Home Destaque Como se preparar para o Dia do Orgulho Nerd
arte sobre o dia do orgulho nerd no Martins

Como se preparar para o Dia do Orgulho Nerd

0
171

Dia 25 de maio é uma data que significa muito para quem se considera nerd ou geek, como são chamados na linguagem mais atual. Os amantes de quadrinhos, games, tecnologias e de histórias de super-heróis consideram a data importante e se sentem valorizados quando o varejo consegue oferecer algo para eles no Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha.

Quem é do segmento de informática, eletrônico, vestuário e até mesmo decoração sabe da importância da data para esse público e para o faturamento de sua loja. Um dos motivos que mostram essa força é o recorde de público a cada ano na CCXP (Comic Con Experience), evento brasileiro voltado para a cultura pop com foco em histórias em quadrinhos, videogames, filmes e séries.

Para você ter ideia, em 2019 o evento reuniu 280 mil pessoas em São Paulo (SP). No ano anterior foram 262 mil visitantes. Por conta da pandemia de Covid-19, a edição de 2020 foi realizada de forma 100% virtual.

Foram 250 lives simultâneas para 1,5 milhão de pessoas de 113 países, somando mais de 150 horas de conteúdo inédito. A organização já anunciou que o evento se repete este ano, de 2 a 5 de dezembro.

Vamos então saber mais sobre esse universo e como criar oportunidades para vender produtos de informática, eletrônicos, filmes, games e por aí vai!

Geek: quem são eles

Antes de falarmos sobre os produtos mais procurados pelos geeks, vamos saber melhor quem são eles?

A Pesquisa Geek Power 2020, feita pela O&CO Inteligência em parceria com a MindMiners, aponta que os homens (63%) são maioria nesse universo.

A idade predominante do público é entre 25 e 34 anos (40%). Na sequência, com 38%, aparecem os que têm até 24 anos; e por fim entre 35 e 54 anos, com 22%. Ainda conforme a pesquisa, 72% são solteiros e 87% não têm filhos.

Confira outros dados apontados no estudo:

  • Classe social: 30%, B; 30%, D; 28%, C; 12%, A
  • Escolaridade: 56% têm ensino superior completo ou cursando; 16% têm alguma especialização; e 5% fizeram mestrado ou doutorado;
  • Língua: 86% falam inglês e 30% espanhol;
  • Entretenimento: 91% acessam redes sociais todos os dias; 68% assistem TV aberta ou por assinatura pelo menos uma vez por semana;
  • Games: 62% jogam videogames; 71% jogam em consoles pelo menos uma vez por mês; 44% jogam em computadores ou notebooks;
  • Streaming: 94% assinam serviços de streaming; e 62% usam o Spotify durante a semana;
  • Filmes: 54% assistem ficção científica; 35% aventura e 35,6% fantasia.

Um outro estudo, dessa vez da Rakuten Digital Commerce e publicado no site E-commerce Brasil, aponta que o público geek gasta 40% a mais que a média nacional. Além de camisetas, bonés, fantasias e outros itens relacionados a esse mercado, os dados mostram que o público geek é totalmente conectado.

Eles usam smartphone e notebook para jogar videogame e jogos online; smart TV para assistir filmes e séries e também jogar; e a lista se estende para outros produtos do segmento eletrônico e informática.

De olho no mix de informática

Controle de videogame na mesa e televisão ligada

Investir em computadores e notebooks é a primeira aposta do segmento para conquistar o público geek. Isso porque, como citamos acima, 62% deles jogam videogames usando esses equipamentos.

Outro dado que reforça a importância de trabalhar esse mix no Dia do Orgulho Nerd é que 47% deles jogam todos os dias; e 32%, de dois a quatro dias por semana. E antes de listarmos outros produtos essenciais para a data, vamos a alguns números que mostram a força dos gamers no mercado.

O primeiro está relacionado aos PCs gamer, que deve crescer 30% até 2025. Este ano, conforme o site 123scomesse, a produção desse item deve chegar a 65 milhões de unidades, podendo chegar a 73 milhões conforme a projeção.

A outra informação é sobre os notebooks gamer, que este ano devem chegar a 27,9 milhões de unidades vendidas, correspondendo por 42.8% do mercado. A expectativa é que os números continuem evoluindo, chegando em 2025 com 33,7 milhões de unidades vendidas.

Aqui vai outra dica. Como o mercado traz bastante inovação em relação às tecnologias, é importante manter-se informado sobre as características dos produtos vendidos, pois esse público sabe exatamente o que quer e as especificidades do desejo de consumo.

Bom, agora vamos a mais dicas de mix para você trabalhar na sua loja no Dia do Orgulho Nerd do segmento de informática:

De olho no mix eletrônicos

Na hora de ver séries, filmes e jogar videogame, os geeks não dispensam produtos eletrônicos que acabam complementando ao de informática, e vice-versa. Na sala, no quarto ou na área de lazer, por exemplo, eles estão em busca de tecnologia para mergulhar nesse universo.

Além de smartphones, caixas de som, smart TV e blu-ray também estão na lista de produtos dos nerds que passam horas e horas com essas tecnologias ligadas praticamente todos os dias da semana.

E para fechar esse cenário, aproveite para oferecer produtos que vão deixar o ambiente mais confortável. A dica aqui é investir na climatização, com ventilador, climatizador, umidificador, ar-condicionado, mesa gamer, pipoqueira e muito mais!

Rede social a seu favor

Como estão as suas redes sociais? É bom voltar seus olhos para esses canais, pois eles são os preferidos dos geeks. Lembra que falamos acima que 91% deles usam as redes sociais todos os dias? Por isso a importância de você marcar presença no mundo digital.

Faça posts relevantes e inteligentes, até porque eles são experts do assunto. Mostre a esse público que você não só tem interesse nesse universo, como entende do mercado e tem o mix para oferecer a ele. Estabelecendo um diálogo com os nerds nas redes socais com certeza você terá resultados nas vendas.

Na hora de vender o mix, ressalte os atributos das tecnologias para mostrar que você sabe o que está vendendo, que está entregando o produto que ele tanto quer adquirir. Essa dica vale não só para as vendas online, como na loja física. Por isso é importante ter vendedores preparados e tecnológicos.

Prontos para o Dia do Orgulho Nerd? O Martins está com uma ação focada para a data, e se precisar de uma ajuda em relação à rede social, temos um vídeo bem bacana sobre o assunto.

Ah, o Martins também colocou no canal do YouTube vídeos com dicas de marketing que também ajudam você a navegar melhor nesse universo online.

Até a próxima e anote o dia 25 de maio no seu calendário anual de ações do varejo.