As férias de julho já estão chegando e esse período é uma grande oportunidade para o varejo aumentar suas vendas ao focar em um público específico: as crianças. É nessa hora que a criançada brinca, se diverte e, mais tarde, compra novos materiais escolares. Pensando nisso, para aproveitar esse momento e fazer seu varejo lucrar mais, é preciso investir em ações e produtos diferenciados.
Hoje, o Fala Mart vai te dar dicas de quais produtos ter na sua mercearia e ideias de merchandising para conquistar as crianças e vender mais nessa época do ano. Confira!

Férias de Julho no Varejo
As mercearias e supermercados têm muito a ganhar com as férias de julho. O mês significa crianças em casa, precisando de brinquedos e atividades para se distraírem e gastarem suas energias. Além disso, esse período propicia um “quase volta às aulas” que acontece depois do recesso, ampliando a lista de produtos que os pais terão interesse em comprar. Por isso, seu varejo deve se preparar para essa mudança de consumo da população e aproveitar a época para impulsionar a venda de alguns itens.
Imagine aquela mercearia a qual você ia durante as férias quando era criança. O que tinha lá que chamava a atenção? Brinquedos, doces, atividades especiais? É nisso que você deve investir na sua loja!
Brinquedos
As crianças têm muita energia para gastar e é comum que os pais tenham dificuldades para mantê-las entretidas nas férias – ainda mais porque, normalmente, os responsáveis estão trabalhando nesse período. A grande maioria dos pequeninos não vai ficar o tempo todo quieta, lendo ou estudando na folga da escola.
Por isso, nada melhor do que investir em brinquedos para ocupá-las e dar vazão a esse pique todo, não é? E como alguns pais estão preocupados em não deixar as crianças o tempo todo no celular e em outros eletrônicos, apostar em jogos offline e brincadeiras tradicionais pode ser uma boa ideia. A criança pode jogar com os colegas do prédio, amigos da escola que também estão de férias ou com a própria família.
Alguns produtos que você pode disponibilizar na sua mercearia são:
- Bichos de pelúcia
- Bolas
- Elásticos (para pular)
- Ioiôs
- Jogos de tabuleiro
- Lego
- Maquiagem infantil
- Pião
- Pipas e linhas
- Pula corda
- Triciclo
- Videogames.

Doces e guloseimas
Depois de brincar, comer: para repor toda essa energia e dar uns agradinhos, muito pais fazem comidas especiais ou compram guloseimas para a criançada. Além disso, atividades como fazer um bolo e doces fáceis também pode entreter a garotada e garantir bons momentos em família.
O varejo tem muito a oferecer quando se fala desse assunto. Confira o estoque de:
- Paçoca, entre outros.
Infraestrutura
Até aqui, tudo ótimo, mas não basta vender os produtos certos para as férias de julho se sua mercearia não é convidativa. Em julho, invista também em uma boa estratégia de merchandising e em posicionamento voltado às crianças.
Que tal usar carrinhos de mercado especiais para agradar a garotada? Oferecer degustação de doces e quitutes para chamar a atenção e impulsionar o lançamento de novos produtos? Usar balões coloridos e fazer brincadeiras especiais? Use a criatividade e aumente suas vendas!
E já que o movimento de crianças na mercearia durante o período de férias de julho irá aumentar, não se esqueça de colocar os doces e guloseimas estrategicamente no caixa.

Retorno às aulas
Para a infelicidade das crianças, as férias acabam e os pequenos precisam voltar para a escola. Possivelmente, muitos materiais escolares usados por elas chegaram ao fim no primeiro semestre e precisarão ser repostos. Por isso, investir nesses itens é mais uma oportunidade para o varejista.
Não se esqueça de rechear as prateleiras com:
- Fichários
Sazonalidade no Varejo
Viu como seu negócio pode lucrar mais com as férias de julho? Essas épocas especiais permitem aos comerciantes focar em campanhas específicas e alavancar as vendas de determinados itens.
Cada data pede uma ação especial, mas o que fazer quando o período é de baixa? Veja como lidar com a sazonalidade do varejo e saiba como atrair o público nessa hora.