A temporada de recesso da criançada está chegando! As férias de julho são um bom momento de vendas para o varejo, já que muitas famílias planejam o descanso dos pequenos em casa ou em viagens.

Nesta época, os pais costumam ceder mais aos caprichos dos consumidores mirins e o varejista deve estar atento ao mix com maior procura durante as férias de julho. Para aqueles que ficam em casa, o cardápio para os lanches é essencial.

Renovar a sala de games também se torna uma demanda. Para as viagens e momentos de lazer, os acessórios e produtos para cuidar do corpo e dos cabelos são indispensáveis.

O varejista precisa ter um plano de ação para se preparar desde já para o período. Hoje, no blog, vamos te mostrar algumas opções de produtos para vender na sua loja, seja qual for o segmento, durante as férias de julho.

O mix de férias

Um bom entretenimento para distrair e ocupar o tempo das crianças nas férias de julho é a saída encontrada por grande parte das famílias. Ficar em casa precisa ser atrativo e proveitoso às crianças.

O mês de julho ainda costuma ser de baixas temperaturas, no entanto seco e ensolarado. Um clima bastante confortável para montar um mini espaço de lazer em casa com área de piscina e barracas.

Para suprir essa necessidade, você precisa ofertar aos clientes itens de fácil montagem e que sejam seguros para toda a família. Da piscina ao protetor solar, da churrasqueira à caixa térmica.

Não se esqueça de fazer uma campanha especial para os produtos de cuidados com o corpo e os cabelos para toda a família. As viagens para a praia, ranchos e hotéis fazenda carecem desse mix.

Os supermercados podem faturar mais no período com a venda de biscoitos, chocolates, snacks, bebidas como sucos e refrigerantes e produtos descartáveis em geral. Doces e guloseimas também não podem faltar na despensa.

Além disso, esse é um período em que as festas juninas seguem em alta e as comidas típicas da época têm grande apelo nas gôndolas e nas prateleiras do supermercado.

Brinquedos, games e muito mais…

As férias em casa podem ser uma tarefa difícil para os pais. Promover atividades que façam com que as crianças gastem energia e se mantenham entretidas se torna um grande desafio.

Aí a saída muitas vezes é recorrer aos novos brinquedos e às telas quando a idade já permite. Que tal preparar o seu estoque e ofertar um mix especial para as férias de julho na sua loja?

Além dos populares brinquedos, produtos eletroeletrônicos costumam ter uma boa saída para o período, como videogames, acessórios para telefone, tablets, smartphones, caixas de som, ventilador e ar-condicionado.

E-commerce em destaque

As vendas online durante as férias de julho ganham fôlego e vêm representando uma boa maré para o varejo nos últimos anos. No ano passado, as vendas no canal tiveram crescimento de 2,2% em comparação a 2020. 

As categorias que mais se destacaram nas vendas pela internet foram eletroeletrônicos e móveis. A alta na participação das vendas no e-commerce brasileiro continuará sendo uma forte tendência para este ano.

Hora de você preparar a sua campanha para vender mais na web. Aproveite a sazonalidade de julho para atrair novos clientes pelas redes sociais e WhatsApp e divulgar o mix e as ofertas da temporada.

Dicas para vender mais nas férias de julho

Criança pequena mostra as mãos espalmadas cheias de tintas coloridas.

Por falar em vender mais, aqui no FalaMart vamos te dar algumas dicas para que você alcance os resultados esperados com as férias de julho.

É claro que você quer melhorar o desempenho das vendas depois de um longo período de estagnação, não é mesmo?! Então, confere as dicas a seguir:

1. Planeje mais

Você ainda tem algumas semanas para organizar o seu estoque e focar no mix da temporada. Já negociou com os fornecedores? E o estoque como está?

Alguns produtos que restaram da última campanha são mais úteis nas gôndolas com ofertas do que encalhados na prateleira.

Faça um planejamento de vendas agora mesmo! Com preparo, a lucratividade será garantida.

2. Divulgue os produtos

Publicidade é a alma do negócio e você sabe muito bem disso. Devido ao curto prazo, divulgar o mix da campanha de férias de julho é importante para a captação de vendas.

Recorra às redes sociais da loja e ao WhatsApp para mostrar ao cliente a sua campanha de vendas e os produtos da época. A identificação do mix no PDV também é importante.

3. Ambiente o negócio

Você pode preparar uma área especial na loja com produtos da sazão para estimular as compras por impulso. Já pensou em um mini cantinho de lazer com piscina, barraca e churrasqueira?

Ou um cantinho de cinema com games, pipoca, guloseimas e puffs? Dá para criar muitos ambientes legais que remetam às férias da criançada. Use a criatividade!

4. Promova atividades infantis

Se o seu espaço permitir, crie atividades que possam entreter as crianças durante as compras dos pais. Promova oficinas de pintura, de culinária e outras brincadeiras.

Ações como essas vão dar maior visibilidade para a sua marca e atrair a família toda para as compras de férias. Sem contar que a experiência de compra do consumidor será muito melhor!

5. Aproveite datas importantes

O mês de julho também é marcado pelo Dia Mundial do Chocolate, celebrado no dia 7, e ainda o Dia da Pizza, no dia 10. Datas como essa podem ser bem exploradas no seu supermercado ou mercearia.

Por exemplo: no Dia do Chocolate você pode promover aulas de culinária com receitas à base do produto. Além disso, fazer uma ilha repleta de chocolates para estimular as vendas da categoria.

O mesmo vale para um festival da pizza na loja a fim de promover a venda dos ingredientes da queridinha das massas.  

Bom, julho bate à porta e você tem tudo o que precisa para poder fazer uma campanha de vendas que seja extraordinária para o seu negócio. As possibilidades são grandes e as oportunidades também.

O mês ainda marca os preparativos para o retorno das aulas e renovação do material escolar. Outro segmento que você também pode explorar as vendas na loja.

Não deixe nada para a última hora e antes de ir, dê uma passadinha no texto que fizemos sobre marketing setorial. A estratégia também pode te ajudar nas ações de férias de julho.

Até a próxima!

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