Junho é o mês preferido de muita gente e está na lista de muitos como o mais delicioso do ano! Chegou a temporada junina e que tal fazer uma festa junina em casa?
Seja para reunir a família, amigos ou até mesmo celebrar com os pequenos, organizar uma festa temática, no aconchego do lar, é uma ideia que só traz vantagens, além de ser muito mais simples de organizar do que se pensa.
Com planejamento e algumas dicas certeiras, dá para transformar o ambiente num arraial digno de quermesse.
Prepare o chapéu de palha, ajeita a camisa xadrez e vem com a gente saber tudinho para que a sua festa junina em casa seja um sucesso. Vamu contá procê como fazê o mió arraiá!
A magia e a praticidade da festa junina em casa
Tem algo muito mágico em fazer festa junina em casa que vai além da comida gostosa e da quadrilha. Você tem liberdade para escolher a playlist, os convidados, o horário e até o tema da decoração.
Além disso, é uma forma de resgatar as raízes e as festas de São João que nossas avós e tias tinham o costume de fazer anos atrás para reunir toda a família e a vizinhança.
Não precisa enfrentar filas, nem aglomerações. Além disso, é uma ótima oportunidade para criar memórias afetivas, principalmente com as crianças, que adoram as brincadeiras típicas de junho.
E olha só: fazer festa junina em casa pode sair muito mais barato do que ir a uma festa organizada, porque você mesmo escolhe o que comprar e onde investir.
7 dicas práticas para festa junina em casa
Para facilitar a organização da sua festa junina em casa, preparamos uma lista com sete dicas práticas para você fazer seu evento sem estresse.
1. Planeje o cardápio
Saber o que vai servir é o primeiro passo para uma festa junina em casa bem-sucedida. Comece fazendo uma lista dos pratos e bebidas que você quer incluir. Pense também no número de convidados e no espaço que terá para preparar e armazenar os alimentos.
Por exemplo, comidas como canjica e bolo de fubá podem ser feitas no dia anterior, liberando espaço para preparar o que precisa ser servido fresquinho, como o queijo coalho na brasa ou o milho assado na manteiga.
Ah! E você pode ainda planejar uma festa junina em casa colaborativa, onde cada família ou convidado leva um prato típico.
2. Prepare algumas comidas antecipadamente
O cardápio junino é amplo e, claro, você não precisa oferecer tudo. Uma sugestão é separar os pratos em categorias: salgados, doces, bebidas e petiscos. Assim, fica fácil organizar o tempo de preparo.
Se você for receber um grupo maior, faça uma quantidade maior desses pratos para poder servir porções rápidas e práticas. Use potes térmicos ou refratários para manter os alimentos quentes na hora da festa.
3. Monte a decoração
A decoração é a alma da festa junina em casa e não precisa ser cara para causar impacto. Invista nas tradicionais bandeirinhas de papel colorido, que são fáceis de fazer com papel crepom, cartolina ou até retalhos de tecido.
Outra ideia é reutilizar potes de vidro para fazer lanternas ou porta-velas. Para isso, basta colocar uma vela pequena dentro e decorar a boca do pote com fitas coloridas ou palha.
Para dar um toque especial, use toalhas xadrez nas mesas. Se tiver espaço ao ar livre, uma fogueira artificial ou fios de LED em formato de fogueira fazem toda a diferença no clima.
4. Capriche nas brincadeiras típicas
Não deixe a festa junina em casa ficar sem diversão para adultos e a criançada, claro! As brincadeiras típicas fazem parte da tradição e ajudam a criar um clima alegre e descontraído.
Se não tiver espaço para quadrilha, improvise danças em círculo na sala ou quintal. A pescaria é simples de montar: use uma bacia com brinquedos pequenos e um “anzol” de vara com imã.
Brincadeiras como corrida do saco, jogo de argolas e até uma “fogueira” de papel para crianças se fantasiar de caipira também são muito bem-vindas e garantem boas risadas.
5. Use playlists temáticas
Nada deixa a festa junina em casa mais autêntica do que a música típica do São João. Hoje em dia, é super fácil encontrar playlists prontas no YouTube, Spotify e outros aplicativos de música, com os clássicos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
Escolha uma lista que tenha variações de ritmos, incluindo forró pé de serra, xote e baião para manter a energia lá em cima durante a festa.
Uma ideia bem legal é contactar os seus convidados antes e pedir para que cada um sugira pelo menos uma música. Assim, você personaliza sua festa junina em casa com antecedência.
6. Opte por kits prontos de festa junina
Se o tempo está curto ou se você quer uma ajuda extra para montar sua festa junina em casa, aposte nos kits prontos que muitas lojas e supermercados oferecem.
Esses kits normalmente incluem uma seleção de comidas típicas, bebidas e até produtos de decoração, pensados para facilitar a organização do evento.
7. Vá às compras
Pensando no seu mix para uma festa junina em casa, listamos os itens que são indispensáveis para garantir que tudo saia perfeito na sua festa.
O segredo é organizar uma lista antes de sair para as compras, para não esquecer nada. Veja o mix de festa junina em casa que preparamos para você
- Bandeirinhas coloridas de papel ou tecido
- Chapéus de palha
- Balões
- Lanternas de papel
- Toalhas xadrez para mesas
- Fitas de cetim para decorar cadeiras ou paredes
- Milho
- Farinha de milho e fubá
- Açúcar
- Leite condensado
- Creme de leite
- Queijo coalho
- Paçoca
- Amendoim e castanha
- Pé-de-moleque e cocada
- Ingredientes para quentão, como cachaça, gengibre, açúcar, canela
- Vinho
- Refrigerante
- Suco
Comidas típicas: o essencial da festa junina em casa
Não tem festa junina em casa sem as comidinhas que a gente ama, não é mesmo?! O melhor é que muitas receitas são simples e gostosas.
Então, para encerrar nossa conversa de hoje, não poderíamos nos despedir sem sugerir algumas receitas para a sua festa.
Canjica cremosa
Ingredientes:
- 500 g de milho para canjica branca
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 200 ml de leite de coco
- 100 g de coco ralado (fresco ou seco)
- 1 xícara de açúcar (opcional, a gosto)
- 1 pitada de sal
- Canela em pau e cravo-da-índia a gosto
- Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo: Deixe a canjica de molho por 8 horas e cozinhe na pressão por 40 minutos. Escorra, adicione os demais ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Cozinhe por 20 minutos até engrossar. Sirva quente ou gelada, polvilhada com canela.
Receita de pé-de-moleque crocante
Ingredientes:
- 500 g de amendoim cru com casca
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 lata de leite condensado
Modo de preparo: Torre o amendoim, reserve. Derreta o açúcar até virar caramelo, adicione a manteiga, o leite condensado e o amendoim. Mexa até desgrudar do fundo. Espalhe numa forma untada, espere esfriar e corte em quadradinhos.
Receita de bolo de fubá fofinho
Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 e 1/2 xícara de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 2 xícaras de fubá
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- Erva-doce a gosto (opcional)
Modo de preparo: Bata os ovos, o açúcar e a manteiga até formar um creme. Junte o fubá, a farinha e o leite, misturando bem. Adicione o fermento e leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito antes de tirar.
Boa festança e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.




