No dia 25 de maio é celebrado o Dia do Orgulho Nerd e a data pede uma ação direcionada à cultura pop. Os amantes de filmes, séries, games e HQs estão sempre atentos às novidades do mercado geek e valorizam o varejo que acompanha essas tendências.
As categorias de informática, eletroeletrônico e telefonia ganham ainda mais destaque nas vendas. Tanto que, durante o período de celebração do Dia do Orgulho Nerd, os maiores marketplaces do país fazem promoções para homenagear e atrair esse público.
O seu varejo também precisa estar inserido nesse universo. A melhor forma de garantir essa imersão é conhecer melhor o público nerd e preparar estratégias direcionadas para ele. É sobre isso que nós vamos prosear hoje.
O Dia do Orgulho Nerd
Para falar do público e do mercado geek, primeiro precisamos contextualizar o Dia do orgulho Nerd e trazer algumas curiosidades sobre o tema.
Para tornar mais fácil a fixação das informações, vamos resumir de forma pontuada essa data tão importante para o comércio. Acompanhe:
- O Dia do Orgulho Nerd é uma data com o intuito de homenagear famosos e personagens geeks em todo o mundo;
- Surgiu em 2006 a partir da comunidade geek espanhola;
- Em 25 de maio de 1977 estreou a saga Star Wars, uma das maiores produções-símbolo da cultura pop. Daí a escolha para o dia;
- Data também é reconhecida como o Dia da Toalha, em referência à série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias
Familiarizou um pouquinho mais com a representatividade da data? Então vamos delimitar agora o perfil do consumidor nerd. Depois, é planejar uma campanha promocional para se aproximar desses clientes.
Perfil geek no Brasil
Os geeks, podemos dizer, são os nerds mais modernos e intrinsecamente ligados à cultura pop. Os nerds são considerados mais tradicionais, mais técnicos e pouco comunicativos.
De acordo com a Pesquisa Geek Power, feita em conjunto com o Omelete e a MindMiners, a maior parte dos entrevistados (56%) se considera geek e o restante (51%) nerd. O estudo divulgado anualmente trouxe ainda os seguintes insights para o perfil geek no Brasil:
- 66% dos geeks têm entre 22 e 39 anos
- 38% possuem ensino superior completo
- 47% fazem investimentos financeiros
- 65% dos entrevistados são solteiros
- 81% dos entrevistados não têm filhos
- 34% têm a Netflix como plataforma de streaming favorita
- 45% dos geeks consomem conteúdos em streaming todos os dias
- 45% preferem a SmarTV para consumir esse tipo de conteúdo
- 70% jogam jogos eletrônicos
- 54% afirmam jogar jogos de tabuleiro também
- 70% pretendem manter assinaturas com streaming de música
- 77% escutam conteúdo relacionado à cultura pop
Ufa! Quanta informação, não é mesmo? Mas com essas estimativas já conseguimos vislumbrar o perfil de consumo desse público e saber por onde começar o preparo das vendas para o Dia do Orgulho Nerd.
Perceba que os geeks são extremamente antenados às novas tecnologias e estão sempre conectados. Por consumirem tanto conteúdo desse universo, os eletroeletrônicos são companheiros diários desse público.
Potencial do mercado geek
O Dia do Orgulho Nerd é comemorado logo após o comércio passar pelo Dia das Mães. Por isso, acaba sendo uma campanha para que o varejista não perca o ritmo bom de vendas no período.
Além disso, o mercado geek no Brasil se mostra cada vez mais promissor. O país é um dos que mais faz buscas relacionadas ao mundo geek na internet, principalmente quando o assunto é a saga Harry Potter, o anime Naruto e o jogo Free Fire. Foi o que mostrou um levantamento feito pelo Google.
Já uma pesquisa da Rakuten Digital Commerce, em 2019, revelou que o mercado geek movimentava, na ocasião, mais de R$ 138 bilhões. Ademais, os geeks brasileiros costumam gastar até 40% a mais que a média nacional de consumidores, com um ticket médio de R$ 548.
Esses indicadores são só um reforço do quanto o Dia do Orgulho Nerd pode ajudar a incrementar as vendas ainda no primeiro semestre do ano.
Aposte em artigos de decoração, canecas, jogos eletrônicos e de tabuleiro, acessórios gamer, eletrônicos e itens de informática em geral.
Mix personalizado
Já que tocamos nesse assunto, o mix para vender no Dia do Orgulho Nerd precisa ser eficiente para atingir diretamente o público consumidor. Vamos dizer que os itens oferecidos precisam ser personalizados para eles.
É ideal que você aposte em categorias de informática que ofereçam todo o equipamento completo de PCs gamer. Para os eletrônicos, incremente o mix com smartphones da geração, caixas de som e SmarTVs com sistemas atualizados.
Segue a nossa sugestão de produtos para você oferece:
- Cadeira gamer
- Mesa gamer
- Console
- Joystick e controle gamer
- Smartphone
- Capinhas para celular
- Película protetora
- Cabos para celular
- Suporte para veículos
- Tripé
- Ring light
- Carregadores
- Fones de ouvido
- Baterias externas (power bank)
- SmarTV
- Mouse
- Teclado
- Notebook
- Tablets
- Computador
- Headphone
- Webcam
- Mochila
- Videogame
- Pipoqueira
- Ventilador
- Climatizador
- Umidificador
- Ar-condicionado
- Artigos de decoração
O que há de novo no mercado
Os gamers estão sempre ligados aos lançamentos do universo geek e é importante que o varejista também esteja. Neste ano, há uma expectativa muito grande em torno do lançamento de jogos de videogame.
Mesmo que a sua loja não venda jogos, você pode se munir dessas informações para produzir conteúdos atrativos aos nerds nas redes sociais e ainda fazer ações promocionais aproveitando as novidades do mercado geek.
Por exemplo:
Foi lançado recentemente o remake do jogo eletrônico Resident Evil 4. O jogo é uma versão atualizada do clássico lançado em 2005, sendo um dos pioneiros em games de ação jogados na terceira pessoa.
A sua loja pode aproveitar esse “boom” para vender consoles, PCs e outros acessórios de internet para que o consumidor melhore a experiência com o jogo. Você também pode criar conteúdos sobre o jogo e curiosidades para as redes sociais.
Neste mês também será lançado Dead Island 2 e Star Wars Jedi: Survivor – tudo a ver com o Dia do Orgulho Nerd para você pensar em ações para a sua loja.
Filmes e séries
Alimentar expectativas com lançamentos de séries e filmes também é muito normal entre os nerds e os geeks. Fique atento às novidades do cinema e dos streamings para poder se manter informado sobre esses lançamentos e aproveitar as oportunidades para surfar no marketing e vender mais produtos a esse público.
Os destaques de abril ficam com Super Mário Bros: O Filme e Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes. Para a primeira quinzena de maio, a continuação de Os Guardiões da Galáxia volta a movimentar o Universo Marvel.
Equipamentos de última geração
Para além das produções geeks, vale ficar atento aos lançamentos mais recentes em eletrônicos, acessórios de informática e telefonia. Importante considerar essas novidades para atualizar o seu estoque para as ações de 25 de maio.
Entre os celulares mais cobiçados estão o recém-lançado Galaxy S23 e os aguardados Xiaomi 13 e iPhone 15.
Neste ano, a Samsung também lançou novidades para os gamers. Uma delas é o projetor portátil “The Freestyle”, que agora passa a contar com Gaming Hub para acesso direto a aplicativos de streaming de jogos.
Com a linha 2023 do Gaming Hub também será possível fazer streaming de jogos em maior resolução (4K) via Xbox Cloud Gaming e GeForce Now.
São inúmeros lançamentos e tendências de mercado que valem a pena acompanhar no dia a dia do varejo. O seu cliente vai gostar de ver o esforço em se manter sempre atento e buscando aprimorar o sortimento com produtos que melhoram a experiência de consumo dele.
No Dia do Orgulho Nerd, ofereça muito mais que ofertas aos seus clientes. Ofereça conhecimento e informações. Afinal, esse público está sempre muito interessado em novidades e atualizações.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.