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ícone do aplicativo Google Meu Negócio na tela do celular na mão de uma mulher
Sankt-Petersburg, Russia, May 30, 2018: Google My Business application icon on Apple iPhone X screen in woman hands. Google My Business icon. Google My business application. Social media network

Passo a passo Google Meu Negócio: saiba como utilizar a ferramenta

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“Procura no Google”. Você já deve ter ouvido muito essa expressão em várias situações. E se relacionada ao varejo for uma delas, você já entendeu a importância do seu negócio estar na internet e ser encontrado pela ferramenta de busca mais famosa do mundo.

Quando o consumidor pesquisa um estabelecimento comercial na internet, para saber informações como localização e telefone, ele consegue obter resultados por conta do Google Meu Negócio.

Se você ainda não se atentou a isso, é hora de se atualizar. Mas calma que não tem nada de complicado e o melhor: é tudo de graça.

Vamos então conhecer melhor sobre esse recurso e confira o passo a passo Google Meu Negócio para você iniciar hoje mesmo sua conexão com os clientes na busca do Google e no Google Maps.

Consumidores pesquisam mais

Há uma estimativa do Google que aponta que 97% dos consumidores pesquisam produtos e serviços locais na internet. Outro dado é que apenas 37% dos comerciantes reivindicaram a listagem da loja no Google Meu Negócio.

Sabendo da importância de estar no meio online, você precisa estar presente na página para ser visto, lembrado e escolhido pelo consumidor quando ele decidir aonde ir ou de onde comprar o produto desejado.

O Google Meu Negócio é gratuito e pode ser o seu diferencial em relação aos concorrentes. O Google garante que os estabelecimentos validados na plataforma têm o dobro da probabilidade de serem considerados de confiança pelos consumidores.

Ferramenta que ajuda o pequeno negócio

O Google Meu Negócio passou recentemente por formulações para ajudar mais ainda os micro e pequenos empresários, que são os principais afetados pelos reflexos negativos da pandemia do novo coronavírus.

O objetivo foi fomentar essa ideia do varejo acessível e digital, para que as lojas se adaptem à nova realidade e estimulem mais ainda as vendas pela internet.

O novo recurso inserido ao Google Meu Negócio permite aos varejistas acessar uma nova ferramenta publicitária, anunciando com o Google Ads mesmo sem ter um site próprio da loja.

Por meio do Meu Negócio, as empresas estão aptas a criar um perfil visível para o buscador do Google e no Google Maps, facilitando que o cliente encontre o endereço e contatos da loja. Além de possibilitar a organização e lançamento de campanhas de publicidade.

Mais informações, maior visibilidade

ícone do aplicativo Google Meu Negócio na tela do celular no bolso de jeans

Criar uma “página” na plataforma é gratuito e bastante prático. O que você precisa levar em consideração, desde o primeiro momento, é disponibilizar todas as informações sobre o seu negócio.

Se preocupe principalmente com a localização da loja, horário de funcionamento, telefones para contato e produtos e serviços oferecidos, se for o caso. Também é possível colocar ofertas e imagens sobre o estabelecimento. Aposte em imagens bem atrativas!

Quanto mais informação você conseguir preencher na ficha, maior visibilidade a sua loja terá no ambiente virtual. Depois de preencher os dados, eles ficam à disposição dos consumidores que saberão quando e onde te encontrar.

A busca pelo endereço da loja também é facilitada a partir do acionamento pelo aplicativo do Google Maps e uso do GPS. Isso quer dizer que fica ainda mais fácil, rápido e prático o cliente chegar até você, porque por ali mesmo ele consegue visualizar o endereço e pesquisar o trajeto mais fácil até o seu ponto de venda.

Vantagens para a marca

Entre as principais vantagens que você vai ter com a sua loja estampada no Google está o aumento das chances do seu negócio aparecer nas buscas orgânicas do Google e do Google Maps.

Por exemplo: você trabalha com materiais de construção e o consumidor não conhece nenhuma loja, mas “joga no Google” para saber onde tem uma na cidade dele. As chances do seu negócio aparecer nas buscas desse consumidor são grandes.

E sendo visto, as vendas tendem a ser ainda maiores. A presença da sua marca na internet também será muito maior e vai permitir que os seus potenciais clientes te encontrem com maior facilidade.

Além disso, o Google Meu Negócio possibilita acesso a informações que podem te nortear na hora de tomar alguma decisão. A plataforma oferece estatísticas sobre como os clientes estão pesquisando sobre a sua empresa, qual o comportamento pós-visualização da ficha com as informações da loja, além de quantas dessas buscas resultaram em contatos com a empresa, seja por solicitação da rota, ligação telefônica ou visita ao site.

Passo a passo Google Meu Negócio

sequência de números trabalho em equipe

Mas para que você passe a aparecer nas buscas do Google com as informações atualizadas da sua loja, é preciso reivindicar a listagem configurando uma conta de e-mail do Google.

Esse e-mail ou outro que você for criar tem que ser dedicado para um único login com usuário e senha, que depois poderá ser utilizado para acessar outros serviços do grupo como o Google Drive, Ads, Docs.

Vamos então ao passo a passo para você se cadastrar no Google Meu Negócio. Não se esqueça que antes

1. Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em gerenciar agora;

2. Preencha o formulário com o nome da empresa, país, endereço, código postal, categoria. Informe também se você atende clientes somente na sua cidade ou outras localidades;

preenchendo o passo 2 do Google Meu Negócio

3. Confirme as informações marcando a caixa em que confirma que é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço. Com essas informações, o recurso poderá exibir seu negócio nos mapas do Google. Clique em continuar.

preenchendo o passo 3 do Google Meu Negócio

4. Insira o número do seu celular para que o Google envie um SMS para confirmar a criação da conta.

preenchendo o passo 4 do Google Meu Negócio

5. Digite o código enviado para o celular;

preenchendo o passo 5 do Google Meu Negócio
  1. Pronto! Você será direcionado para a página recém-criada da sua empresa no Google+;
  2. Feito isso, agora o Google precisa fazer uma segunda validação. Para certificar que o endereço está correto, o Google enviará uma carta para seu endereço contendo um link e um código. Isso pode levar uns 15 dias. Assim que chegar, siga os passos que estão na carta e confirme seu local no Google Meu Negócio;
  3. Agora você está pronto para editar e gerenciar seu local. Basta acessar novamente o site Google Meu Negócio, encontrar o local desejado no painel e clicar em gerenciar;
  4. Já na página da sua loja, você pode adicionar fotos, telefones, websites, horários de funcionamento e acompanhar avaliações e resultados de pesquisa sobre sua empresa.

Viu como é simples?! Faça agora mesmo seu cadastro no Google Meu Negócio e marque presença no maior e mais conhecido site de buscas do mundo. Capriche na sua ficha e boas vendas!

Ah, antes de ir, aproveite para ler sobre outras opções que o Google oferece para ajudar nas vendas.