O Dia do Orgulho Nerd está próximo e o varejo tem muito a faturar com a data. A comemoração é no dia 25 de maio e homenageia os famosos nerds ou geeks mundo afora. Muito antenado, esse público consumidor já está de olho nas oportunidades de compras para a data.

Os amantes de games, eletrônicos, novas tecnologias, HQs e cultura pop estão por todo lado. Mais do que um cenário cultural, eles estão no centro da potencialidade de vendas dos segmentos de informática, eletroeletrônico e telefonia.

Basta analisar os festivais e feiras existentes no Brasil e no exterior para apresentar as novidades aos consumidores. O Dia do Orgulho Nerd é muito importante para o varejo e no artigo de hoje vamos te mostrar as oportunidades de venda no mercado de games.

Além disso, vamos te colocar bem informado sobre a data, das novidades do segmento e sugestões de produtos para você incrementar seu mix para a campanha de vendas do Dia do Orgulho Nerd.

Curiosidades sobre a data

Há relatos de que a data surgiu a partir do movimento da comunidade geek espanhola em 2006. O Dia do Orgulho Nerd ganhou essa data porque foi exatamente em 25 de maio de 1977 que a maior saga de todos os tempos estreou nas telonas: Star Wars.

Uma curiosidade é que a data também pode ser reconhecida como o Dia da Toalha, outra referência do universo nerd em razão da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. Na obra, a toalha é vista como item indispensável na mochila dos viajantes das galáxias.

A data ainda pode ser celebrada com reverência a outras obras famosas da cultura pop como a trilogia O Senhor dos Anéis, Universo Marvel, da DC Comics, Harry Potter, Friends, League of Legends e outros games, livros, séries e filmes.

Público geek

A Pesquisa Geek Power 2021 atualizou o perfil dos nerds do Brasil. Em sua maioria, eles são solteiros, sem filhos e ensino médio completo. Ainda de acordo com o relatório, a maioria tem até 34 anos de idade e 58% deles pertencem às classes sociais B e C.

Outro dado super importante é que eles são muito conectados. Ao serem questionados sobre as redes sociais, 81% dos participantes da pesquisa disseram navegar diariamente nesse universo. O Instagram é o principal canal usado entre eles.

Mais de 60% do público geek joga games frequentemente, enquanto 51% deles assinam ao menos três plataformas de streaming.

Novidades X Oportunidades de venda

Agora que você já conhece o público nerd com as informações de perfil atualizadas, é hora de focar nas oportunidades de venda com o Dia do Orgulho Nerd na sua loja.

O varejo de eletrônicos, acessórios de informática e telefonia tem uma grande variedade de opções. Basta trabalhar o mix e as estratégias certas para atrair o público-alvo neste dia 25 de maio.

O primeiro ponto é estar atento às novidades do segmento para mostrar ao cliente que você está bem antenado ao mercado. Estudamos os principais lançamentos em tecnologia voltada para os gamers para 2022 e vamos contar agora para você tintim por tintim. Siga com a leitura!

TVs para gamers

Controle de videogame na mesa e televisão ligada

O Brasil já se consagrou um país importante no cenário mundial dos e-sports. Para se ter uma ideia, representou a terceira maior audiência do Campeonato de League of Legends. Além disso, está no TOP 10 do maior número de telespectadores de jogos eletrônicos.

Se há tantos telespectadores, o que não pode faltar na rotina dos gamers é qualidade de imagem. Os fabricantes de TVs estão de olho nesse público e trazem novidades para melhorar a experiência desses consumidores.

A LG criou novas funções de TVs Oled para os gamers. Por contarem com processador Alpha 9 de 5ª geração, a qualidade de imagem por meio de inteligência artificial é infinitamente melhor. Também há controle de dissipação de calor para que o aparelho não esquente muito, mesmo várias horas ligado.

Mas o grande destaque é que as TVs são compatíveis com placas de vídeo GeForce RTX 30, da Nvidia, justamente para atrair o público de games mais sofisticados que só rodam com o auxílio da tecnologia.

A Samsung não fica atrás. Para este ano, a marca apresentou a atualização das TVs de MicroLed. A empresa da Coreia do Sul agora traz aparelhos com gerenciamento de NFTs e sistemas de jogos em nuvem, como é o caso do GeForce Now e Stadia.

Smartphones para gamers

Passa ano e entra ano, bombam as listas de melhores smartphones para se jogar. Como os aparelhos vão passando por melhorias, os gamers gostam de se atualizar e aposentar o antigo aparelho.

Tudo vai depender do gosto e da necessidade do cliente para jogar games top de linha ou jogos menos pesados para o celular. Muitos aparelhos da Xiaomi atendem os jogos intermediários e básicos. Além disso, têm um bom custo-benefício.

O iPhone 13 Pro Max vem sendo eleito o melhor celular gamer para os fãs da fabricante Apple. Já para quem não abre mão do Android, Asus Rog Phone 5S e o Samsung S21 Ultra estão entre os celulares gamers favoritos do público geek.

Tecnologia 5G

A grande tendência para 2022 é sem dúvidas a tecnologia 5G, uma realidade no Brasil para dispositivos móveis. O novo recurso é muito mais veloz que a tecnologia 4G e pode abranger até 1 milhão de aparelhos conectados por quilômetro quadrado.

Com uma navegação até 20 vezes mais rápida que as tecnologias anteriores, muitos gamers já estão dispostos a trocar os antigos smartphones por aparelhos 5G que sejam compatíveis com a nova tecnologia. Fique de olho!

Wi-Fi 6 em alta

O Wi-Fi 6 ou 802.11ax é outra nova tecnologia que vai transitar bem no mundo gamer. Esse novo padrão é mais eficiente e atua com mais velocidade de conexão sem fio.

A nova tecnologia possibilita que os pontos de acesso comportem uma maior quantidade de clientes em ambientes densos sem a perda de qualidade na conexão dos usuários nas redes LAN sem fio.

Além disso, o Wi-Fi 6 garante maior desempenho para recursos como vídeo 4K ou 8K, aplicativos de alta densidade e definição de aparelhos no âmbito da Internet das Coisas (IoT).

Entre as características da tecnologia Wi-Fi 6 se destacam:

  • Suporta também a frequência de 6 Ghz;
  • Tem capacidade de alcançar taxas de transferências de 9.6Gbits/s;
  • Aumento de velocidade superior a 35%;
  • Taxa de transferência média superior ao Wi-Fi 5;
  • Suporta até 8 dispositivos diferentes, operando em upload e download;
  • Mais durabilidade da bateria dos dispositivos por meio do recurso Target Wake Time (TWT).

Mix para o Dia do Orgulho Nerd

Agora que você está por dentro das principais tendências que impactam o mercado gamer, já pode preparar o mix para ofertar no Dia do Orgulho Nerd. Não se esqueça que você pode estender a campanha com foco no público geek ao longo da semana.

Invista em produtos como PCs gamer, notebooks e acessórios de informática em geral. Renovar o “parque tecnológico” é sempre um investimento que os gamers estão dispostos a fazer.

Em relação aos eletrônicos, não se esqueça de ampliar o mix com smartphones, caixas de som, smarTVs e aparelhos de blu-ray. Para garantir o conforto do ambiente, produtos como ventilador, climatizador, ar-condicionado, cadeira e mesa gamer também são ótimas pedidas.

Veja só a lista que preparamos para você com sugestões de produtos para o Dia do Orgulho Nerd:

Vamos às vendas!

Promova uma verdadeira imersão ao universo geek durante a campanha de vendas para fazer com que esse público se sinta familiarizado com o ambiente que ele vive. Aposte em decorações temáticas e conquiste o público nerd.

Você já percebeu que esses consumidores têm uma forte relação com a tecnologia, certo? Então, eles vão atrás de qualidade e de inovação na hora de comprar. Pense nisso para criar as ações de venda da loja.

Se você puder, seria ótimo apostar em um sorteio nas redes sociais com uma enquete bem criativa que envolva a cultura pop. Eles vão adorar e você ainda aumenta a abrangência da sua marca junto ao público no ambiente virtual.

Boas vendas e até a próxima!