O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. A empresa precisa também se comunicar de forma integrada com as atuais e potenciais partes interessadas e com o público em geral.

 

Para uma comunicação eficaz deve-se utilizar o mix de comunicação que é composto de cinco formas essenciais de comunicação:

 

1-            Propaganda: qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoais de ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado.

2-            Promoção de vendas: uma variedade de incentivos de curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço

3-            Relações públicas e publicidade: uma variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos

4-            Vendas pessoais: interação pessoal com um ou mais compradores potenciais visando apresentar produtos ou serviços, responder perguntas e tirar pedido.

5-            Marketing direto: utilização de correio, telefone, fax, e-mail, ou internet para se comunicar diretamente com clientes específicos e potenciais ou lhes solicitar uma resposta direta.

 

Atualmente, há uma nova concepção da comunicação como um diálogo interativo entre empresa e seus clientes que ocorre durante os estágios de pré venda, venda, consumo e pós consumo. As empresas devem se perguntar não apenas “Como chegaremos aos nossos clientes?”, mas também “Como o cliente chegará até nós?”.

 

A comunicação vai além de seus mix, o feitio e o preço do produto, a cor e a forma da embalagem, a roupa e o comportamento do vendedor, a decoração do local, a identidade visual da empresa – tudo comunica algo aos compradores.

Todo contato com a marca transmite uma impressão que pode fortalecer ou enfraquecer a visão do cliente sobre a empresa

 

O mix de marketing deve estar integrado para transmitir uma mensagem coerente e um posicionamento estratégico.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.