Home Segmento Bar Como transformar o bar em restaurante? 5 dicas práticas para vender mais
Mulher de braços cruzados na frente do balcão. Ao fundo homem cozinhando.

Como transformar o bar em restaurante? 5 dicas práticas para vender mais

0
528

Durante a quarentena, bares e restaurantes têm enfrentado o baixo fluxo de pessoas e alguns até estão até de portas fechadas. A solução para não prejudicar tanto o faturamento e vender mais tem sido inovar oferecendo o serviço à distância: o cliente chega, faz o pedido por ali mesmo e logo vai embora, como se fosse um drive thru improvisado.

 

Porém, essa não é a única opção para os donos de bares. Hoje estou aqui para te mostrar 5 dicas práticas para vender mais e transformar o bar em restaurante.

Mulher de braços cruzados na frente do balcão. Ao fundo homem cozinhando.

Delivery para vender mais

Enquanto eu lia algumas notícias pelo jornal Folha de S. Paulo, descobri que as medidas de isolamento impulsionaram a busca por serviços delivery, chegando a atingir o pico desde 2004. Mas se você me acompanha por aqui já sabe que isso não é novidade, o delivery tem salvado muitos negócios, é a forma que muitos encontraram de continuar vendendo em meio a crise.

E as opções são variadas, desde o delivery de alimentos como pizza, fast-foods, pratos prontos, refeições até as bebidas. Inclusive, uma pesquisa do Kantar Thermometer mostra que o delivery chegou a ser o serviço escolhido por 53% dos brasileiros durante a pandemia, sendo solicitado de 2 a 3 vezes por semana.

Então, é isso mesmo, amigo varejista, a opção mais viável para esse momento continua sendo implementar um serviço de entrega ai no seu negócio. E se você pensa em inovar, aumentar o ticket médio e vender mais considere transformar o bar em restaurante. Veja como:

Passo 1: Venda bebidas para entregar em casa

Com estoque cheio e sem muita saída? Faça promoções e entregue à domicílio. Ofereça um mix variado, mas lembre-se de optar por produtos que você sabe que seus clientes vão comprar. No Martins.com.br há varias opções, desde cervejas artesanais até vinhos. Olha só:

E esses produtos são ideais para vender mais e transformar o bar, porque além de já virem no tamanho individual, facilitando a entrega, você ainda pode lucrar na quantidade, fazendo promoções de leve 3, pague 2, por exemplo.

Prateleiras de supermercado com produtos de diversas cores.

Passo 2: Amplie o mix do cardápio para opções mais consumidas e venda mais

Todo bar costuma oferecer no cardápio alguma opção de comida para complementar a bebida, certo? Aqui, a minha sugestão é que você amplie isso, só que não é pra criar pratos mirabolantes. Ofereça 2 ou 3 pratos mais consumidos antes da quarentena e divulgue para seus clientes, como se fosse as opções de um restaurante.

Sabe aquela porção de batata frita, petiscos, caldos e até mesmo uma carne assada ou espetinho que saíam muito no final de semana? Mostre para os seus clientes que eles ainda estão sendo feitos, e lembre-se sempre de sinalizar a opção de entrega, isso vai chamar muito a atenção, já que é a forma mais segura de atendimento, por enquanto.

No Martins.com.br tem tudo que você precisa para transformar o bar em restaurante, com as melhores marcas e produtos para vender mais:

Passo 3: Comidas congeladas

Uma nova opção é investir na venda de alimentos congelados. Ainda segundo a pesquisa da Kantar Thermometer, os brasileiros reduziram o tempo de preparo dos alimentos em, pelo menos, 30 minutos durante a pandemia.

A venda de alimentos congelados pode ser uma opção para atender aqueles clientes que desejam um alimento rápido e prático, com o mínimo tempo de preparo. Analise e considere colocar como uma opção para vender mais e transformar o bar. Ainda mais que eles estão na lista dos mais adquiridos.

Quer um exemplo? Pão de queijo congelado. Coloque como uma opção de entrega junto com outros produtos que você mesmo pode fazer e congelar como mini pizzas, salgadinhos e etc. Faça combos com as bebidas e drinks. Transformar o bar em restaurante pode começar assim, aos poucos.

Passo 4: Comidas saudáveis

Não esqueça de oferecer opções para os clientes que consomem produtos e alimentos saudáveis. O tempo de preparo diminuiu, mas boa parte das pessoas ainda está preocupada em manter uma rotina de atividades físicas e alimentação saudável. Alerta de oportunidade para o seu bar (que agora será um restaurante). Amplie o mix e ofereça:

Passo 5: Drinks especiais e carta de vinhos para transformar o bar em restaurante

Se você achou que as bebidas para preparo de drinks teriam que ser guardadas, pense mais uma vez. Oferecer a possibilidade de delivery abre muitas portas para transformar o bar, inclusive essa. Prepare os drinks em garrafas e entregue as frutas já picadas. Inove, seus clientes vão amar.

E que tal investir também em uma carta de vinhos? Durante a pandemia houve um aumento significativo desse tipo de bebida. Nesse texto aqui eu falo mais sobre isso.

Em resumo, ofereça um mix variado, com produtos de qualidade e que agradam todos os tipos de clientes. E isso também vale para o cardápio do delivery viu? Veja algumas sugestões que separei para transformar o bar:

Mulher segurando e apreciando uma taça de vinho. Ao fundo, vários vinhos dispostos horizontalmente numa estante.

Eu sei que o momento pode não ser de muita perspectiva e requer muita coragem. Mas avalie todas essas dicas para transformar o bar em restaurante com calma, pense na realidade do seu bar e do seu orçamento. Mas, conselho de amigo? Oferecer um serviço de entrega vai te ajudar bastante.

Para implementar é bem tranquilo, e nesse texto aqui eu te explico como começar um hoje mesmo. Um último passo para transformar o bar em restaurante e vender mais. Tenha em mente que tudo isso vai passar, e quando acontecer seu negócio vai estar mais firme do que nunca! Bem reconhecido e com todos os processos bem estruturados.

Para mais informações sobre estratégias durante a pandemia, acompanhe a minha série especial sobre o Covid-19. Inclusive, dê uma olhada nesse texto sobre a venda vouchers na pandemia para garantir seu fluxo de caixa agora e conseguir vender mais.

Até a próxima!