O que não pode faltar na lista de compras de supermercado

Tempo de Leitura: 4 minutos
Lista de compras de supermercado sem deixar de lado o essencial

Sumário

Seja no papelzinho amassado no bolso, no bloquinho de anotações, no aplicativo ou no celular, a lista de compras de supermercado é sempre uma boa companheira quando precisamos ir às compras. 

Não tem sensação pior do que voltar do mercado e lembrar que esqueceu de comprar algo essencial para uma receita, não é não?

A boa e velha colinha ainda é muito usada pelos consumidores e evita que esse tipo de erro aconteça. Por isso, no texto de hoje vamos dar algumas dicas do que constar e como fazer uma boa lista de compras de supermercado. Bora lá?

Lista de compras de supermercado é tempo e dinheiro!

É até uma tarefa muito simples criar a lista de compras de supermercado, ainda mais nos tempos de hoje que temos o apoio da inteligência artificial e da assistente de voz para fazer para nós.  

O que nem sempre é fácil é criar uma lista otimizada e sem esquecer as mercadorias mais importantes, economizando tempo e dinheiro. 

A lista de compras de supermercado ajuda a evitar aquelas comprinhas por impulso, que muitas vezes estouram nosso orçamento, e contribui para o controle financeiro.

Também é uma ótima ferramenta para ajudar a planejar as refeições e comprar o que é necessário para a semana ou para o mês. 

Por outro lado, o varejista conquista a fidelidade dos clientes que costumam ter maior frequência nas compras, já que voltam ao supermercado mensalmente para repor os produtos da despensa.

Lista de compras de supermercado: por onde começar?

1. Faça a divisão de mercadorias por categorias

A primeira coisa antes de montar a lista de compras de supermercado é organizar os itens por categorias de produtos. Separe os produtos por alimentos, bebidas, itens de limpeza, higiene pessoal etc.

Essa é uma forma de tornar a compra mais rápida e com tempo reduzido, evitando que você tenha que voltar aos corredores que já passou. Durante o trajeto da compra, isso ajuda a tornar a compra mais rápida e evita que você tenha que voltar a corredores já visitados.

2. Foque nas prioridades

Deixe sempre uma lista pré-preenchida com os produtos essenciais do dia a dia ou aqueles que você precisa comprar com frequência para manter o estoque de casa em dia. Isso vale, por exemplo, para os produtos de primeira necessidade como arroz, feijão, óleo, leite e carnes.

3. Inclua produtos de limpeza e higiene

Também são considerados essenciais os produtos de limpeza e higiene pessoal. Então não se esqueça de detergente, papel higiênico, sabão em pó, sabonete, desodorante e creme dental e todos aqueles dessas categorias, que você faz uso constante em casa.

4. Fique de olho nas promoções

Muito importante acompanhar os mercados da sua preferência para ficar atento aos cupons de desconto e ofertas. Muitas vezes compensa comprar alguma categoria à parte para aproveitar a promoção da ocasião. 

Alinhe a lista de compras de supermercado com essas promoções. E se a lista é online, muitos sites e marketplaces notificam o cliente de queda de preços em itens adicionados no carrinho. 

5. Use aplicativos

Como comentamos acima, hoje existem diversos aplicativos de celular que ajudam a criar e gerenciar a lista de compras de supermercado de uma maneira mais prática. Essa lista ainda permite compartilhamento com outros membros da família a depender do aplicativo utilizado.

Assistentes de voz, como a Alexa, também se integra a esses dispositivos facilitando a inserção de itens à lista com um simples comando: “Alexa, adicione tal coisa na minha lista de compras”. 

6. Atualize a lista com frequência

Mesmo que na sua casa você não tenha o costume de usar assistente de voz, não se preocupe. É super comum e dá muito certo deixar um papel de rascunho junto à caneta em algum local de boa visualização.

Assim, sempre que você detectar a falta de algum item em casa, basta anotar na colinha imediatamente e levar no dia que for às compras. Atualize frequentemente essa listagem, evitando desperdícios e compras desnecessárias.

7. Liste conforme as refeições

Outra dica interessante para te ajudar a montar a lista de compras mensal ou semanal, é associando as compras com as refeições da semana. Ou seja, se você mantém um cronograma de receitas para aquele determinado período, já saberá quais ingredientes colocar na lista.

O que não pode faltar 

Para dar uma melhor visibilidade à lista, veja os principais produtos que não podem faltar. A partir deles, fica mais fácil personalizar as anotações seguindo as necessidades e preferências de cada domicílio.  

Alimentos básicos

Bebidas

Produtos de limpeza

Itens de higiene pessoal

Uma boa lista de compras de supermercado permite que o consumidor tenha maior controle sobre o orçamento doméstico. Enquanto isso, o lojista passa a ter clientes que não só compram com regularidade, mas que estão sempre atentos às ofertas, construindo uma boa relação de compra.

Agora, que tal colocar essas dicas em prática e fazer o teste com a primeira compra orientada? Boas compras e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima