Aniversários, casamentos e datas comemorativas no geral sempre foram sinônimo de confraternização, mas por conta da quarentena as tradições estão tendo que ser repensadas. O chá de bebê virtual, por exemplo, é uma das inúmeras soluções que estão surgindo para adaptar o cotidiano à nova realidade trazida pela COVID-19.
Ao invés de salões de festas lotados, famílias estão apostando nas videochamadas para manter a proximidade apesar da distância. Empresas de telecomunicação já registraram um aumento de 70% no uso das videochamadas desde o início da quarentena, e só o Skype, principal aplicativo do segmento, viu crescer em 220% o tempo médio de uso do serviço.
Com familiares e amigos em suas respectivas telas, os presentes ganham um papel ainda mais especial no chá de bebê virtual e outras comemorações do tipo: o de representar aqueles que estão longe por conta da quarentena. Nunca uma “lembrancinha” fez tanta diferença na vida dos consumidores, e é aí que sua loja pode entrar no jogo!
Continue a leitura e veja como sua empresa pode ajudar a driblar as distâncias e criar momentos significativos para a clientela!
Chá de bebê virtual e outras novas demandas da quarentena
Já entramos no terceiro de mês de quarentena e as mudanças não param de acontecer. O isolamento social trouxe novos hábitos de consumo e sociabilidade, levando as pessoas a ressignificar certos rituais.
Aplicando o delivery e um atendimento personalizado, sua empresa pode ajudar os clientes a driblar a distância no chá de bebê virtual e em muitas outras ocasiões. Com algumas adaptações simples nos serviços que você já oferece, é possível atingir novos nichos e vender mais.
Separei algumas estratégias para cada segmento, olha só:
Bares e restaurantes
O setor de bares e restaurantes foi um dos mais prejudicados pelo decreto de quarentena e enquanto a pandemia não for controlada é preciso se reinventar. Que tal montar um serviço de buffet para um chá de bebê virtual?
Estou usando o evento como exemplo, mas a verdade é que dá para adaptar o cardápio para diferentes tipos de comemoração. Muitos restaurantes estão trabalhando com “kit festa”, com porções e sobremesas pensadas para uma ocasião especial em casa.
Os salgadinhos e doces típicos de festas infantis têm sido os favoritos dos brasileiros, mas com uma apresentação especial qualquer item do seu cardápio pode ser transformado em menu de festa. Lembre-se de incluir o combo nos aplicativos de entrega, como iFood e UberEats, e monte kits de tamanhos e preços diferentes, para agradar todos os bolsos!
Mercadinhos
Quem disse que chá de bebê virtual não combina com mercadinho? Não é preciso fazer muita coisa para adaptar o mix para as novas demandas de quarentena, basta um olhar diferenciado para os produtos que você já oferece.
Quem vende produtos farma pode montar “kits do bebê” para a ocasião, com fraldas descartáveis, lenços umedecidos e outros itens úteis para recém-nascidos. O mesmo vale para alguns “alimentos típicos”, como leite em pó. Para deixar as mercadorias com cara de presente, inclua no kit algum brinquedo, livro infantil, ou bichinho de pelúcia.
Para clientes mais tradicionais, a boa e velha cesta de café da manhã combina muito bem com chá de bebê virtual. Com café, chás, itens de padaria frescos, biscoitos, bolachas e geléias é possível fazer uma baita comemoração!
Farmácias
Assim como os mercadinhos, as farmácias podem participar do chá de bebê virtual com itens de higiene e beleza voltados para o bebê. Além das fraldas, você pode oferecer shampoos, sabonetes, colônias e muito mais. Para diversificar ainda mais, lembre-se que as mães também são celebradas na ocasião: que tal fazer um kit para mulheres grávidas?
Com os salões de beleza fechados, outra nova demanda de quarentena para as farmácias são os produtos de beleza. Usando ocasiões especiais como um chá de bebê virtual como gancho, sua loja pode incorporar alguns “kits de festa” com itens de maquiagem, manicure, tintura para cabelo e produtos afins.
Na hora de fazer a divulgação, coloque o kit como sugestão de presente ou lembre seus clientes que cuidar de si é um jeito de trazer mais festa e alegria para dentro de casa mesmo durante a quarentena!
Comunicação empática é tudo
A maneira como você anuncia seus serviços faz toda a diferença na hora de atender as novas demandas trazidas pela quarentena. Talvez seu cliente nunca tenha pensado em fazer um chá de bebê virtual, por isso é importante incluir a sugestão na hora de divulgar os produtos.
A dica vale para todas as ocasiões comemorativas, como aniversários, casamentos e até mesmo o Dia dos Namorados. É hora de usar o banco de dados e fazer mailings personalizados: clientes que estão fazendo aniversário, por exemplo, podem receber cupons de desconto para produtos voltados para festa.
Lembre-se de que, mais do que nunca, o consumidor busca atendimento humanizado e é hora da sua empresa se mostrar parceira nos momentos mais difíceis da quarentena. Seja empático e encontre o elemento afetivo nos seus produtos e serviços e saiba que o retorno será certeiro!
Continue acompanhando a minha série especial sobre a COVID-19 para mais dicas como essa! Com criatividade, podemos superar esse momento difícil!