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Como atrair clientes de verdade: o guia completo!

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Não importa se a sua é a loja mais completa, com produtos de melhor qualidade ou com o ponto de vendas mais bonito. A verdade é que, embora úteis, todos esses atrativos precisam ser pensados de forma estratégica com o objetivo de atrair a clientela. Essas estratégias precisam ir além da divulgação, um esforço que deve estar presente em todas as etapas da experiência de compra.

 

Pensando nisso, o Fala Mart elaborou um guia completo para te ensinar como atrair clientes de maneira efetiva. Quer saber mais? Então continue a leitura!

Mulher de costas caminhando por um corredor de lojas

Como atrair clientes antes do atendimento

Quem está se perguntando como atrair clientes precisa entender que a experiência de compra começa bem antes do contato direto do público com a loja.

Além das técnicas para fazer os clientes em potencial te encontrarem, é possível usar alguns métodos para que as pessoas não só te conheçam, mas te procurem e prefiram o seu negócio.

Crie uma atmosfera convidativa

Saber criar um ambiente interessante e chamativo é um dos primeiros passos para atrair os clientes que ainda não conhecem a loja e estão passando na rua.

As cores da fachada podem te ajudar nisso e elas devem ser pensadas de acordo com o seu segmento, já que a apresentação pode tanto afastar como atrair clientes. Por isso, conhecer bem o público que você deseja atingir é essencial, assim como estar informado sobre o padrão dos negócios da região.

As vitrines também são aliadas poderosas, já que representam espaço feito justamente para proporcionar um primeiro contato entre os clientes em potencial e os produtos. Como atrair clientes vai muito além de simplesmente exibir alguns itens sem critério. Por isso, nessa missão é interessante usar técnicas de merchandising específicas para vitrines.

Dependendo do segmento, também é possível fazer uso do marketing sensorial e explorar outros sentidos além da visão. Alguns aromas também podem ser usados tanto para estimular a fome – no caso do varejo alimentar – como para criar um ambiente agradável que convide o cliente a entrar e permanecer – em padarias, por exemplo.

Fachada de shopping com várias pessoas ao redor.

Ferramentas digitais

Como já falamos, o processo de descoberta é muito importante para quem deseja atrair mais clientes. Enquanto a fachada da loja e a vitrine ficam restritas ao âmbito local, visíveis apenas para quem passa na rua, a internet oferece possibilidades de apresentar seus produtos de maneira mais abrangente.

Para isso, recomendamos o Google Meu Negócio. Essa é uma ferramenta simples e gratuita que te ajuda a gerenciar a presença da sua loja no serviço de buscas mais popular do mundo. Pela plataforma, é possível organizar as informações que serão exibidas quando alguém pesquisar pela empresa, além de permitir visualizar comentários dos usuários e que você os responda também.

Como atrair clientes depende muito de marcar presença em todas as frentes possíveis. Pensando nisso, não se esqueça de manter páginas em outras redes sociais, principalmente o Facebook. Antes de pensar em qualquer outra estratégia de marketing digital, é preciso fazer o básico, ou seja, informar de maneira clara qual é o seu negócio, o que ele oferece, como e onde encontrá-lo.

Invista num mix variado

Para ter mais visibilidade e atrair clientes pelas vitrines e também pela internet, você deve contar com um mix de produtos que atenda às necessidades do público. Afinal, é a demanda por algum item que – na maioria das vezes – leva um cliente novo até você.

Quanto mais variado for o mix, mais chances você tem de oferecer exatamente aquilo que o cliente procura. Para acertar na hora das compras, é preciso conhecer bem o seu público-alvo e a região onde está localizado o negócio.

Esse mapeamento vai te ajudar a identificar quais são as deficiências do local, o que as pessoas mais buscam e também aquilo que vende mais.

Como atrair clientes durante o atendimento

Mulher de costas conversa com mulher de blusa verde segurando tiara amarela

Nessa etapa de compra, atendimento de qualidade é a palavra-chave. Sua equipe deve ser treinada e motivada para oferecer um atendimento padronizado, visando sempre a excelência em diversas frentes.

Educação e cordialidade, claro, são atributos essenciais, mas você não pode deixar de pensar em otimizar o fluxo de trabalho para que o atendimento seja rápido e eficiente, nem deve se esquecer de investir na formação dos seus colaboradores, o que é importante para que eles conheçam a fundo os produtos oferecidos e possam dar apoio qualificado na hora das vendas.

Técnicas de conversão de vendas e fidelização do público também fazem parte das estratégias sobre como atrair clientes, aliás, são elas que mais funcionam a longo prazo. Um cliente satisfeito com o atendimento gera um boca a boca positivo e leva mais pessoas até você. Se esse público gostar dos seus serviços, vai chamar ainda mais gente – que chama outras e outras e mais outras…

Como atrair clientes depois do atendimento

Mão segurando smartphone prateado

Seguindo a mesma lógica, o pós-venda é uma etapa que não pode ser ignorada no guia de como atrair clientes. Suas ações não devem ser voltadas apenas para atrair clientes novos, mas sim para formar um relacionamento com seu público e atrair continuamente os clientes até a loja.

Para o varejo, técnicas de fidelização simples fazem muita diferença. Uma delas é a política de trocas, que deve respeitar os direitos do consumidor e estar bem clara desde antes das vendas. Essa é a hora de mostrar que seu cliente pode contar com você e confiar no negócio, por isso, o processo deve correr da forma mais eficiente possível.

Os recursos digitais também podem ajudar nessa etapa. O Whatsapp, por exemplo, te ajuda a manter contato com a clientela, além de ser um excelente canal para divulgar promoções e trazer o cliente até você.

Estar disposto a ouvir reclamações e sugestões, mas principalmente reparar imediatamente possíveis erros, é outra estratégia de como atrair clientes que diz respeito ao bom atendimento e mostra cuidado e respeito para com o outro nas relações comerciais.

Nosso guia de como atrair clientes fica por aqui, mas o aprendizado não. Confira agora dicas de fidelização para melhorar ainda mais o atendimento e atrair cada vez mais público!

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