Lead time: como melhorar a eficiência da loja

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Lead time como melhorar a eficiência da loja

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Imagine só a sua loja ser capaz de entregar produtos em tempo recorde dos pedidos. Ou seus fornecedores são ágeis o bastante para suprir uma demanda, sem que você perca vendas. O segredo para alcançar esse nível de eficiência e satisfação está no conceito de lead time.

Para os varejistas, compreender e gerenciar o lead time é fundamental para otimizar as operações internas, reduzir custos operacionais e garantir que os consumidores vão receber os pedidos sem dor de cabeça.

É muito importante gerenciar adequadamente essas rotinas, explorando as melhores estratégias para que o negócio tenha vantagem competitiva no mercado.

Pensando nisso, acompanhe a seguir os principais insights sobre o tema e entenda melhor sobre esse tempo.

O que é lead time?

Nada mais é do que um período total necessário para que um processo seja concluído, do início ao fim. No varejo, esse tempo pode ser aplicado de diversas formas. A principal delas é no processo de compra: desde o momento que o cliente faz o pedido até receber o produto.

Esse intervalo de tempo também engloba todas as etapas de um ciclo de produção de produtos, desde a fabricação até a entrega final dos suprimentos.

Tipos de lead time

Os principais componentes para acompanhamento e definição do lead time são o tempo de processamento do pedido, o tempo de espera, da logística de entrega e do recebimento do produto. 

Agora vamos entender melhor os tipos no contexto do varejo: 

  • Lead time de pedido: tempo necessário para processar um pedido desde o momento em que ele é recebido até quando é enviado ao cliente. É preciso considerar nesse período o tempo de processamento interno da venda ou período de produção e montagem, se for o caso.
  • De entrega: tempo que leva entre o pedido do cliente e a entrega final do produto. Considera-se aqui o tempo de transporte e despacho, além de contratempos logísticos.
  • De compras: tempo médio entre a solicitação de mix aos fornecedores e a chegada desses produtos à loja. 
  • De ciclo total: reúne todos os tipos de lead time para definir o tempo total necessário do processo, do início à conclusão do atendimento ao cliente.

Qual é a função do lead time em uma empresa?

O maior desafio do varejista quando o assunto é otimização de processos é reduzir o tempo de entrega, seja qual lead time for.

Quanto mais curto o tempo de um processo interno, mais chances de satisfação do cliente e de melhor desempenho da loja. 

Se esse procedimento é bem executado, mais rápido os produtos podem ser reabastecidos e mais rápido o cliente terá o produto desejado em mãos. 

Suponhamos que você tem um e-commerce de produtos de informática. O lead time começa quando um cliente faz um pedido online na sua loja. 

Esse tempo vai incluir a confirmação do pedido, o processamento no seu centro de distribuição, a embalagem do produto e ainda o tempo de trânsito até que o cliente receba a mercadoria. 

É no mínimo de uma semana a 15 dias, certo? Agora, se a sua empresa conseguir reduzir cada uma dessas etapas, você vai diminuir o lead time total e ter clientes muito satisfeitos.

A função do lead time é ser analisado e aprimorado para maior eficiência de pedidos e logística.

Quais são as vantagens no mercado? 

Uma boa gestão de tempo nos processos internos e externos pode trazer muitos benefícios ao negócio. 

Como já mencionado, o principal deles é a redução do tempo de espera e, consequentemente, dos custos operacionais e de armazenamento.

Os consumidores que recebem seus pedidos em tempo recorde ou antes do prazo estimado tendem a estar mais satisfeitos e se tornam fiéis à marca. Por esse motivo, a recomendação boca a boca virou rotina.

Outra vantagem é o aumento da competitividade. Empresas com lead times menores podem se destacar entre a concorrência, atraindo mais clientes pela possibilidade real de entregas rápidas.

Os negócios que trabalham com um lead time mais curto tendem a ser mais flexíveis, podendo responder rapidamente às mudanças na demanda do mercado. Também conseguem ter um planejamento de estoque mais preciso.

É bom reforçar que reavaliar e reajustar o lead time ajuda a identificar os pontos fortes do processo e permite padronizar as melhores práticas. O resultado dessa padronização é a redução de falhas e aumento da produtividade.

Como calcular o lead time?

O cálculo é muito direto, mas pode variar dependendo do processo e do contexto do negócio. Aqui está uma fórmula básica:

Lead Time Total= Data de Entrega − Data do Pedido (LT = DE-DP)

O dono de um supermercado faz a compra de 500 litros de leite ao fornecedor no dia 16 de maio e o leite foi entregue no dia 30 de maio. Vamos então aplicar a fórmula para fixar o entendimento.

Data do Pedido: 16 de maio
Data de Entrega: 30 de maio
LT = 30 de maio − 16 de maio
LT = 14 dias

No caso de um cálculo mais detalhado, você pode desmembrar o lead time por componentes e somando os tempos de processamento de pedido, produção e entrega.

É possível melhorar o lead time? Melhorar processos sempre é possível. Mas, para isso, você vai precisar recorrer a algumas estratégias como:

  • Uso de tecnologias de automação de processos para reduzir o tempo de processamento de pedidos;
  • Melhoria da comunicação com fornecedores para reduzir o tempo de compras.
  • Otimização da cadeia de suprimentos para eliminar falhas e reduzir o tempo total de lead time;
  • Gestão de estoque para manter níveis mínimos de categorias enquanto atende às demandas do cliente.

Qual a diferença entre lead time e SLA?

Primeiro vamos entender o conceito de SLA (Service Level Agreement). Na tradução ao português, quer dizer “Acordo de Nível de Serviço”.

O SLA é um contrato que define o nível de serviço esperado entre um provedor e o cliente. Ele pode incluir tempos de resposta específicos, que podem ser influenciados pelo lead time, mas também abrange outros aspectos como qualidade do serviço e disponibilidade.

Já o lead time refere-se ao tempo total necessário para concluir um processo. E ponto.

A maior diferença é que um SLA consegue definir, por exemplo, que os pedidos serão entregues aos clientes em até 48 horas. De forma a estabelecer expectativas e padrões de serviço, enquanto o lead time mede o desempenho real desse processo.

Jornada de compra

Acho que agora o tema ficou bem mais claro e aplicável na loja, certo? Muito importante entender o que é o lead time, em sua essência, para acompanhar toda a jornada de compra.

O monitoramento e cálculo certos vão trazer resultados consideráveis para o seu negócio. Além de melhorar seu desempenho geral, te colocará em uma posição de destaque no mercado varejista. 

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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