Treze de agosto é celebrado o Dia dos Pais. A partir de agora, o varejo começa a se movimentar para preparar o comércio para a sazão e trazer boas ideias de presentes para o Dia dos Pais.
Muitos clientes já têm em mente o que vão presentear, mas grande parte também espera se aproximar mais da data para decidir qual o presente ideal para o paizão. É aí que entram as boas estratégias de vendas para instigar o consumidor.
O varejo físico e o online estão otimistas com a movimentação da data. A sua loja também precisa estar preparada para atender bem a clientela nos dois canais. Por isso, hoje o foco da nossa conversa é esse!
Vamos tratar de algumas estimativas para o setor, ideias de presentes para o Dia dos Pais que vão vender mais e como você pode preparar a sua loja para a data.
Do pessoal ao eletrônico: presentes para o Dia dos Pais
As ideias de presentes para o Dia dos Pais transitam por várias categorias na hora de agradar quem mais amamos. O mercado dá ainda vários sinais do que as pessoas mais compram para a data e o que os papais pretendem ganhar.
De acordo com uma pesquisa da Globo, divulgada recentemente, oito em cada dez consumidores consideram o Dia dos Pais uma ocasião importante para a família. Além disso, 55% pretendem celebrar a data neste ano, enquanto outros 20% ainda estão indecisos sobre as comemorações.
A mesma pesquisa revelou ainda que metade dos brasileiros devem presentear os pais neste ano. Entre as mercadorias com maior intenção de compra no Dia dos Pais, se destacam: roupas (35%), perfumes (24%), calçados (17%), almoço/jantar (14%) e cuidados pessoais (12%).
Em contrapartida, o interesse dos pais se aproxima de itens mais tecnológicos. Mas eles também gostam de presentes de uso pessoal. Os preferidos são perfumes (20%), roupas (19%), smartphone (16%), calçados (11%) e eletrônicos (9%).
Com base nessas informações, preparamos algumas ideias de presentes para o Dia dos Pais para você vender na sua loja. Olha só:
- Kit para barbear
- Barbeador elétrico
- Kit cuidados pessoais masculino
- Smartphone
- TV
- Robô de limpeza
- Aspirador
- Sanduicheira
- Churrasqueira elétrica
- Cafeteira
- Abridor de vinho
- Kit de cervejas
- Vinho
- Chopeira
- Copo térmico
- Games
- Caixa de som
- HD externo
- Notebook
- Luminária de mesa
- Fones de ouvido
- Projetor
- Lavadora de alta pressão
- Mochila
O que esperar das vendas
No ano passado, as vendas para o Dia dos Pais atingiram um faturamento de R$ 5,9 bilhões só no e-commerce. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas ao longo da semana registraram um aumento de quase 12% em relação ao mesmo período de 2021.
Entre as categorias que venderam mais presentes estavam Cosméticos e Higiene Pessoal, além de Óticas e Joalherias. Os estados com melhor desempenho nas vendas foram Minas Gerais, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Para este ano, o cenário também é otimista e sinaliza bons negócios para o varejo. Hora então de planejar as ações e reforçar as ideias de presentes para o Dia dos Pais na loja. A seguir, vamos comentar algumas dicas para te ajudar.
Como preparar a loja para o Dia dos Pais 2023
Os preparativos para o Dia dos Pais devem ser norteados por três pilares importantes:
P-lanejamento
A-ntecedência
I-novação
Para que a campanha de vendas seja um sucesso, você precisa planejar quais ações vai aplicar e os gastos que serão necessários para colocar tudo em prática.
Esse planejamento também precisa contemplar a antecedência para poder antecipar as atividades sazonais e, consequentemente, as vendas. Além disso, quanto mais você inovar, mais atenção terá dos seus clientes.
1. Mix atrativo e sazonal
Com as ideias de presentes para o Dia dos Pais que trouxemos aqui, você já pode começar a planejar qual será o seu mix sazonal e que vai agradar os seus consumidores. Importante que o estoque não fique só nos produtos presenteáveis. Mostre que na sua loja um pai encontra o necessário para o dia a dia.
Leve em consideração ainda o perfil dos seus consumidores com base no segmento da loja. No varejo eletro, por exemplo, o mix de presente para o Dia dos Pais pode ser composto por máquinas de barbear, notebooks, celulares e smartphones. Já o varejo agroveterinário pode apostar no conceito de “papais de pet”.
No varejo de material de construção, os kits de ferramentas para jardinagem e de materiais elétricos são ótimas opções. No canal farma, mix de cuidados com a pele e cabelos, umidificadores, nebulizadores, perfumes e hidratantes podem ser destacados.
Nos supermercados e mercearias, após em bebidas como cerveja, vinho e destilado. Componha kits com copos, taças e snacks para dar aquela incrementada.
2. Engajamento social
Divulgue a campanha, as ofertas e o que mais tiver de atrativo na sua loja para o Dia dos Pais nas redes sociais da marca. Você pode ainda criar enquetes, usar hashtags e postar conteúdos que melhorem o engajamento dos consumidores.
Um anúncio patrocinado na semana que antecede o Dia dos Pais, pelo menos, também pode ser um bom negócio para dar mais visibilidade e criar expectativas com as ações da loja.
3. Base de clientes
A data é uma ótima oportunidade para estreitar o relacionamento com a base de clientes. Criei um e-mail marketing ou até mesmo uma lista de transmissão no WhatsApp para divulgar a campanha e ofertas exclusivas para esse público.
Personalize a mensagem para que eles se sintam ainda mais acolhidos. A ideia é se aproximar dos clientes que estão sumidos da loja.
4. Decoração
Campanha sazonal no varejo sem personalização não é campanha. Providencie uma comunicação temática desde a decoração no PDV até as estratégias de marketing digital.
Seria bacana destacar um espaço com os principais produtos do mix decorando de forma criativa ou apresentando os produtos para que o cliente possa ter uma experiência relevante antes de comprar.
Isso pode se dar por meio de degustação ou com um mostruário de eletroeletrônicos para que o cliente manuseie o produto.
5. Dia dos Pais com pós-venda
Aproveite essa campanha para efetivar o seu processo de pós-venda na loja. Após a campanha, entre em contato com os clientes para agradecer pela confiança, mas também para receber feedbacks.
Essa etapa faz toda a diferença na satisfação do cliente e permite à marca ser ainda mais próxima dele. Em caso de reclamações, essa é a oportunidade para poder dar o devido suporte e reverter a insegurança do consumidor em uma ótima experiência.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
