Home Dicas Colaboradores Os segredos da entrega rápida no varejo
pacote sendo entregue

Os segredos da entrega rápida no varejo

0
1461

Com o avanço do ecommerce e das compras instantâneas, o cliente espera algumas vantagens em suas compras. Uma delas, uma das mais importantes, é a entrega rápida. O que torna sua loja mais chamativa, além de preços competitivos, é a capacidade de levar o produto mais rápido ao consumidor.

 

Ou seja, para o destaque no varejo, é importante que sua logística se adeque aos parâmetros de compra e que a entrega rápida possa ser oferecida para o cliente. Isso se torna um diferencial e seu comércio acaba recebendo novos clientes satisfeitos e fidelizando os que já tem.

pacote sendo entregue

Foco na satisfação do cliente

Receber o produto na entrega rápida faz com que o cliente prefira sua loja ao comprar novamente. Além disso, na hora de fechar a compra, você evita perder alguma venda pela estimativa de entrega se oferecer essa opção. Para que ela seja executada da forma mais eficiente possível, é importante ter alguns cuidados estruturais.

Parcerias e colaborações

O primeiro passo é ter relação com um varejista parceiro que entregue a mercadoria no prazo e não corra risco com imprevistos. Tendo acesso aos produtos, você pode oferecer entrega rápida aos seus clientes e aderir ao prazo estipulado.

Ter boas relações com fornecedores e processos de entrega ajuda a manter o estoque contabilizado e pronto para entregas rápidas. Se você registra de forma eficiente e verifica tudo que entra em sua loja, você sabe quando pode oferecer entrega rápida e quais produtos mais precisam ser estocados para oferecer essa opção.

Prateleiras com caixas de produtos eletrônicos

Infraestrutura e processo de entrega

Para que a entrega rápida aconteça, toda a rotina deve estar funcionando perfeitamente. O estoque deve estar bem abastecido e organizado, o espaço de separar pedidos deve ter a infraestrutura necessária e isso é apenas a primeira parte, enquanto o produto ainda está na loja.

Imagine que sua loja recebeu um pedido urgente de um cliente, uma boa venda, mas precisa ter entrega rápida? Em primeiro lugar, você deve ter o produto em estoque (e onde está) ou saber com que parceiro providenciar. Produto garantido, é hora de separá-lo em uma área específica onde os pedidos são processados. O empacotamento adequado, com as notas fiscais e caixas corretas, também deve ser eficiente.

E para o produto sair de sua loja e chegar até o cliente? Você deve ter um sistema de entregas ou parceria com sistema de entregas, seja com uma startup de delivery ou profissionais especializados. As rotas deve ser bem definidas para chegar a todos os clientes que você precisa chegar sem prejudicar a rotina.

Ou seja, para oferecer essa opção de entrega expressa, você e sua loja devem estar preparados para tudo que ela representa e o que ela demanda. É importante ter a possibilidade de chegar ao cliente mais rápido, mas para isso acontecer, são muitas ferramentas trabalhando juntas. Ter todo o funcionamento da loja registrado e digitalizado ajuda a otimizar o processo, assim como estabelecer boa comunicação entre departamentos.

Compradores do futuro

Caixa de papelão sobre mesa

A tecnologia permite que os clientes saibam consultar seus pedidos e seus preços imediatamente. Ou seja, para o lojista, é importante saber como atingir esse público, que sabe como procurar instantaneamente as melhores ofertas e melhores opções de frete.

Para alguns segmentos, como restaurantes, mercearias, bares e outros serviços de comida e bebida, a facilidade de digitalização e ligação com sites e aplicativos já é mais avançada. Esse público já tem um aumento no faturamento graças a parcerias com apps de delivery, que abrem as portas para um novo público, mais moderno e conectado.

Para o varejo, em especial as lojas de pequeno porte, ainda é um processo se adequar às novas necessidades do comprador do futuro. Mas se a digitalização trouxe alguns desafios, também trouxe muitas vantagens que ajudam você a oferecer um serviço de qualidade e com velocidade aos seus clientes.

Se você torna sua loja organizada e eficiente o suficiente para prestar um serviço mais rápido que a concorrência, você acaba tendo mais possibilidade de fechar a venda, Afinal, cliente nenhum quer esperar muito, certo? É assim que sua loja vai se destacar: garantindo que ninguém vá esperar muito por um produto de qualidade e preço justo.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.