Como atrair clientes: 6 ideias criativas e eficazes

Tempo de Leitura: 6 minutos
ideias de como atrair clientes

Sumário

Para que um negócio dê retorno de investimento é preciso muito mais que estratégias de venda. Um mix completo, ofertas na época certa, um bom atendimento e, sobretudo, saber como atrair clientes de forma eficaz.

Não basta fazer uma ação pontual e atrair o consumidor só naquele momento. O lojista precisa captar e fidelizar os clientes para que eles voltem e mantenham uma relação de confiança com a marca.

A criatividade é um dos diferenciais para quem pretende ampliar o público e conquistar novos mercados. É o requisito que precisa estar presente em todas as etapas desse processo. Por isso, o Fala Mart preparou um guia com ideias criativas e eficazes de como atrair clientes para te ajudar nesse propósito.

Antes, durante e depois do atendimento

O processo de venda começa ainda na captação do cliente e termina só depois que acaba o atendimento na loja, ou com a entrega do produto na compra online. É o que chamamos de pós-venda

Quando pensamos em como atrair clientes, é necessário ter uma ampla consciência sobre isso primeiro para saber quais estratégias criar e quando aplicá-las. 

Por exemplo: se você tem os canais virtuais da loja e é ativo por lá, pode conseguir captar a clientela com alguma campanha exclusiva para aquele público ou criando conteúdos atrativos.

As pessoas que vão chegando, imediatamente vão se identificando com a marca, criando uma relação de confiança para em breve poder comprar da sua loja. A fachada também é muito importante em criar essa esfera convidativa ao cliente. 

Já durante o atendimento, os esforços devem estar concentrados na humanização e na experiência de excelência para esse cliente. Capacitar a equipe de vendas é fundamental para que essa padronização da qualidade do atendimento aconteça.

Por fim, a etapa de pós-venda deve vir acompanhada com a mesma atenção dedicada dentro da loja ou no e-commerce. Questione o consumidor sobre a satisfação dele com o produto, ofereça cupons de descontos ou outras vantagens que atraia ele para novas compras.

Como atrair clientes em 6 ideias criativas e eficazes

Sem criatividade, talvez você até consiga alcançar os objetivos de venda da loja, mas o caminho vai ser um pouco mais difícil. Hoje, o que o varejo precisa, com tanto desafio e burocracia, é facilidade não é mesmo?

Então, agora vamos conversar sobre como atrair clientes na prática com seis ideias criativas e aplicáveis para você adotar para a sua loja em todos os momentos do processo de vendas.

1. Aposte nas experiências

Já conversamos muito sobre isso aqui no blog e eu voltamos a reforçar. O cliente deve ser sempre o centro de todas as estratégias de vendas e essas estratégias devem visar a melhoria da experiência dele com a loja.

Aposte na satisfação dele desde o primeiro contato. Seja cordial, dê o devido espaço para que ele possa olhar e escolher os produtos, mas esteja totalmente disponível quando ele precisar tirar dúvidas.

Mesmo que a entrada dele na loja seja sem pretensões de compras, essa é a hora de mostrar os diferenciais do seu PDV a ele. Ofereça um café, preste algum serviço ou informação que ele está buscando, mostre produtos e deixe com que ele experimente de alguma forma.

O cliente para ter uma boa experiência precisa, em primeiro lugar, se sentir acolhido no ambiente de compras. Você pode inovar oferecendo um atendimento exclusivo e intimista.

Que tal preparar um ambiente acolhedor, com sofá, puff ou cadeiras confortáveis para a demonstração de alguns produtos?

2. Aplique o marketing sensorial

Por falar em experimentação, outra ideia é recorrer às ações de marketing sensorial. Aproveitando os cinco sentidos para aflorar a tendência de consumo nos clientes, com certeza você terá um bom desempenho de vendas.

O marketing sensorial pode ser aplicado por meio de sons, imagens, do gosto, texturas e o cheiro. Algum desses gatilhos sensoriais certamente pode ser facilmente aplicado ao seu negócio.

Se você atua no varejo alimentar, possibilite aos seus clientes fazer degustação de produtos que você queira impulsionar as vendas. Em cuidados pessoais e higiene e beleza, o cheiro é importante para que ele seja motivado a comprar. 

Trabalhe o olfato no ambiente de compras com aromas que são vendidos na loja, como essências e odorizadores. Uma boa playlist, que seja a cara do seu cliente, é eficaz para fazer com que ele fique mais tempo no estabelecimento e desperte memórias afetivas. Para isso, você precisa fazer a definição certa da persona do público para o qual você vende.

3. Prepare o ambiente online

A internet nos permite infinitas possibilidades de criação e de venda, mas ter cautela é sempre necessário para trabalhar esses canais na medida certa. Para atrair clientes no ambiente virtual, você precisa fazer com que ele também converse com o ambiente físico.

No PDV, espalhe pela loja adesivos e etiquetas que tenham o endereço das redes sociais ou o QR Code para que ele possa acessar as páginas. Faça promoções exclusivas para as vendas online e sorteios, quando possível, para os clientes que seguem esses canais.

Sua loja já está presente no Google Meu Negócio? Porque a ferramenta é uma ótima escolha para melhorar a sua imagem na web e é totalmente gratuita.

Lá você expõe as principais informações e facilita que o consumidor online chegue com mais facilidade na loja física. É uma das plataformas de maior visibilidade para atrair clientes ao comércio. Aproveite para postar fotos atrativas da vitrine e da fachada.

4. Seja inovador nas promoções

As campanhas promocionais precisam usufruir da criatividade para trazer resultados reais para o varejo. Ser inovador permite que você desperte uma atenção maior da clientela e ainda se diferencie da concorrência.

Pense em promoções que sejam a cara do seu negócio e o perfil do seu cliente. Você pode pensar em descontos na primeira compra do cliente recém-chegado ou ainda fazer a campanha “pague e leve” com descontos lá no alto para dar giro aos perecíveis próximos à data de vencimento. 

Para o comércio de eletro e eletrônicos, criar um programa de cashback para que o consumidor acumule pontos e créditos pode ser uma das ações mais eficazes. Devido ao ticket médio alto, a conversão dos descontos pode fazer brilhar os olhos de quem compra. 

Toda promoção é adaptável a qualquer negócio varejista. Atente-se a isso quando foi criar as suas próprias campanhas, combinado?

5. Invista no mix diversificado

Vitrine organizada, com produtos variados e um armazém com o mix bem robusto é o casamento perfeito para atrair clientes. Eles gostam de ter opção antes de comprar para encontrar o que realmente vai atender a necessidade deles.

Por isso, você precisa contar com um mix diversificado para ampliar as suas chances de garantir a satisfação dos consumidores quando eles saírem da loja. Dê uma atenção ao estoque e melhore a exposição das categorias para incentivar melhor as compras.

Quando receber novidades na loja, aproveite para postar nas redes sociais e contar para o cliente o que ele poderá encontrar no estabelecimento. Isso é bom porque ele vai perceber que você está sempre se atualizando e incrementando o mix. 

Outra dica, que funciona bastante para o pequeno varejista, é anotar os produtos que estão sendo procurados e não têm na loja. Assim, você providencia a compra e deixa o cliente avisado que na próxima vez que ele te procurar, não sairá com “as mãos abanando”.

6. Aposte na personalização

Essa última dica para te orientar em como atrair clientes à loja é muito especial e envolve todo o processo de venda. Não existe forma mais criativa de vender, senão aquela que personaliza o atendimento.

O cliente quer se ver no produto, quer ter certeza de que ele vai suprir as suas necessidades e por isso precisa muito adquiri-lo. Quando você personaliza o atendimento e a venda deste produto, você facilita essa jornada. 

É muito possível personalizar o atendimento quando você gera conteúdo criativo e essencial nos canais virtuais da loja. Ou ainda quando você envia produtos em condicional para que o cliente possa experimentar no conforto de casa.

Pode também criar uma minissérie no canal do YouTube ou no Instagram para mostrar sua loja, produtos, serviços ou trazendo conteúdo relevante e que tenha relação com uma campanha que pretende lançar, como a Black Friday. 

Boas vendas!

O segredo para atrair clientes com criatividade é ser livre para criar, sem regras. Dar personalidade à sua relação com o cliente e se preocupar com o atendimento depois que a venda já tiver sido concretizada.

Mostre para o consumidor quais são os seus diferenciais e deixe ele participar ativamente das atividades da loja, seja respondendo a pesquisas, tendo canais para feedbacks, interagindo nas redes sociais, entre outros.

Quando o cliente tiver sucesso com a compra e passar a admirar a loja, ele vai ser um fidelizar à marca e assim indicá-la a amigos e familiares sempre que tiver a oportunidade.

Hora de colocar a conversa de hoje em prática e começar a atrair os clientes. Boas vendas e até a próxima, meu amigo lojista!

Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
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