Como o relatório de vendas pode potencializar os negócios

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Como o relatório de vendas pode potencializar os negócios

Sumário

Relatório de vendas pode ser uma pedra no sapato de muitos lojistas. Só que ele também é o caminho para o crescimento da empresa. Não dá para simplesmente querer ignorá-lo.

Não estamos falando apenas de alguns números e gráficos, mas de informações estratégicas que vão nortear decisões importantes da loja. 

Se você pretende aprender a criar relatórios impactantes e saber como usar os insights para aprimorar o seu negócio, esse texto de hoje é para você!

A seguir, entenda o que é o relatório de vendas e acompanhe um passo a passo bem didático para desenvolver ações de sucesso a partir das transações financeiras. Boa leitura!

O que é relatório de vendas?

O relatório de vendas é um documento onde são registradas e analisadas todas as atividades de vendas da loja de um período pré-estabelecido.

Esse documento tende a levantar todos os dados relacionados a número de vendas, valores que entraram na receita da loja, produtos que venderam mais ou, porventura, aqueles que não tiveram boa saída.

Quando esses dados são registrados corretamente no relatório de vendas, é possível obter insights importantes para entender o perfil de consumo na empresa e avaliar o desempenho das vendas.

A ferramenta pode ser criada da seguinte forma:

  • Relatório diário: detalha o número de vendas ao longo do dia;
  • Relatório de desempenho de produto: analisa as vendas de cada produto comercializado;
  • Relatório de comparação: compara o desempenho de unidades de uma mesma rede varejista como média de vendas, margens de lucro e produtos mais vendidos;
  • Relatório de categorias: analisa a performance de vendas de diferentes categorias de produtos, participação de mercado e tendências de vendas dessas categorias;
  • Relatório por canal: analisa as vendas de variados canais de varejo como e-commerce, ponto de venda e redes sociais.

Benefícios do relatório de vendas

Com esse levantamento, os gestores conseguem ter uma visão macro de como estão as vendas. É possível ainda perceber o comportamento de consumo do público e identificar boas oportunidades de investimentos.

Veja outras vantagens do relatório de vendas no varejo:

1. Tomada de decisão munida de dados

Os insights conquistados são capazes de mostrar quais os produtos estão vendendo bem e onde estão as oportunidades de crescimento.

Também ajudam a identificar as principais tendências de mercado ao mostrar aqueles produtos e categorias que estão mais populares naquele período analisado. Tudo isso ajuda o lojista a tomar decisões com base nos valores e quantitativos reais das vendas.

Dá até para ajustar mais rápido eventuais ofertas para atender à demanda do setor, já que o relatório de vendas detalha quais são os produtos mais rentáveis e aqueles que estão com desempenho de vendas abaixo do esperado.    

Está pensando em expandir os negócios? A ferramenta pode ajudar nessa decisão ao indicar oportunidades para novos mercados geográficos ou segmentos de clientes

Poderá ainda te ajudar a direcionar ações de marketing e vendas cada vez mais estratégicas, a fim de aumentar a base de clientes.

2. Identificação de tendências de mercado

Outra vantagem do relatório de vendas é a grande possibilidade de identificar padrões de comportamento do cliente e mudanças nas preferências. 

O mapeamento de vendas é capaz de analisar detalhadamente os padrões de compra e como o mercado vem reagindo diante daquela demanda, sazonal ou não.  

Os relatórios podem ainda revelar tendências ao destacar novos produtos que estão ganhando destaque nas vendas. Ao monitorar essas tendências, o lojista pode identificar oportunidades para inovar e se diferenciar do restante da concorrência. 

3. Avaliação do desempenho da equipe de vendas

Os relatórios também são para avaliar o desempenho da equipe de vendas. Ao analisar métricas como volume de vendas por representante, taxas de conversão e tempo de ciclo de vendas, os lojistas identificam as áreas mais deficientes e conseguem investir em mais treinamento pontualmente.

É possível avaliar não só o desempenho individual, como coletivo. Destacando os vendedores com maior produtividade.

Estratégias para elaborar um relatório de vendas

estratégias de vendas no varejo: pessoa calculando em calculadora e escrevendo em papel

Perceba que o relatório tende a oferecer uma visão mais clara do desempenho de vendas. Mas para conseguir resultados na prática, você vai precisar aplicar estratégias eficientes para elaborar e analisar essas métricas.

  • Definição de KPIs relevantes: monitore os indicadores-chave de desempenho mais importantes para a loja. Você pode considerar, por exemplo, as taxas de conversão, o valor de ticket médio das vendas e o tempo médio entre uma venda e outra.
  • Utilização de ferramentas de análise: há disponíveis várias ferramentas e softwares que analisam e automatizam o relatório de vendas. Essa é uma boa estratégia para evitar erros e ter insights ainda mais precisos.
  • Análise comparativa: compare as métricas ao longo do tempo e faça análises comparativas com os concorrentes do seu nicho. Isso é muito importante para conseguir identificar tendências e pontos de melhoria nas vendas. 

Passo a passo para fazer o relatório de vendas 

1. Defina o objetivo do relatório

– Você pretende identificar as categorias e/ou produtos mais vendidos?
– Quer compreender o perfil de consumo dos clientes?
– Você quer ter uma base dos lucros para poder investir mais?

2. Escolha as métricas e o período

 – Quais análises você quer fazer: receita, ticket médio etc.
– Qual será o período de análise para considerar no relatório de vendas?

 3. Colete os dados

– Colete os dados de vendas e informações dos clientes
– Centralize todas as informações em um só lugar para facilitar a análise

4. Analise os dados 

– Identifique tendências, padrões e insights relevantes para o que você precisa

 5. Apresente de forma clara

– Para facilitar a leitura, organize bem as planilhas de dados de vendas
– Utilize de gráficos e tabelas se necessário

 6. Revise e monitore 

– Revise e ajuste regularmente o documento

Esperamos que esse passo a passo para criar o relatório de vendas seja muito útil para a sua loja. São esses relatórios que vão te mostrar onde a sua empresa está e para quais caminhos de crescimento ela deve seguir. 

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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