O Dia do Amigo ou Dia Internacional da Amizade é celebrado no dia 20 deste mês (julho). Você já pensou em como trabalhar a data na sua loja? Uma campanha Dia do Amigo, por exemplo, pode ser recheada de ofertas e ações promocionais para comemorar as boas amizades – e você, as vendas.
A amizade é um dos pilares que fortalecem as relações pessoais e se torna suporte emocional para todos os momentos da vida, felizes ou difíceis. Seja com grau de parentesco ou não, é bom ter um amigo com quem contar. Quando a relação é leal e incondicional então… não tem nada melhor.
Em uma edição de 2018, a Revista Galileu trouxe alguns pontos importantes para valorizar a amizade, com base na Ciência. Um dos motivos é que ter um melhor amigo de infância é benéfico à saúde. O outro é que as boas amizades ampliam nossa visão de mundo. Interessante, né?!
Por isso muita gente tem o hábito de prestar homenagens e presentear as pessoas queridas em forma de reconhecimento e agradecimento por tanto tempo de companheirismo ou para celebrar uma nova amizade que surge.
Você pode estimular essa ideia aos clientes! E para reforçar a campanha Dia do Amigo vou te ajudar com algumas sugestões de presentes e produtos que podem ser trabalhados na ação, conforme o segmento.
Dia do Amigo nos segmentos
Faça um mapeamento do mix e se coloque no lugar do cliente sob o ponto de vista do que seria interessante ele ganhar de um amigo ou que ele se interessaria em comprar para presenteá-lo.
Algumas categorias são essenciais e costumam ter uma saída boa em datas comemorativas. No Dia do Amigo não é diferente. Vou só te dar um norte de alguns itens. Vamos lá!
Supermercado
Se você tem um supermercado pode indicar a venda de chocolates, doces, petiscos gourmet, itens para café da manhã, vinhos, cervejas especiais e até produtos de papelaria.
Não se esqueça que o mais importante é oferecer um amplo mix para que o consumidor escolha se quer levar um ou dois itens, por exemplo, ou vários e assim montar uma cesta para o amigo. Vou sugerir alguns itens, olha só:
- Chocolate Nestlé Galak
- Puro Café Gourmet moído
- Xícara
- Chá
- Torrada
- Balas
- Bombom Garoto Sortido
- Chiclete
- Chocolate Nestlé Alpino
- Pirulito
- Pipoca doce Gourmet Limão Siciliano
- Snacks
- Vinho
- Espumante
- Taça
- Cerveja
- Caneca
- Caderno
- Quadro magnético
- Caneta
- Agenda
Eletrônicos
Agora se você é do segmento de eletrônicos pode pensar um mix atrativo com fones de ouvido, pendrive, caixinhas de som, carregadores, entre outros como:
- Roteador
- Teclado
- Mouse
- Cartão de memória
- Webcam
- Projetor
- Celular
- Secador de cabelo
- Chapinha e escovas modeladoras
- Barbeadores
Farmácia
Já as farmácias e lojas de cosméticos podem trabalhar muito com um sortimento voltado para cuidados especiais como loções hidratantes, maquiagem e linha skincare. Esse tipo de produto é muito comum a criação de kits para presentear:
Materiais de Construção
Sabe aquele amigo que vive pedindo suas ferramentas emprestadas para fazer reparos em casa? Fale para o seu cliente comprar um kit de ferramentas ou de chaves multiuso para presenteá-lo.
Essas e outras utilidades podem ser exploradas nas lojas de materiais de construção. Veja:
- Kit de chaves
- Maleta com ferramentas
- Caixa organizadora
- Parafusadeira
- Luminária
- Carrinho de mão
- Itens para jardim
Independente do segmento, sempre há uma lista de oportunidades para vender mais em qualquer época do ano. Você precisa se atentar a isso para que a campanha Dia do Amigo também tenha sucesso como em outras datas tradicionais.

Dicas para vender mais no Dia do Amigo
Agora que você tem noção de qual mix trabalhar na data sazonal, vamos a algumas dicas para colocar a campanha Dia do Amigo em prática. Lembre-se que seu cliente é o centro do planejamento de vendas e do bom atendimento.
Aproveite para pensar em decoração e conteúdos para as redes sociais que atribuem a essa data especial. Mostre para o cliente o diferencial da sua loja para que ele possa escolher o presente ou a lembrancinha ideal para o melhor amigo.
Kits de presentes
Crie alguns kits de presentes para o Dia do Amigo. Você pode pensar em algumas ideias até para nomear essas cestas. O “amigo tecnológico” pode receber os dispositivos eletrônicos que já comentamos acima e que têm muita utilidade no dia a dia.
O “faz tudo” com o kit de ferramentas. O “amigo doce” com uma cesta de muitas guloseimas ou kits com chocolates e bombons. Dá para pensar muita coisa legal, é só colocar a criatividade em prática!
Vale-presentes
Esse recurso também ajuda a aumentar as vendas em datas celebrativas e evita aquele tipo de transtorno com troca de produto. Estipule valores para cada vale-presente e prazo para que o felizardo possa trocar em produtos na loja. O vale-presente é ainda uma grande vitrine para que sua loja atraia novos clientes.
Faça uma seção especial
Destaque em algum ponto da loja o mix carro-chefe para a campanha Dia do Amigo. Explore a iluminação, o ponto onde essa seção especial estará posicionada e outros recursos que aumentem a visibilidade dos produtos.
Você também pode e deve colocar uma faixa ou cartaz para chamar a atenção da clientela. Tipo: “já comprou o presente do seu amigo hoje?” ou ainda “que tal presentear os amigos que você tanto ama?”.
Aí coloque a data (20/07) e a referência ao dia celebrativo para que o consumidor se sinta ambientado à ação de venda.
Ações promocionais
Crie ações para despertar a vontade do consumidor em encontrar o presente para o Dia do Amigo. Promoções como “compre um e ganhe o do amigo”, “indique um amigo para ganhar“ ou “compre um e ganhe desconto para levar para o amigo” são alguns bons exemplos para que você possa explorar na loja.
Divulgue a campanha
Recorra às redes sociais, vitrine e outras zonas quentes da loja para divulgar antecipadamente, e no dia, as ações da campanha Dia do Amigo. É muito importante que os seus clientes saibam o que está acontecendo e por qual motivo acontece.
Conte aos consumidores como é importante reconhecer os bons amigos e praticar atos simbólicos, porém que representam muito, como presenteá-los. Preste todas as informações necessárias e o convide a ir até a loja, física ou virtual.
Feliz Dia do Amigo e boas vendas!
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Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
