A comunicação com clientes, colaboradores e parceiros é uma atividade presente em qualquer empreendimento e há diversas formas realizá-la. Há quem opte por opções mais tradicionais, como o e-mail marketing, as mídias sociais, o SAC, e as mensagens de texto, porém, recentemente, uma nova possibilidade transformou este processo. Estamos falando do Whatsapp, o aplicativo que conquistou o Brasil e grande parte do mundo tem se mostrado como uma ótima ferramenta para os empreendedores de todos os segmentos.

 

            Em um levantamento realizado no último ano, foi constatado que, apenas no Brasil, o Whatsapp possuía, até então, por volta de 100 milhões de usuários, equivalente a cerca de 96% dos usuários de smartphone. Mas, no que, exatamente, o aplicativo pode colaborar com o varejista? A resposta está relacionada à instantaneidade que o serviço oferece e que é positiva tanto para consumidores como para os comerciantes. O aplicativo é uma forma de contato rápida, eficiente e com soluções fáceis.

 

            Se um e-mail pode levar horas ou dias para ser lido, quando não é ignorado, uma mensagem no Whatsapp deve ser lida em poucos minutos ou horas, e dificilmente será ignorada. O melhor de tudo é que há diversas formas de usá-lo a favor dos seus negócios! Além de um excelente serviço para esclarecer dúvidas tanto sobre lojas físicas como sobre lojas online, é uma ótima forma de manter o vínculo no pós venda. Que tal mandar uma mensagem depois de alguns dias para saber se o consumidor ficou satisfeito?

 

            Também é possível contar sobre as novidades que chegaram no ponto de venda por meio de texto, fotos, vídeos e áudios, porém, os recursos devem ser usados com cautela! Lembre-se, ninguém quer ser incomodado com um fluxo grande de mensagens, por isso, quanto mais direcionado for o conteúdo, maior a chance de conquistar o interesse do leitor. Procure traçar um perfil dos consumidores, o que pode ser personalizado com base nas últimas compras ou por meio de pesquisas, e envie apenas itens de interesse.

 

            Depois de divulgar os produtos, por que não também vendê-los via Whatsapp? Se o cliente demonstrar interesse na compra, o próximo passo é oferecer a ele opções de pagamento e combinar a melhor forma de entrega. Assim, você aumenta suas vendas sem precisar de grande investimento ou muito tempo e dedicação. Experimente hoje mesmo, separe um número exclusivamente para isso e divulgue em todos os outros canais! Conte com o www.martins.com.br para oferecer sempre as melhores novidades e garantir vários pedidos pelo Whatsapp!

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