Como oferecer e destacar presentes para o Dia dos Pais na loja

Sumário

Falta menos de um mês para o segundo domingo de agosto e o varejo já começa a se preparar para uma das datas mais importantes do calendário comercial. Hora de pensar como destacar os presentes para o Dia dos Pais e quais ações promover para vender mais.

É preciso oferecer uma variedade de produtos que atendam aos desejos e necessidades dos pais e, claro, dos filhos que saem em busca do presente ideal. 

Além de dar aquela impulsionada nas vendas, a oferta de produtos sazonais cria um senso de urgência e estimula os consumidores a gastarem um pouquinho mais.  

Quer saber quais são os produtos com maior apelo de venda para serem bons presentes para o Dia dos Pais? Então, siga a leitura! 

A lista de presentes para o Dia dos Pais

Os presentes para o Dia dos Pais englobam uma gama enorme de produtos como itens para uso pessoal ou equipamentos tecnológicos e aparelhos que auxiliam no dia a dia do herói.

Pensando no varejo, podemos destacar algumas categorias que são mais procuradas para a data:

  1. Roupas e acessórios: camisetas, camisas, bermudas, relógios, cintos, carteiras e calçados;
  2. Perfumes e produtos de Higiene: kit para barbear, barbeadores, itens de cuidados pessoas e perfumes;
  3. Tecnologia e eletrônicos: smartphones, tablets, fones de ouvido, gamesHD externo, notebook e caixas de som;
  4. Itens para lazer e hobby: equipamentos esportivos, tênis de corrida, roupas esportivas e bicicleta;
  5. Ferramentas e kits de bricolagem: chave de fenda, martelo, kit de pintura, furadeira e chave inglesa;
  6. Bebidas e alimentos: vinho, cerveja e chocolate;
  7. Eletro: TV, churrasqueira elétrica, fritadeira elétrica, robô de limpeza, chopeira, cafeteira e sanduicheira.

Como destacar o mix 

Para garantir o aumento das vendas durante o Dia dos Pais, os lojistas precisam pensar em ações mais criativas que os coloquem à frente dos concorrentes. Então, planejamos a seguir algumas formas de você conseguir fazer isso destacando o mix.

1. Kit promocionais

Combine produtos complementares em kits promocionais, oferecendo um desconto atrativo para a compra conjunta. Esses combos personalizados não só aumentam o gasto médio da compra, como facilitam a escolha do presente para o cliente.

Monte diferentes kits para todos os tipos de pais. Exemplo: kit de cuidados pessoais com perfume, loção pós-barba e sabonete líquido, ou um kit tecnológico com fone de ouvido, carregador portátil e capa para smartphone

É muito importante destacar esses kits em áreas estratégicas da loja, como próximo ao caixa ou na entrada, e destaque-os com uma placa ou banner indicando que são presentes para o Dia dos Pais.

2. Descontos especiais

Faça promoções de presentes para o Dia dos Pais como descontos progressivos ou ofertas-relâmpago. Sorteios também são excelentes estratégias para engajar clientes.

A ideia é realizar um sorteio de um produto de destaque na loja entre os clientes que realizarem compras acima de um determinado valor. 

Além de despertar o senso de urgência no consumidor para garantir o presente do paizão, você melhora a satisfação. Vale ainda considerar frete grátis para as compras online e cupons de descontos nas redes sociais. 

Divulgue promoções especiais e sorteios através de cartazes, redes sociais e e-mail marketing, para que os clientes possam chegar até a loja.

3. Embalagens presenteáveis

Caso tenha a oportunidade, invista em pacotes e embrulhos para presentes focados na data. Há muitos consumidores que ficam tentado em comprar algum produto só por causa da embalagem para presente na faixa, de graça.

Ofereça um serviço de embalagem para presente gratuito ou por um pequeno valor adicional. Um embrulho bem-feito pode agregar valor ao presente e facilitar a vida dos clientes.

4. Vitrine temática

Criar uma vitrine bem chamativa e que tenha tudo a ver com o tema Dia dos Pais pode ser a cereja do bolo. 

Decore a vitrine com elementos como banners, adesivos e displays personalizados. Utilize cores e imagens que transmitam a ideia de cuidado e apreço pelo pai. Crie uma história por meio de um cenário.

Um exemplo é montar uma cena de escritório com um conjunto de acessórios de tecnologia e um quadro com a mensagem “Para o melhor pai do mundo, feliz Dia dos Pais!”. 

5. Experiência com realidade aumentada

Aproveite as tecnologias de realidade aumentada para permitir que os clientes visualizem como os produtos ficariam em suas casas ou para o uso pessoal dos pais.

Você pode ainda criar jogos ou atividades interativas baseadas em realidade aumentada na loja, com prêmios para os participantes. Hoje, há muitas agências de tecnologia disponibilizando esse tipo de serviço aos varejistas.

6. Contação de histórias

Crie uma ação para que os consumidores possam compartilhar histórias emocionantes ou engraçadas sobre seus pais nas redes sociais. 

Depois, escolha as melhores para divulgar na loja ou nas redes sociais, criando uma atmosfera emocional para conectar os clientes com a campanha de Dia dos Pais.

7. Cartão presente

Pense na criação de um cartão presente da loja com valor adicional para a compra de presentes para o Dia dos Pais. Exemplo: cartão de R$ 100 com + R$ 20 de bônus se a compra for feita durante o período da campanha de Dia dos Pais. 

Outra ideia é deixar que os clientes personalizem os cartões de presente com mensagens e designs personalizados para os pais.

8. Experiência VIP

Promova um evento exclusivo para clientes VIP, oferecendo acesso antecipado a produtos e descontos especiais na loja.

Ofereça ainda mimos como café gourmet ou doces para os clientes que visitarem a loja durante a promoção do Dia dos Pais.

É válido também organizar atividades interativas na loja como oficinas de construção, competições de jogos ou demonstrações de produtos, que pais e filhos possam participar juntos.

Dica bônus: monte um espaço “instagramável” onde pais e filhos possam tirar fotos juntos, com opções de impressão instantânea ou envio digital.

No clima dos pais!

Essas são apenas algumas ideias para te ajudar a inspirar ações exclusivas e personalizadas na loja, permitindo aos seus clientes entrarem no clima da campanha desde agora.

Não se trata apenas de oferecer uma experiência de compra mais atrativa para os clientes, mas também de destacar os potenciais presentes para o Dia das Lojas, transformando o seu negócio no destino ideal para o presente perfeito.

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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