A decoração de Halloween pode ser a sua ação lucrativa de outubro, se feita de forma atrativa e inovadora. O Dia das Bruxas é celebrado no dia 31 de outubro, mas as ações no comércio podem iniciar desde já, a começar pela decoração de Halloween.
A data é uma das mais divertidas do ano e, embora culturalmente norte-americana, é muito propagada no Brasil. Empresas e instituições de ensino aproveitam o momento para realizar festas à fantasia.
Condomínios e comunidades residenciais aproveitam para divertir as crianças com o famoso pedido de “doces ou travessuras”. E é claro que o comércio também se beneficia com essas práticas.
Hoje vamos conversar sobre como a decoração de Halloween pode ser fundamental para o seu negócio e esquentar as vendas para o final de ano. Vem ainda muitas dicas legais para você explorar na sua loja.
A festa só está começando
Antes de falarmos sobre a decoração de Halloween na loja, vamos a alguns números para começarmos a nossa conversa de hoje com o pé direito.
De acordo com a Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa), as vendas de Dia das Bruxas já alcançaram uma alta anual de 30%.
Um levantamento divulgado pelo Sebrae revela que o Halloween tem sido considerado pelos lojistas, nos últimos anos, uma das datas mais importantes do calendário comercial. No encerramento do mês, eles alegam registrar crescimento de até 60% nas vendas de outubro.
De acordo com a Pesquisa da Plataforma Gente, da Rede Globo, o setor produtivo de guloseimas atinge um incremento nas vendas de cerca de 40%, o que, logicamente, também acaba impactando no comércio por causa da demanda da época.
Além disso, conforme a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) o segmento de festas infantis cresce 30% a cada ano no período.
Considerando o contexto, vale a pena apostar em iniciativas que atraiam mais clientes para a loja por causa do evento, a começar pela decoração de Halloween que é o nosso tema principal hoje.
Como fazer uma decoração de Halloween lucrativa
Festejar o halloween sem ornamentar o espaço e contar com um mix temático é a mesma coisa que não fazer nada. Então, o primeiro ponto que você precisa ter em mente é que a decoração de Halloween precisa ser chamativa.
A seguir você confere 10 sugestões de decoração e dicas para te ajudar a criar a sua própria decoração de Halloween na loja.
1. Fantasie os colaboradores
Vestir os colaboradores da loja a caráter, seja com fantasias ou apetrechos de halloween, também integra a decoração e pode ser uma atração à parte para os funcionários. É muito divertido ter vendedores e caixas promovendo as vendas dessa forma.
Para ajudar a estimular que a sua equipe entre no clima da data, você pode propor brindes, sorteios de incentivo ou até mesmo um concurso interno de melhor fantasia. Ou ainda melhor: deixar que os clientes votem na melhor, fazendo com que interajam com a campanha.
2. Pense ações interativas
Você pode também pensar em contratar promotores de eventos, modelos ou atores que possam ir a caráter, com fantasias de grandes vilões do cinema, por exemplo.
Essas pessoas podem circular na loja ou recepcionar os clientes na porta. É uma forma de ação interativa que tem muito apelo para a época e ajuda a chamar os clientes.
3. Capriche na fachada
A fachada e a vitrine da loja são o primeiro contato visual do consumidor e merecem atenção. A decoração de Halloween nesses espaços precisa ser caprichada. Caso contrário, o cliente não vai nem se atentar para a data.
Aproveite a decoração de Halloween na fachada para mesclar com a divulgação das principais ofertas, se houver.
4. Padronize o layout
Importante você apostar nas cores da data para padronizar o layout da sua loja. A tradicional paleta da decoração de Halloween é composta de cores frias como preto, vermelho, roxo e ainda o laranja.
Tudo bem querer fugir um pouco à regra e inovar na escolha das cores, desde que com cautela para não sair do tema. Além disso, a decoração precisa ser composta de adereços tradicionais que remetam à data: morcegos, aranhas, teias sintéticas, abóboras etc.
5. Decore os corredores
Depois de se preocupar com a entrada da loja, você vai precisar dar uma atenção aos corredores. A decoração de Halloween precisa acompanhar o consumidor em toda a jornada de compra.
Então, pelo menos os corredores principais podem ser decorados. Mas não precisa ser nada rebuscado. Por isso os itens de papelaria podem ser úteis e mais baratos.
6. Decore no checkout
A área de checkout também demanda alguns elementos decorativos e, se não for possível, alguns acessórios com os operadores de caixa ou a fantasia são suficientes para deixar o ambiente em harmonia com o halloween.
7. Decore nas redes sociais
Sim. As redes sociais da loja e a loja virtual, se for o caso, também podem ser decoradas e alinhadas com a proposta de decoração de halloween da loja.
Use a mesma paleta de cores nas artes e peças de divulgação online. Aproveite para criar conteúdos e ações promocionais exclusivas para interessar mais o seu público. Não se esqueça de enriquecer o conteúdo com emojis que fazem referência à data como monstros, a abóbora, aranha etc.
8. Incremente o mix com a decoração
Há um mix muito pontual para se trabalhar durante o halloween e que pode ser explorado na sua loja, supermercado, mercearia, farmácia e até papelaria.
Por ser um período em que a realização de festas aumenta, é preciso ficar atento a todos os produtos necessários para a montagem de eventos temáticos. Além disso, contar com um amplo sortimento de doces, guloseimas e bebidas.
Aproveite para colocar esse mix especial em meio à decoração de Halloween para que receba o devido destaque. Sugestão de mix:
- Kit festa
- Balões
- Copos descartáveis
- Pratos descartáveis
- Guardanapo
- Fantasias
- Itens de papelaria
- Itens de halloween
- Guloseimas e doces
- Chocolates
- Refrigerante
- Suco
- Água
- Bebidas alcoólicas
9. Inove na campanha
A campanha e a decoração de Halloween podem ser inovadoras. Além de oferecer promoções aos seus clientes, você pode oferecer experiência. Uma boa experiência!
Lembra que no início comentamos sobre a experiência imersiva do consumidor, com auxílio de pessoas fantasiadas? Além disso, você pode pensar em outras ideias criativas para deixar seu cliente entusiasmado.
Você pode, por exemplo, oferecer oficinas de pintura temática para as crianças enquanto os pais fazem as compras.
Pode preparar um workshop de receitas com o tema ou oferecer kits de guloseimas para serem ofertados às crianças que vão brincar de “doces ou travessuras” no bairro. Ou ainda uma sala improvisada de cinema com exibição de filmes com direito a pipoca.
Muita gente não gosta de celebrar o Dia das Bruxas, o que inclui lojistas. Se for esse o caso, você pode pensar em uma ação paralela com outros personagens e outra decoração. Um exemplo é tratar sobre o folclore brasileiro e seus peculiares personagens.
10. Aposte em confeitaria
Para incrementar a sua decoração de halloween, que tal apostar na confeitaria temática. Você pode aproveitar parceiros para fazer a revenda desses produtos na loja ou até mesmo uma ação de brindes para os primeiros clientes do dia 31 de outubro.
Caso a sua loja seja do ramo alimentar, pode também criar uma oficina de receitas de bolos, marshmallows, brigadeiros e muitos outros doces com o tema. Uma experiência degustativa completa para os seus clientes!
Cupons de desconto, combos e muito mais…
A decoração sem dúvidas é um importante chamariz para a ação de vendas de halloween. No entanto, fazer uma ação promocional pode trazer ainda melhores resultados para a loja.
É possível dar desconto no mix sazonal? Sim. Então ótimo! Se vai afetar muito a sua margem de lucro, não tem problema. Podemos pensar em outros atrativos, como cupons de desconto para a próxima venda, combos de produtos, a oferta “leve 2, pague 3”, entrega grátis, um programa de cashback, entre outros.
Seja qual for a ação, o segredo é despertar o interesse e a curiosidade dos clientes. Então, bom planejamento de campanha e boas vendas!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.