não deve mudar seus valores e preferências de consumo.

A pesquisa revelou ainda que 25% dos consumidores querem ficar mais tempo em casa, mesmo após a Covid-19. Já outros 16% pretendiam investir em produtos para deixar a casa mais confortável.

Use essas informações para trabalhar esses temas tão valorizados pelos clientes: sustentabilidade, ações sociais e a preferência por ficar mais em casa, inclusive quando a pandemia passar.

Você também pode fazer uma pesquisa de mercado para ouvir os próprios clientes, e entender o que de fato o agrada.

O que mais ele compra na loja? Que dia prefere fazer as compras? Quais as promoções que mais gosta? São perguntas que podem ser usadas para traçar melhor as ações na loja.

2. Bons descontos

O consumidor tem pesquisado muito antes de comprar. Ele está mais antenado e preocupado nos melhores usos do seu dinheiro..

Por isso, ofereça bons e reais descontos para deixar o cliente satisfeito. Dá para aproveitar o Dia do Consumidor e negociar bem com os fornecedores, que vão ter campanhas próprias.

3. Melhore a experiência do cliente

mulher dentro carrinho de compras com sacolas

Aposte na visibilidade do período sazonal para melhorar a experiência dos clientes com a sua loja. Mostre um atendimento de excelência, abertura para negociação e esteja sempre presente nos canais virtuais da loja também.

Tudo isso conta pontos e vai fazer a diferença no relacionamento com o consumidor. Se possível, já monte algumas estratégias para fortalecer o relacionamento pós-venda e conseguir receber o feedback dele – e prepare sua equipe para oferecer o melhor atendimento possível.

4. Reforce o mix

Como vimos acima, as categorias que mais se destacaram na Semana do Consumidor foram beleza e saúde, artigos para a casa, setor de eletro e ventilação. Por sinal, aqui mesmo no blog destacamos a importância de fortalecer o mix de climatização para o verão.

Ventiladores, ar-condicionado, climatizadores e umidificadores, se possível, podem e devem estar destacados dentro da loja.

Itens de cuidados pessoais como shampoo, condicionador, loções hidratantes, sérum vitamínico e coloração também não podem faltar.

Como artigos para a casa, itens decorativos ou até utensílios domésticos como panelas, talheres e vasilhas podem estar presentes no reforço do mix.

Na categoria eletro, destacamos secadores, chapinhas, ferro de passar, fritadeira elétrica, liquidificador, batedeira etc.

5. Formas de pagamento

Os hábitos de compras dos consumidores mudam o tempo todo e no mesmo ritmo surgem diversas formas de pagamento, que vão muito além do dinheiro e do cartão de débito e crédito.

Na lista também estão os boletos, transferências bancárias, QR Code, Pix, por aproximação (contactless), por exemplo. Se o seu público gosta de usar o smartphone para pagar as compras, você precisa se adequar a essas necessidades para atendê-lo.

Assim como preço, diversificar as formas de pagamento também é uma maneira de atrair clientes e aumentar suas vendas.

Prepare a loja, o cliente vai às compras

Não há dúvidas de que o Dia do Consumidor é conhecido pelo próprio público. Uma pesquisa do Opinion Box mostra justamente isso: 64% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento.

Além disso, mais da metade disse que já aproveitou para fazer suas compras nesse período. Ainda de acordo com a pesquisa, eletrônicos e informática são as categorias mais procuradas no Dia do Consumidor. Em seguida vêm os eletrodomésticos (38%) e os artigos de moda e acessórios (36%).

A pesquisa também apontou que preço é o principal influenciador para fazer compras no Dia do Consumidor. Em segundo lugar as promoções e depois valor do frete.

Viu só como a data tem forte apelo entre os consumidores? Então, prepare a loja para elevar a experiência do seu cliente. Ele espera por isso.

Seja criativo e além de colocar em prática as dicas que citamos, aposte no atendimento e na preparação da sua equipe para que tudo ocorra com excelência!