Dia do Orgulho Nerd: aproveite o mercado geek para vender

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aproveite o mercado geek no Dia do Orgulho Nerd

Sumário

No dia 25 de maio é celebrado o Dia do Orgulho Nerd e a data pede uma ação direcionada à cultura pop. Os amantes de filmes, séries, games e HQs estão sempre atentos às novidades do mercado geek e valorizam o varejo que acompanha essas tendências.

As categorias de informática, eletroeletrônico e telefonia ganham ainda mais destaque nas vendas. Tanto que, durante o período de celebração do Dia do Orgulho Nerd, os maiores marketplaces do país fazem promoções para homenagear e atrair esse público.

O seu varejo também precisa estar inserido nesse universo. A melhor forma de garantir essa imersão é conhecer melhor o público nerd e preparar estratégias direcionadas para ele. É sobre isso que nós vamos prosear hoje.

O Dia do Orgulho Nerd

Para falar do público e do mercado geek, primeiro precisamos contextualizar o Dia do orgulho Nerd e trazer algumas curiosidades sobre o tema. 

Para tornar mais fácil a fixação das informações, vamos resumir de forma pontuada essa data tão importante para o comércio. Acompanhe:

  • O Dia do Orgulho Nerd é uma data com o intuito de homenagear famosos e personagens geeks em todo o mundo;
  • Surgiu em 2006 a partir da comunidade geek espanhola;
  • Em 25 de maio de 1977 estreou a saga Star Wars, uma das maiores produções-símbolo da cultura pop. Daí a escolha para o dia;
  • Data também é reconhecida como o Dia da Toalha, em referência à série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias

Familiarizou um pouquinho mais com a representatividade da data? Então vamos delimitar agora o perfil do consumidor nerd. Depois, é planejar uma campanha promocional para se aproximar desses clientes.

Perfil geek no Brasil

Os geeks, podemos dizer, são os nerds mais modernos e intrinsecamente ligados à cultura pop. Os nerds são considerados mais tradicionais, mais técnicos e pouco comunicativos.

De acordo com a Pesquisa Geek Power, feita em conjunto com o Omelete e a MindMiners, a maior parte dos entrevistados (56%) se considera geek e o restante (51%) nerd. O estudo divulgado anualmente trouxe ainda os seguintes insights para o perfil geek no Brasil:

  • 66% dos geeks têm entre 22 e 39 anos
  • 38% possuem ensino superior completo
  • 47% fazem investimentos financeiros
  • 65% dos entrevistados são solteiros 
  • 81% dos entrevistados não têm filhos
  • 34% têm a Netflix como plataforma de streaming favorita
  • 45% dos geeks consomem conteúdos em streaming todos os dias
  • 45% preferem a SmarTV para consumir esse tipo de conteúdo
  • 70% jogam jogos eletrônicos
  • 54% afirmam jogar jogos de tabuleiro também
  • 70% pretendem manter assinaturas com streaming de música
  • 77% escutam conteúdo relacionado à cultura pop

Ufa! Quanta informação, não é mesmo? Mas com essas estimativas já conseguimos vislumbrar o perfil de consumo desse público e saber por onde começar o preparo das vendas para o Dia do Orgulho Nerd.

Perceba que os geeks são extremamente antenados às novas tecnologias e estão sempre conectados. Por consumirem tanto conteúdo desse universo, os eletroeletrônicos são companheiros diários desse público.

Potencial do mercado geek

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado logo após o comércio passar pelo Dia das Mães. Por isso, acaba sendo uma campanha para que o varejista não perca o ritmo bom de vendas no período.

Além disso, o mercado geek no Brasil se mostra cada vez mais promissor. O país é um dos que mais faz buscas relacionadas ao mundo geek na internet, principalmente quando o assunto é a saga Harry Potter, o anime Naruto e o jogo Free Fire. Foi o que mostrou um levantamento feito pelo Google.

Já uma pesquisa da Rakuten Digital Commerce, em 2019, revelou que o mercado geek movimentava, na ocasião, mais de R$ 138 bilhões. Ademais, os geeks brasileiros costumam gastar até 40% a mais que a média nacional de consumidores, com um ticket médio de R$ 548.

Esses indicadores são só um reforço do quanto o Dia do Orgulho Nerd pode ajudar a incrementar as vendas ainda no primeiro semestre do ano.

Aposte em artigos de decoração, canecas, jogos eletrônicos e de tabuleiro, acessórios gamer, eletrônicos e itens de informática em geral.

Mix personalizado

jovem de óculos com fone de ouvido usando teclado e mouse

Já que tocamos nesse assunto, o mix para vender no Dia do Orgulho Nerd precisa ser eficiente para atingir diretamente o público consumidor. Vamos dizer que os itens oferecidos precisam ser personalizados para eles.

É ideal que você aposte em categorias de informática que ofereçam todo o equipamento completo de PCs gamer. Para os eletrônicos, incremente o mix com smartphones da geração, caixas de som e SmarTVs com sistemas atualizados. 

Segue a nossa sugestão de produtos para você oferece

O que há de novo no mercado

Os gamers estão sempre ligados aos lançamentos do universo geek e é importante que o varejista também esteja. Neste ano, há uma expectativa muito grande em torno do lançamento de jogos de videogame.

Mesmo que a sua loja não venda jogos, você pode se munir dessas informações para produzir conteúdos atrativos aos nerds nas redes sociais e ainda fazer ações promocionais aproveitando as novidades do mercado geek.

Por exemplo: 

Foi lançado recentemente o remake do jogo eletrônico Resident Evil 4. O jogo é uma versão atualizada do clássico lançado em 2005, sendo um dos pioneiros em games de ação jogados na terceira pessoa. 

A sua loja pode aproveitar esse “boom” para vender consoles, PCs e outros acessórios de internet para que o consumidor melhore a experiência com o jogo. Você também pode criar conteúdos sobre o jogo e curiosidades para as redes sociais. 

Neste mês também será lançado Dead Island 2 e Star Wars Jedi: Survivor – tudo a ver com o Dia do Orgulho Nerd para você pensar em ações para a sua loja. 

Filmes e séries

Alimentar expectativas com lançamentos de séries e filmes também é muito normal entre os nerds e os geeks. Fique atento às novidades do cinema e dos streamings para poder se manter informado sobre esses lançamentos e aproveitar as oportunidades para surfar no marketing e vender mais produtos a esse público. 

Os destaques de abril ficam com Super Mário Bros: O Filme e Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes. Para a primeira quinzena de maio, a continuação de Os Guardiões da Galáxia volta a movimentar o Universo Marvel.

Equipamentos de última geração

Para além das produções geeks, vale ficar atento aos lançamentos mais recentes em eletrônicos, acessórios de informática e telefonia. Importante considerar essas novidades para atualizar o seu estoque para as ações de 25 de maio. 

Entre os celulares mais cobiçados estão o recém-lançado Galaxy S23 e os aguardados Xiaomi 13 e iPhone 15

Neste ano, a Samsung também lançou novidades para os gamers. Uma delas é o projetor portátil “The Freestyle”, que agora passa a contar com Gaming Hub para acesso direto a aplicativos de streaming de jogos.

Com a linha 2023 do Gaming Hub também será possível fazer streaming de jogos em maior resolução (4K) via Xbox Cloud Gaming e GeForce Now. 

São inúmeros lançamentos e tendências de mercado que valem a pena acompanhar no dia a dia do varejo. O seu cliente vai gostar de ver o esforço em se manter sempre atento e buscando aprimorar o sortimento com produtos que melhoram a experiência de consumo dele.

No Dia do Orgulho Nerd, ofereça muito mais que ofertas aos seus clientes. Ofereça conhecimento e informações. Afinal, esse público está sempre muito interessado em novidades e atualizações.

Boas vendas e até a próxima!

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