Amigos, vizinhos, colegas de trabalho e outros contatos fazem parte de nosso círculo social e, tanto no ambiente profissional como em momentos de lazer, cuidar dessas relações é essencial para uma boa convivência. O que diferencia uma relação de outra são questões como a proximidade, o nível de autoridade entre os envolvidos e também a personalidade de cada um, sendo o principal desafio se adaptar a cada uma delas.

           No círculo de amizades, por exemplo, tudo tende a ser mais descomplicado, afinal, é possível estabelecer as companhias de acordo com a afinidade, o que nem sempre acontece no ambiente de trabalho. A boa notícia é que dá para aprimorar as relações interpessoais com algumas dicas simples e tornar o ambiente harmônico. Confira:

  • > Cuidar da comunicação é essencial! Isso não se trata apenas falar, mas de se fazer entendido, pois grande parte dos problemas, principalmente em empresas, ocorre devido a má interpretação e falta de diálogo. Busque se expressar bem, com calma e respeito, lembrando-se também de ouvir com atenção o que o outro tem a dizer.

  • > Compreender e respeitar as diferenças faz parte da convivência em equipe. Não tem como esperar que todos pensem e ajam como você, e para amenizar conflitos, uma boa técnica é tentar se colocar no lugar do próximo. Nem sempre é possível saber os problemas pessoais enfrentados por cada um, então, faça sua parte quando puder, com gentileza e cordialidade. Essa é uma ação inspiradora, que deve modificar gradativamente a forma como as pessoas lidam com você.

  • > Demonstrar iniciativa em relação às atividades e se mostrar confiável são as melhores formas de construir  uma boa imagem no trabalho. Para mantê-la é preciso um cuidado diário em relação às pequenas coisas. Sorria, cumprimente, diga frases positivas e evite intrigas ou discussões. Um comportamento amigável fará com que as pessoas o queiram por perto.

  • > Lembre-se, todos erram, inclusive você, por isso, evite julgamentos e reconheça as suas falhas. Reflita sobre suas atitudes e esteja aberto a críticas, a fim de se aprimorar não só como funcionário e membro de um grupo, mas também como pessoa. Perdoar os erros que diretamente lhe afetaram também é uma forma de se transformar e melhorar  as relações.

           Coloque em prática essas dicas e faça do seu ambiente de trabalho um lugar cada vez melhor. É para isso também que o www.martins.com.br trabalha, oferecendo produtos de qualidade com preços imbatíveis para ajudar a tornar o seu ponto de venda um destaque em todos os aspectos!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.