Preço baixo é atrativo pra qualquer cliente, em qualquer tipo de negócio, não importa o perfil e o segmento. Mas chegar lá não é tão simples quanto parece: quem não sabe como dar desconto de maneira estratégica perde a oportunidade de fazer bons negócios e pode até acabar no prejuízo!
Fazer ofertas irresistíveis é uma verdadeira ciência, porque não basta abaixar os preços – é preciso garantir que a loja terá retorno positivo mesmo com valores menores que o normal. O “truque” pode estar em bons negócios com fornecedores, em cálculos de precificação precisos ou no conhecimento aprofundado do perfil de compra dos seus clientes.
Na maior parte dos casos, o segredo de como dar desconto sem perder dinheiro é um pouco das três opções acima. Quer saber mais? Continue a leitura que o FalaMart explica todas elas para você!
Como dar desconto sem perder dinheiro? Faça as contas!
Já ouviu aquela frase “não existe almoço grátis”? O dito popular existe por um motivo: em toda transação econômica, o dinheiro precisa sair de algum lugar.
Isso fica ainda mais evidente em algumas práticas comerciais, como dar desconto. O dinheiro que seu cliente economiza é um dinheiro que você deixa de ganhar.
Portanto, para encontrar uma equação que faça os preços atraentes para os consumidores sem prejudicar seu fluxo de caixa, é necessário fazer algumas contas.
O cálculo da precificação envolve seus custos fixos e variáveis, além da margem de lucro desejada. Para descobrir como dar desconto, é preciso avaliar esses números de perto e ver onde é possível reduzir valores.
Mas lembre-se da sabedoria popular, não existe almoço grátis. Reduzir drasticamente a margem de lucro, por exemplo, só vale a pena naqueles casos em que o volume de venda vai garantir a lucratividade. Sem “achismos” nessa etapa, faça as contas e veja onde é possível economizar sem comprometer a saúde do negócio ou prejudicar outras áreas.
Tenha fornecedores parceiros
O preço de custo de uma mercadoria é visto por muitos como um valor fechado, impossível de mexer. Isso porque ele depende dos preços praticados pelo fornecedor, um agente que está fora do seu controle enquanto varejista. Certo?
Errado! A ciência de como dar desconto é uma expertise que envolve também, e principalmente, a capacidade de identificar os melhores negócios na hora de escolher os fornecedores. Um bom fornecedor não é só aquele que oferece qualidade e preços baixos dentro da média, mas sim aquele que deseja crescer junto com o seu negócio.
Na prática, trata-se do fornecedor que apresenta outras vantagens além daquelas de praxe e está sempre aberto a negociação. Veja o caso do Martins, por exemplo: quem é cliente parceiro pode contar com frete grátis, cashback e clube de benefícios.
Tudo que você deixa de gastar com o fornecedor ou recebe de volta, no caso do cashback, pode ser usado para o que você quiser, como dar descontos!
Conheça seu público
O terceiro patamar para quem deseja dominar a ciência de como dar descontos é conhecer bem seus clientes e a relação deles com seus produtos. Esse conhecimento vai te ajudar a escolher as mercadorias da promoção e a melhor estratégia para divulgar as ofertas por aí.
Tudo bem querer fazer uma promoção para fazer circular aquelas mercadorias que estão encalhadas, mas preço baixo pode não ser suficiente para atrair o público.
Se o produto tem um giro reduzido, é preciso descobrir como trabalhar o argumento de vendas para despertar o interesse: pode ser uma data especial, um desconto progressivo ou a associação com outro produto de maior circulação.
A questão de como dar desconto não diz respeito apenas aos preços, mas todas as etapas que envolvem a promoção. Mas, assim como na precificação, é preciso se empenhar para entender as características dos clientes e dos produtos para definir o melhor momento de oferecer aquele precinho camarada.
Não sabe por onde começar?
Para não se perder em meio a todas as informações, separamos 4 perguntas que você deve responder antes, durante e depois de desenvolver uma promoção na loja. As respostas certamente vão te ajudar a identificar como dar desconto e otimizar esses processos.
1 – Saiba os motivos que você possui para dar o desconto
2 – Entenda a época em que vai fazer a ação
3 – Pense em alguns tipos de desconto e selecione os mais interessantes para aplicar
4 – Faça um balanço após a ação e analise os prós e contras
Acha que saber como dar desconto não é suficiente para conquistar a clientela? Então confira nosso texto sobre foco no cliente e entenda tudo sobre essa metodologia!