Produtos Halloween: prepare a loja para vender muito

Tempo de Leitura: 4 minutos
Produtos Halloween: como transformar a data em oportunidade

Sumário

O final de outubro traz uma data que passou a ser muito celebrada no comércio nos últimos anos. A venda de produtos Halloween movimenta as gôndolas e vitrines, traduzindo uma atmosfera festiva para os consumidores.

Celebrada no dia 31 de outubro, a data ganhou popularidade mundial e se tornou, no Brasil, uma oportunidade para que os varejistas promovam seus produtos e serviços durante a semana temática. 

Agora, se você ainda não está aproveitando ao máximo e vendendo produtos Halloween na sua loja? A hora é agora!

Hoje vamos mostrar um guia completo sobre como vender mais na temporada, o que vender e as ações que vão deixar o seu negócio mais lucrativo.

História, religião e comércio

Antes de focarmos nos produtos Halloween, vamos entender um pouquinho sobre a origem da festa que faz adeptos mundo afora. 

Tudo começou a partir de uma antiga celebração celta chamada Samhain, que marcava o fim da colheita e o início do inverno no Hemisfério Norte. 

Para aqueles povos, essa transição de estações era vista como um período em que o mundo dos vivos e dos mortos se aproximavam, permitindo que os espíritos pudessem vagar pela Terra durante a noite de Samhain.

Os celtas, então, acendiam fogueiras e usavam fantasias assustadoras para poder afastar esses espíritos e não comprometer as suas colheitas.

Com a expansão do Cristianismo, criou-se o Dia de Todos os Santos e Finados, no início de novembro, como forma de celebrar os mortos de forma religiosa.

No século XIX, com a migração de irlandeses e escoceses para os Estados Unidos, o Halloween ganhou popularidade na América do Norte, e passou a ser uma grande celebração cultural. 

O termo “Halloween” vem da expressão “All Hallows’ Eve” (Véspera de Todos os Santos), e assim a festa foi ganhando o nome e a tradição que conhecemos hoje.

As tradições modernas foram se transformando e começaram a surgir comportamentos como o “doces ou travessuras”, decoração com abóboras esculpidas e festas temáticas. 

O simbolismo passou a impactar diretamente no comércio, que passou a oferecer insumos e produtos Halloween para a celebração do evento.

Venda de produtos Halloween 

Nos últimos anos, a data ganhou importância no calendário sazonal do varejo brasileiro, atraindo consumidores interessados em fantasias, decoração, doces e artigos para as festas temáticas.

A época demanda uma grande variedade de produtos Halloween para atender a demanda de comunidades e empresas.

É muito comum ter comemorações em empresas, condomínios residenciais e escolas. Fantasias, maquiagens, acessórios, decoração e doces figuram entre os produtos Halloween mais procurados.

O que vender para o Halloween?

Um dos itens mais populares entre os produtos Halloween são as fantasias. Para atender ao “Dia das Bruxas”, o varejista pode apostar em um mix com personagens clássicos como bruxas, vampiros e fantasmas, até temas mais modernos e criativos. 

Não se esqueça dos acessórios como chapéus, maquiagem temática, sangue artificial e máscaras em geral.

A decoração temática é fundamental para garantir o clima de Halloween. Alguns exemplos são abóboras de plástico, teias de aranha falsas, luzes e enfeites de caveiras. 

Doces e guloseimas em geral são o carro-chefe das vendas de produtos Halloween no varejo alimentar. Conte com uma boa seleção de chocolates, balas e pirulitos com embalagens temáticas.  

Ah! E os descartáveis para festa são essenciais. Organize o estoque de copos e pratos descartáveis, além de toalha de mesa e itens da categoria que tenham referência ao tema.

5 estratégias de sucesso para vender no Halloween

Para vender o mix temático, não basta acertar só nas categorias. O varejo precisa ser criativo e apostar no visual para atrair a atenção dos clientes. Então, preste atenção nessas 5 estratégias de vendas focadas em produtos Halloween.

1. Promova experiência imersiva

Muito mais importante que o mix e a decoração de Halloween, é conseguir fazer com que os seus clientes se sintam verdadeiramente dentro do clima da celebração. Isso inclui desde uma decoração bem elaborada no ponto de venda até eventos temáticos.

Você pode, por exemplo, promover algum concurso cultural de fantasia mais criativa, fazer oficinas de maquiagem para criançada e degustação de receitas para a festa. Compre acessórios e aproveite para pedir que os funcionários entrem no clima também.

Outra boa ideia é organizar eventos temáticos na loja como uma “noite de filmes de terror” ou uma “festa de fantasia” para atrair clientes. Ofereça pequenas amostras de doces, realize sorteios e crie uma experiência divertida para os clientes.

2. Integração com e-commerce

Aproveite o apelo visual da data e crie promoções exclusivas nas lojas virtuais, enviando newsletters e divulgando produtos Halloween em campanhas online. 

A combinação de e-commerce e loja física pode maximizar o alcance das ações promocionais. 

Engaje ainda nas redes sociais, como o Instagram e TikTok, para compartilhar dicas de decoração, tutoriais, curiosidades sobre a data, além de divulgar as mercadorias e ações para a data.

3. Venda antecipada

Você pode até escolher um dia principal da ação, o 31 de outubro, por exemplo. Mas comece hoje a decorar a loja e inicie a divulgação da campanha de vendas o quanto antes.

Essa é a melhor maneira de você preparar as estratégias de marketing e venda, ajustando o estoque. Com planejamento de estoque e das ações, o sucesso vai ser refletido na experiência do cliente. 

4. Venda combos e promoções

Ofereça pacotes especiais de produtos Halloween como kits de decoração, kit festa e pacotes de doces. Esses combos podem ter um preço reduzido em comparação à compra dos itens separadamente, o que incentiva o consumidor a gastar mais.

Além disso, dá muito resultado criar descontos progressivos para o mix sazonal, como “compre dois produtos Halloween e ganhe 10% de desconto, compre três e ganhe 15%”. 

Quer fidelizar os seus clientes? Então, ofereça cupons de desconto para futuras compras. Assim você mantém o cliente voltando à loja mesmo após o Halloween.

5. Crie um espaço fotográfico

Monte um pequeno cenário fotográfico na loja para que os clientes possam tirar fotos com acessórios de Halloween. Depois, incentive-os a postar nas redes sociais e marcar a loja para ampliar a visibilidade da marca.

Doces ou travessuras e boas vendas!

Com o Halloween se popularizando cada vez mais no Brasil, essa é a oportunidade perfeita para transformar a sua loja em um verdadeiro cenário promissor para as vendas.

Mais do que apenas vender produtos, ofereça experiência ao cliente. Cada detalhe importa e este é o momento de inovar, surpreender e, claro, lucrar. 

Não perca tempo, aproveite essa chance e faça do Halloween o início de uma temporada de sucesso!

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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