Terminado o primeiro semestre do ano letivo, é hora de pensar na volta às aulas de novo. Os produtos de papelaria estão em alta para renovação do material escolar dos estudantes.
A sua loja precisa estar com o estoque em dia para ofertar os itens de papelaria indispensáveis para esse período de retorno das atividades presenciais e pós-férias de julho.
Além do ambiente escolar, outras demandas podem ser absorvidas pela sua papelaria. Junho é marcado pelas festas juninas e a decoração dessas festanças e ambientes corporativos vai precisar de um grande empurrãozinho dos produtos de papelaria.
Algumas datas importantes também marcam a sazonalidade do varejo. Dia dos Namorados, Dia do Orgulho LGBTQI+, Dia dos Avós e Dia do Amigo são algumas delas e que, com a campanha de venda certa, fazem a sua papelaria conseguir faturar mais.
Papelaria além da papelaria
Muitos consumidores têm a ideia de que a papelaria é um ambiente onde só tem itens de material escolar, papéis e artigos para escritório. E essa realmente foi uma definição que perdurou por anos.
Só que agora esse tipo de segmento vem se transformando muito mais do que isso. Dentro de uma papelaria, por exemplo, o consumidor pode ter acesso a serviços como fotocópias e formatação de arquivos. Além disso, revelação de fotos, design, sala de leitura etc.
A papelaria também pode ser uma referência de loja de presentes e de acessórios de informática. Assim como uma loja de conveniência com itens essenciais para o dia a dia do consumidor.
O lojista que conhece muito bem o público para o qual ele vende consegue explorar um mix diversificado. Há produtos que são vendidos o ano todo, enquanto há outros que precisam de uma estratégia direcionada para que não fiquem encalhados no estoque.
Dessa forma, a sazonalidade se torna companheira para traçar boas estratégias de venda e assim comercializar o sortimento certo, no tempo certo.
Pensamos em tudo isso para trazer no artigo de hoje o que você pode vender para cada público nessa sazão de junho/julho.
Vem comigo?!
Itens de papelaria indispensáveis para a volta às aulas
Os itens que compõem a lista de material escolar são os principais para incrementar as vendas durante esta época. Por isso, merecem uma atenção especial, mesmo que a demanda não seja tão grande como em janeiro.
Muita gente gosta de retomar as atividades com tudo novinho ou pelo menos repor aqueles itens que já estão bem desgastados como lápis, borracha, cadernos, entre outros.
Aproveite o momento para passar um pente-fino no estoque e avaliar os produtos remanescentes da volta às aulas no início do ano. Pode ser que haja produtos nos valores antigos que podem entrar num saldão de retorno das aulas.
O gerenciamento do estoque, por exemplo, também é importante para você identificar quais são os produtos que estão faltando para reforçar o mix da sua loja.
Veja algumas sugestões para as vendas de volta às aulas do segundo semestre:
- Lápis
- Lapiseira
- Grafite
- Lápis de cor
- Caneta
- Borracha
- Marca-texto
- Tesoura
- Cola branca
- Cola bastão
- Régua
- Apontador
- Estilete
- Caderno
- Bloco adesivo
- Corretivo líquido
- Caneta hidrográfica
- Calculadora
- Quadro magnético
Artigos de escritório e informática
Não venda “mais do mesmo”. Explore na sua papelaria outros segmentos que possam diversificar o mix de produtos. Assim você vende itens com maior valor agregado e promove uma experiência completa para os seus clientes.
Uma forma de fazer isso é trabalhando com artigos de escritório e informática. Nesta época do ano, muitas empresas costumam fazer um balanço do que está em falta de material de papelaria ou internet. Depois elas vão às compras para renovar seus próprios estoques.
E qual mix de escritório e acessórios de informática vender neste momento? A resposta está na lista que montamos para você a seguir:
- Envelope
- Post it
- Bloco de notas
- Rolo de etiquetas
- Papel sulfite
- Caneta 50 unidades
- Bobina térmica
- Clipes e grampos
- Grampeador
- Planner
- Pasta
- Pen drive
- Cabo USB
- Mouse
- Fone de ouvido
- Cartucho para impressora
- Calculadora de mesa
Monte um espaço na sua loja para vender também artigos para presentes. Se ainda não tem costume, essa é uma ótima oportunidade para testar essa prática!
O Dia dos Namorados e o Dia dos Avós já estão quase aí! Aproveite essas datas comemorativas para ampliar o leque de opções de produtos para os seus consumidores.
É tempo de arraiá!
O Dia de São João é outra oportunidade de você vender mais na sua papelaria. Além dos itens indispensáveis como tesoura, cola, papel de seda, fitas coloridas e barbante, que tal explorar um mix segmentado?
Os artigos de festas juninas e julinas estão em alta e muitos aproveitam o momento para fazer festas de aniversário temáticas. Olha só o mix que temos para você expor na sua loja:
- Adesivo festa junina
- Faixa decorativa bandeiras
- Painel decorativo festa junina
- Placas informativas
- Kit decorativo festa junina
- Cachepot médio festa junina
- Convite festa junina
- Caixa para milho assado
- Caixa para cachorro-quente
- Vela temática fogueira
Preparado para vender mais?
Bom, agora que você já está por dentro de tudo o que pode vender na sua papelaria neste bimestre, separamos algumas estratégias que vão trazer ainda mais resultados para a sua loja.
1. Aposte no apelo visual
A fachada e as vitrines da sua papelaria dizem muito sobre o seu negócio. Mantenha-as muito bem iluminadas, destacando os produtos da sazão. Em caso de ofertas, divulgue de imediato neste primeiro contato visual do cliente com o PDV.
Capriche na exposição dos produtos e na decoração da campanha de vendas. No Dia dos Namorados, faça uma ação temática especial para a data e em seguida providencie a decoração junina.
2. Aposte na criatividade
Seja criativo na divulgação. As redes sociais são um bom atrativo para os clientes. Conte a eles de forma personalizada e criativa o que tem de inovador na sua papelaria.
Poste conteúdos que lembrem o consumidor de renovar o material escolar ou de escritório para o retorno das atividades em agosto. Comprar com antecedência garante boas negociações.
3. Aposte no bom atendimento
O atendimento eficaz muitas vezes vale mais do que uma publicidade paga. As lojas de bairro sabem bem como isso funciona. Seja cordial com os seus consumidores e faça de tudo para deixá-los satisfeitos.
Organize o seu espaço para oferecer um ambiente de espera e atendimento agradável. Conte a ele as novidades e peça um feedback sobre a experiência dele.
4. Aposte no diferencial
Ofereça serviços e praticidade além do mix. Os novos modelos de negócio do segmento vêm atendendo públicos variados. Hoje é possível falar em papelarias de luxo e papelarias especializadas em materiais técnicos.
Além do mix tradicional, essas lojas oferecem papéis de gramaturas especiais, materiais artísticos e técnicos. Também costumam contar com espaço para cursos, leitura e para produção gráfica como impressão, plastificação, digitalização entre outros serviços.
Uma papelaria vende produtos que são essenciais no dia a dia de qualquer consumidor. Independentemente da sazão, sempre haverá uma necessidade de compra.
Seja a papelaria de rotina que os seus consumidores precisam. Facilite pagamentos, entregas e mantenha sempre um bom relacionamento com o público.
E já que falamos de rede social como apoio nas ações, confira como o Instagram e o Facebook podem te ajudar a alavancar as vendas da sua papelaria.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.