As vantagens de comprar ventilador no atacado

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As vantagens de comprar ventilador no atacado e lucrar com as vendas

Sumário

A onda de calor mais intensa dos últimos anos, assim como atualmente, fez disparar a venda de ventilador no atacado e no varejo também. Praticamente, em qualquer loja de eletro que se entra, os lojistas atestam o quanto a venda do produto disparou nas últimas semanas.

O ventilador é um dos produtos mais populares em climatização. Além de ser mais compacto, é mais acessível ao bolso e gasta bem menos energia que o ar-condicionado e os climatizadores.

Há cinco modelos de ventiladores disponíveis no mercado para atender todas as necessidades e preferências. Ele também é uma ótima opção – e mais barata – para refrescar a loja e deixar o seu cliente mais confortável durante as compras.

Quer saber mais sobre as vantagens de comprar e vender ventilador no atacado? Então, segue a leitura, porque hoje vamos te mostrar como está o mercado, quais são os principais modelos e as características de cada um.

Onda de calor X Ventilador no atacado

Essa onda de calor que assola o Brasil fez com que o inverno de 2023 fosse o mais quente da história desde 1961. Estados como São Paulo e Minas Gerais tiveram regiões com cerca de 70 dias de temperaturas que ficaram acima dos 30 °C durante as tardes. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, o calor foi originado do fenômeno El Niño, que aquece as águas oceânicas do Pacífico impulsionando intensas massas de ar quente e seco. 

Ainda que a onda de calor incomodou muita gente, o setor eletro e de climatização vibrou. O calorão turbinou as vendas de ventilador no atacado e no varejo brasileiro. Lojistas relataram aumento nas vendas entre 30% e 37% em pleno inverno.

O setor produtivo também nota os resultados. A fabricante LG, por exemplo, teve um incremento nas vendas em 98% entre julho e agosto deste ano, comparado a junho. No comparativo com o inverno de 2022, a alta foi de 26%.

A Samsung mira um crescimento nas vendas de ventilador no atacado de cerca de 20%. A Ventisol já sinalizou que se o calor continuar a produção para vendas de ventilador no atacado deverá ser reforçada. A Britânia também sinalizou aumento na linha de produção de ventiladores.

Conheça os formatos de ventilador

O ventilador é uma opção perfeita para refrescar o ambiente sem alterar tanto no orçamento familiar com as contas de energia. O produto cai bem na empresa, em casa, num dia de sol no quintal, na piscina e até na praia.

Dentre as principais marcas de ventilador no mercado podemos destacar Britânia, Philco, Mondial, Ventisol, Mallory e Anvox.  São ainda cinco formatos principais, confira:

Ventilador de mesa

O ventilador de mesa é o modelo mais tradicional e que tem o melhor custo-benefício. A maioria dos modelos conta com alça para facilitar o transporte. Por ser móvel e, geralmente não muito grande, pode ser carregado facilmente para qualquer lugar.

Outra característica é que o ventilador de mesa pode ser encontrado com vários tamanhos a partir de 30 centímetros até 60 centímetros. Também costumam ser os mais silenciosos entre os demais modelos.

Ventilador de teto

O ventilador de teto costuma ser um paliativo para os locais em que não se quer ou não se pode colocar ar-condicionado. Mas ele também pode agregar ao ambiente que já tem o ar, porém não está gelando tanto como o esperado. 

O ventilador de teto ajuda a melhorar a potência do frescor no ambiente e ainda a economizar.

Ventilador de parede

O ventilador de parede é muito popular para empresas, lojas, igrejas, refeitórios e armazéns amplos. Ele é um pouco mais barulhento que os demais modelos, mas ajuda bastante a refrescar e intensificar a circulação do ar no ambiente. O ideal é colocar vários ventiladores de parede no mesmo ambiente.

Ventilador de coluna

Esse ventilador é mais usual para ambientes maiores, em razão da mobilidade e da quantidade de pás. É comum encontrar ventiladores de coluna com seis ou oito pás. 

É aquele ventilador com uma espécie de tripé e que pode ser fixa, móvel ou com altura regulável. Geralmente é encontrado em espaços corporativos, salões e estúdios de fotografia.

Ventilador de torre

O ventilador de torre tem um design mais moderno e compacto. É aquele fininho, que se assemelha a um climatizador de pequeno porte. Ele refresca em 360º e é ideal para ambientes pequenos e escritórios, por ocupar pouco espaço e ficar mais discreto. 

Além de ser extremamente silencioso, alguns modelos vêm com funcionalidades como temporizador, umidificador, purificador de ar e controle remoto.

Sortimento em ventiladores

Seja para vender ventilador no atacado ou no varejo, o sortimento é fundamental para quem vai trabalhar com mix de ventiladores. O consumidor quando vai em busca do produto, espera ter opções para saber qual vai atendê-lo melhor.

O lojista precisa estar ligado com as tendências do mercado de ventilação e conhecer as especificações técnicas dos principais modelos para agregar na hora da venda. O Martins conta com um portfólio muito amplo de ventilador no atacado. Aproveite para renovar o estoque!

3 dicas para turbinar as vendas de ventilador

Que o calor ajuda a impulsionar as vendas de ventilador no atacado e no varejo a gente já sabe. Mas é preciso colocar em prática também algumas estratégias que vão turbinar essas vendas

1. Exposição estratégica

A forma como você vai expor os ventiladores na sua loja dita muito sobre as vendas. Você vai precisar de criatividade e um bom espaço que dê o devido destaque aos eletroportáteis.

Posicione os ventiladores ligados na entrada da loja e tente ligá-los de uma forma que todos tenham sincronia na distribuição do vento, caso sejam aqueles giratórios. Além de refrescar o cliente na hora que ele entrar na loja, essa sincronia vai chamar a atenção dele. 

Outra ideia é amarrar fitas coloridas nas grades do ventilador. Deixe ainda tomadas nas proximidades desses produtos para que sejam testados pelos clientes na hora da venda. 

2. Capacitação nas vendas

Informação é tudo na hora de vender. Capacite os seus vendedores para conhecer todas as marcas de ventilador que a loja trabalha e as principais características de cada produto.

Assim, a venda vai ser melhor instruída e a equipe vai saber sanar todas as dúvidas do cliente, o ajudando a escolher a melhor opção de ventilador. Saber diferenciar cada produto é fundamental. 

3. Venda agregada

Aproveite para turbinar as vendas oferecendo produtos que agreguem ao consumidor. Produtos que têm mais funcionalidades acabam sendo as opções mais interessantes para o cliente que não tem ideia dos benefícios que pode ter com o aparelho.

Há, por exemplo, modelos de ventilador com repelente. É isso mesmo! Além de ventilar o ambiente, ele possui uma tecnologia para repelir insetos a partir de um refil líquido ou de pastilha que é colocado nos aparelhos.

Outro modelo é ventilador com múltiplas funcionalidades que umidifica e purifica o ar ao mesmo tempo que ventila. Além disso, esses ventiladores costumam vir acompanhados com controle remoto.

Temos ainda à disposição no mercado, ventiladores com inúmeras pás, que podem ir de três a mais de 10. Quanto maior a quantidade de hélices, maior a eficiência do fluxo de ar gerado pelo aparelho. 

Além disso, as fabricantes têm apostado muito em aparelhos mais potentes, os chamados turbos, porém silenciosos. 

Esperamos que o nosso papo de hoje tenha te ajudado a pensar em boas ideias para vender mais ventiladores na sua loja. A Black Friday está a caminho e não há oportunidade melhor para você limpar o seu estoque para o verão que se aproxima.

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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