Conta aí quantas vezes você precisou recorrer ao Google para encontrar o endereço ou um estabelecimento comercial que procurava? Várias? E você ainda deve se perguntar como cadastrar meu negócio no Google para que meu cliente também tenha resultado nessa busca?
É o que vamos te ajudar a fazer hoje para não perder mais nem um dia de visibilidade gratuita na internet. A visibilidade que a sua loja terá ao ser vista pelas buscas no Google é sem precedentes. Estar presente no maior buscador virtual é uma necessidade do varejo.
O Google Meu Negócio e o Perfil da Empresa no Google são ferramentas que você precisa aderir para ontem. Por isso, vamos te ensinar a fazer isso com um tutorial muito didático e assim você saberá literalmente como cadastrar meu negócio no Google, o seu no caso! 😊
Como cadastrar meu negócio no Google e por quê
As vantagens de ter o seu negócio cadastrado para as buscas na plataforma passam por três fatores: visibilidade, imediatismo e credibilidade.
Estima-se que 96% dos brasileiros procuram empresas no Google antes de ligar ou ir até elas. Isso quer dizer que quase toda a população consumidora pesquisa informações da loja num primeiro momento.
O imediatismo em encontrar informações na internet para aquilo que se procura é favorável também ao varejo. Além disso, quando o cliente vê a marca no resultado de sua busca no Google, esse resultado agrega valor e ainda mais credibilidade para a loja.
A visibilidade ainda é muito maior e mais instantânea que outras mídias que poderiam ser usadas nesse tipo de divulgação, como propagandas em TVs, rádios, impressos ou até mesmo em cartões de visita.
Vamos pensar nas informações do seu negócio no Google como um cartão de visitas virtual e expansivo. Onde qualquer pessoa e potencial cliente têm acesso aos dados principais para poder chegar até você e comprar.
Ainda arriscamos dizer que é aqui onde começa a jornada de compra do cliente. A busca primeiro, depois a constatação do serviço e do produto na loja física ou virtual. Entende agora por que é tão importante ter a sua loja na plataforma?
Agora vamos aprender o que você mais quer saber: como cadastrar meu negócio no Google.
Tutorial de como cadastrar meu negócio no Google
Quando você insere as informações como endereço, telefone e páginas virtuais da sua loja no Google, você ajuda os consumidores a te localizar mais fácil. Além disso, pode ter feedbacks para fortalecer ainda mais a sua empresa.
Por isso, capriche nas informações! O seu cliente precisa ter uma ótima primeira impressão da sua loja. Ao criar o perfil, peça para clientes fiéis fazerem suas primeiras avaliações no perfil da sua empresa.
Veja o passo a passo para aderir ao serviço:
1. Acesse o site do Perfil da empresa no Google e clique no botão “gerenciar agora”;
2. Faça seu login do Gmail. Caso não tenha conta, precisa criar uma.
3. Agora que você acessou a plataforma, é só responder aos formulários solicitados. Em primeiro lugar, coloque o nome da sua empresa. Em seguida, responder qual é o tipo da sua loja: varejo físico, online ou serviços locais.
4. Na próxima etapa você vai colocar o site da sua loja, se houver. Caso contrário é só pular a página.
5. Insira a categoria da sua loja para facilitar a busca do consumidor de acordo com o segmento de varejo. Por exemplo: supermercado, farmácia, loja de eletrônicos etc.
6. O Google agora vai pedir que você posicione o marcador no exato lugar em que a sua loja está. Aumente o zoom do mapa para facilitar a marcação. Essa ferramenta será muito importante posteriormente para o uso do Google Maps.
7. Daqui em diante você vai preencher as informações essenciais como telefone e horário de funcionamento. Em seguida, poderá complementar seu perfil com fotos e o logotipo de sua marca.
RDD: relevância, distância e destaque
Também será possível adicionar atributos à marca para que os consumidores se identifiquem ainda mais com o seu negócio. Crie sua conta e gerencie agora mesmo o perfil da sua empresa no Google.
Só preste atenção nos quesitos que o buscador leva em consideração na hora de exibir o perfil da sua loja: relevância, distância do cliente e destaque.
- Quanto mais o seu negócio se enquadrar no que o consumidor está pesquisando, mais relevância o perfil da empresa terá para essa busca. Por isso é importante que você preencha o máximo de informações possíveis sobre a loja. E com coerência, claro.
- A distância importa. Quanto mais próximo o seu negócio estiver da localização do cliente, mais prioridade a sua loja terá para essa busca.
- Quanto mais o perfil da empresa no Google fica conhecido e recomendado por clientes, mais destaque ela terá na plataforma e nas buscas dos usuários. Então, garanta um bom atendimento para os seus clientes para que eles avaliem positivamente a loja no perfil.
Perfil da Empresa no Google X Google Meu Negócio
Para que não haja dúvidas sobre o tema, vamos encerrar o artigo de hoje esclarecendo melhor sobre o que nós já conhecíamos como Google Meu Negócio e o Perfil da Empresa no Google.
Por mais que algumas pessoas vejam como duas ferramentas, na verdade os dois se complementam. Com uma versão mais completa e atualizada, o Google Meu Negócio foi repaginado e ganhou novas funções.
Com isso, o serviço passou a ser chamado de Perfil da Empresa no Google. Tanto que quem já tem uma conta na versão antiga, gerencia da mesma forma, com as mesmas informações e no mesmo site.
Como o próprio nome já diz, o perfil da empresa é a página que fica visível com as informações da sua loja quando o consumidor joga na busca e encontra o seu perfil. Nele, constam todas as informações que você inseriu na hora de gerenciar a conta.
O Perfil da Empresa é gerenciado dentro do próprio Google Negócio, agora atualizado. Com a nova versão, a sua loja ganha visibilidade não apenas nas buscas direcionadas dos consumidores que querem te encontrar, como também na busca geral do Google.
Por isso as informações atualizadas na sua conta são importantes, porque vão te ranquear cada vez melhor no buscador, deixando para trás os seus concorrentes.
Crie o perfil da sua loja agora mesmo ou gerencie as informações do Google Meu Negócio para melhorar a abrangência da sua marca na internet.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.