Expandir sua loja de materiais de construção não precisa necessariamente estar relacionado com alugar ou comprar um novo ponto, maior e com mais espaço para atender outros clientes. Na verdade, alguns ajustes simples na sua rotina e na estrutura podem dar conta do recado.

Isso porque expandir sua loja de materiais de construção e aumentar as suas vendas não diz respeito somente ao seu espaço físico. O autosserviço é uma boa estratégia, e pode ser realizado de uma forma mais sutil, com algumas inovações:

  • no atendimento;
  • no layout da loja;
  • na iluminação; etc.

Pequenos ajustes que, no fim das contas, trazem uma grande melhora nas vendas e no seu modelo de negócios.

Preparamos 3 dicas neste artigo, vamos com a gente?

1 – Livre-se do balcão

Imagine por um momento um supermercado que só fosse acessível através de um balcão. Para as pessoas comprarem seria necessário conversar com um balconista, perguntar o que havia de verduras, por exemplo, escolher e esperar ele buscar os produtos. Difícil, não é?

Autosserviço em loja de materiais de construção

Há algumas décadas atrás era assim que funcionava. Os proprietários, porém, perceberam que eles vendiam muito mais se deixavam todos os produtos à mostra e a escolha na mão do cliente. As lojas de materiais de construção estão seguindo o mesmo caminho.

O modelo de balcão não permite que as pessoas vejam o que há na loja, elas precisam saber o que estão procurando antes de chegar lá. Você quer expandir sua loja de materiais de construção, não é? Então o primeiro passo é mostrar o que você tem para aumentar suas vendas.

2 – Crie um layout personalizado

Gestores de trade marketing de grandes cadeias de supermercado sabem bem que o layout da loja é de fundamental importância nas vendas. É necessário analisar a posição das mercadorias em relação ao trajeto que os clientes fazem, guiar a atenção deles para sessões específicas e analisar resultados constantemente.

Loja de materiais de construção com autosserviço

Isso, porém, não se aplica somente para grandes supermercados. Se você quer aplicar o autosserviço na sua loja de materiais de construção, é necessário pensar no seu layout e se ele é assertivo para os clientes. Pensando nisso, se o balcão ainda não foi embora, ele precisa ir com urgência.

Crie corredores principais com seus melhores produtos, os mais vendidos e os que você quer mais vender. Faça com que eles levem até a sessão de acessórios e produtos corriqueiros, como lâmpadas, durepoxi, veda rosca, etc. O segredo é pensar que cada pedacinho da loja deve ter um atrativo que possa ser vendido.

3 – Atendimento é tudo

O atendimento é um dos pontos chave para expandir sua loja de materiais de construção. Enquanto o modelo de atendimento no balcão é um pouco intimidador, você deve oferecer uma experiência de compra tranquila e que valorize todos os clientes, dos mais leigos aos mais experientes.

Atendimento em lojas de materiais de construção

Nesse ponto, o melhor é ter um bom treinamento de funcionários e um ótimo processo de recrutamento. Assim, você garante a contratação de colaboradores que conhecem os produtos e os treina para um atendimento padronizado de acordo com os seus objetivos.

Atenda. Leve o seu cliente pela loja, converse com ele. Se você conseguir vencer a barreira natural que existe nas lojas de materiais de construção, por conta da complexidade dos produtos, suas vendas vão crescer muito e expandir sua loja de materiais de construção logo logo passa de sonho à realidade.

Expandir sua loja de materiais de construção com bons fornecedores

Para aplicar o modelo de autosserviço na sua loja de materiais de construção você vai precisar dos melhores fornecedores. Aqueles que conseguem te entregar o que você precisa o mais rápido possível. E sem contar o processo de compra, que deve ser fácil, rápido e adaptável à sua realidade financeira.

O Martins.com.br pode te ajudar nessa tarefa. Nós somos líderes no e-commerce B2B, e temos o que você precisa no site para aumentar muito as suas vendas.

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