Guia para hotéis pós-Covid-19

Tempo de Leitura: 5 minutos
Mulher de biquíni rosa e utilizando máscara meditando à beira da piscina.

Sumário

Se o cenário é desafiador para todos os setores de negócios, no de hotelaria a atenção precisa ser redobrada neste momento. Mas fique tranquilo, eu estou com você para dar o suporte, preparo e as informações certas. Então, bola pra frente que esse guia para hotéis é a chave para você estar preparado para o futuro pós-covid-19.

Gerente de hotel aferindo a temperatura de seus funcionários com termômetro à laser. Todos estão utilizando máscaras.

Lugares como Grécia, Itália e França já estão reabrindo hotéis, cafés e museus tomando as devidas restrições. Enquanto outros, como México e Reino Unido, estão sem restrições de viagens, apesar de visitantes vindos de países mais afetados passarem por uma triagem ou ainda serem barrados.

Somado a isso, o avanço na corrida pela vacina mostram boas perspectivas para esse ano ainda. Mas atenção: nada será como antes. Então aproveite o agora para se adaptar para atender as expectativas dos clientes pós-covid-19, que estarão ávidos pela primeira viagem pós-quarentena.

Guia para hóteis pós-Covid-19: higienização e cuidados com a limpeza serão fundamentais

Apesar de estarem super ansiosos para fazer o check-in em seu hotel, seus hóspedes estarão ainda mais exigentes em relação à assepsia do local. Por isso, o Ministério do Turismo lançou o Selo Turismo Responsável, que une práticas para 15 setores do turismo se certificarem de que estão devidamente higienizados e acima de tudo, seguros.

Selo Turismo responsável criado pelo Ministério do Turismo.

Para conquistar essa certificação, seu hotel precisa estar inscrito no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e cumprir normas de:

  • Distanciamento social;
  • Higiene e segurança;
  • Comunicação e treinamento;
  • Monitoramento da saúde de hóspedes e equipe.

Para ver a lista detalhada desses requisitos, é só clicar aqui. Avalie tudo e seja rápido para adaptar as exigências ao seu negócio. Isso é garantia de credibilidade no enfrentamento da Covid-19.

Invista nisso, porque, tendo o selo no seu negócio, o destaque será imediato. Afinal, ele será o principal ponto de atenção de qualquer visitante que está no processo de decisão do local para hospedagem.

Bem-estar e segurança serão prioridade nas escolhas de lazer

Mulher de biquíni rosa e utilizando máscara meditando à beira da piscina.

Grande parte do entusiasmo em se hospedar num hotel se dá por aquele café da manhã tão esperado, academia, salas de jogos e, é claro, a área da piscina. Seja por motivos corporativos ou lazer, quem não quer sair da rotina aproveitando o melhor?

Se você investiu nesses diferenciais para o seu estabelecimento, saiba que eles vão continuar sendo um ótimo atrativo no pós-pandemia. Mas é preciso tomar alguns cuidados e eu trouxe pra você neste guia para hóteis, olha só:

  • Buffet: todas aquelas opções à disposição deverão sair de cena, ao menos por enquanto, dando lugar a opções à la carte. Os restaurantes devem ter capacidade limitada e os garçons precisam servir as mesas. Inclusive, é preciso que a opção de room service faça parte da rotina.
  • Academias, spas e sala de Jogos: caso opte por manter as atividades, você deverá fazer um sistema de horário marcado, separando por número de quarto e fazer uma higienização completa no espaço após a utilização. Pra te auxiliar nisso, eu tenho um texto que vai ter ensinar como fazer uma limpeza à prova de vírus no seu negócio.
  • Piscinas: nesse caso,o melhor será realmente suspender o funcionamento nos primeiros meses. Mas use a criatividade para fazer um bom uso do espaço ao ar livre que você tem! Apresentações respeitando a distância de 2 metros entre bistrôs e espreguiçadeiras ou quem sabe incluir atividades para as crianças e para a família? Essa podem ser uma boa alternativa.

Capacite a equipe

Homem com o corpo todo coberto desinfetando um quarto de hotel com produtos de nível hospitalar.

O fator humano é um dos maiores patrimônios e motivos de orgulho do seu hotel. O seu time é a personificação do lugar, certo? Por isso, quando for reabrir as portas no pós-covid-19, é essencial ter uma equipe que saiba o que está fazendo e passe segurança para cada hóspede, que ainda vai estar apreensivo. Um time bem unido e qualificado vai ser um grande diferencial.

Veja os principais pontos de capacitação que você precisa ficar de olho:

  • Como utilizar corretamente EPIs que serão parte do uniforme;
  • Serviço de limpeza com produtos de desinfecção no padrão hospitalar. Com atenção redobrada nos banheiros e no manuseio de enxovais;
  • Normas de comportamento e distanciamento social;
  • Porteiros capacitados a passar todas as informações de segurança, aferir a temperatura e desinfectar malas já na chegada dos hóspedes.

Use a tecnologia a seu favor

Hóspede contente fazendo o check-out em seu quarto usando smartphone.

Eu sei que com a baixa dos últimos meses, fica um pouco inviável investir em mecanismos de tecnologia utilizados na Ásia e Europa. Então aqui, como em todo esse guia para hotéis, separei algumas dicas possíveis e que, com certeza, vão trazer resultados, seja na automação de tarefas ou para conquistar o seu cliente:

  • Check-in e Check-out automatizados: evite aquela paradinha na recepção que pode gerar aglomerações e irritar os hóspedes mais apressadinhos. Um dia antes da data da reserva, alinhe a forma de pagamento e já passe o número do quarto. Na saída a mesma coisa, confirmando a autorização de débito enviada por email.
  • Sem cartilhas de papel: folhetos, informações, cardápios… nada disso será utilizado. Caso necessário, seu cliente poderá solicitar por e-mail ou via Whatsapp.
  • Aumente sua receita antes mesmo de reabrir: nesse texto aqui te mostro como utilizar vouchers para fechar reservas futuras e aumentar o seu fluxo de caixa nesse momento. Utilize essas dicas em um QR Code grátis e dê um passo além.

Mostre esse cuidado aos clientes

Depois de colocar as medidas desse guia para hotéis pós-Covid-19 em prática, divulgue! Todos esses esforços sem a correta divulgação será um trabalho em vão. É de extrema importância informar a seus hóspedes o quanto você se importa.

Se antes eles buscavam em sites de recomendação itens como localização e atividades de lazer, nesse novo cenário muitos deles estarão preocupados – e até paranóicos – com o fator limpeza. Então faça disso o seu diferencial.

E assim como você se preocupa com os seus clientes, eu estou com você em todos os momentos. Inclusive nesse, e sigo firme no propósito de te oferecer conhecimento para diminuir os impactos. Por isso, confira tudo o que tenho pra você nessa série especial sobre a Covid-19 e tenha vários novos insights!

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima