Home Dicas Datas Especiais Festa Junina na sua loja: ações de merchandising para bombar as vendas
Ambiente externo com cores vibrantes e decoração de festa junina, mostrando diversas bandeirinhas penduradas em varais.

Festa Junina na sua loja: ações de merchandising para bombar as vendas

0
44

É quase tempo de arraial! Essa é uma boa época para preparar sua loja com comidas típicas, bandeirinhas, enfeites xadrez e muitas outras ideias para decoração de festa junina. Mas você sabe como aproveitar esse tema também no merchandising do seu comércio?

Ambiente externo com cores vibrantes e decoração de festa junina, mostrando diversas bandeirinhas penduradas em varais.

Primeiro, vamos dar nome aos bois: merchandising é uma estratégia de marketing usada para tornar o ponto de venda mais atrativo para o cliente. Um corredor bem arrumado e planejado, por exemplo, é merchandising e estimula as pessoas a comprarem determinados produtos, aumentando o volume de vendas.

Uma forma eficiente de fazer merchandising nessa época do ano é investindo na decoração de festas juninas. Nessa época, a organização de itens de forma atrativa em um supermercado, por exemplo, é perfeita para impulsionar o consumo de alguns itens tradicionais – como milho de pipoca e bolo de fubá.

Não sabe como inovar na decoração para junho? O Fala Mart vai te ajudar nessa tarefa! Com as dicas a seguir, seu cliente vai entrar na dança!

Todo mundo ama Festa Junina

A chegada do inverno causa diversas discussões: alguns adoram o frio, outros detestam, mas é difícil encontrar alguém que não goste de festa junina. Tem gente que pode até não ser fã das músicas tradicionais, de pintar o rosto, de vestir xadrez, mas é raro ouvir falar de quem não adore se deliciar com os quitutes típicos dessa época.

Por isso, o São João é uma oportunidade de negócio que movimenta a economia, do turismo à alimentação, e sua loja tem uma grande oportunidade de aumentar suas vendas nesse período. Não dá para fazer feio, viu?

Além da clássica decoração com bandeirinhas, uma boa ação de merchandising pode fisgar o comprador, chamando sua atenção para os produtos e marcas especiais, despertando a vontade de comer pratos típicos e ajudando-o a lembrar daquele item importante para a festa junina.

Conquiste seu cliente pela boca

Quem não gosta de coisa grátis? Melhor ainda se for comida! As conhecidas ações de merchandising de degustação sempre chamam a atenção, especialmente no caso de lançamento de produtos e quando a intenção é impulsionar uma marca específica.

Essa estratégia também serve para aumentar as vendas dos itens de épocas específicas, como nas festas juninas. Pense em fazer vários pratos típicos: pastel, pamonha, cocada, cachorro-quente, maçã do amor, bolo de milho, fubá ou aipim/mandioca/macaxeira, crepes, quentão, pinhão, pé de moleque, pipoca, tapioca, ufa!

Todas essas são opções deliciosas para fisgar o cliente pelo estômago e fazê-lo sair da loja com algum produto (ou vários) a mais.

Para estimular o desejo de compra, ofereça cada alimento ou bebida em dias diferentes. Dessa forma, a cada visita à sua loja, as pessoas poderão experimentar coisas novas e, quem sabe, levar algum produto diferente para fazer a receita em casa.

E se o cliente provar tudo, mas não levar nada? Fique tranquilo! Mesmo que ele acabe não comprando nada agora, a boa experiência vai ficar marcada e associada ao seu comércio, incentivando-o a voltar e comprar depois – mesmo que seja atrás de outra boca livre.

Para conquistar, atenção à decoração da barraquinha de degustação. Aproveite os elementos característicos na própria barraca para estimular o clima junino e invista até no estilo do uniforme de quem atenderá os clientes. Xadrez e caracterização caipira são bem-vindos.

Alternativo: Ideias para decoração de festa junina decoração e comidas de festa junina.

Uma boa festa junina não dispensa brincadeiras

Os adultos você já conquistou pela barriga, agora, por que não investir em brincadeiras para chamar a atenção também das crianças?

Uma ideia é montar uma pescaria com produtos e materiais gráficos de determinadas marcas, oferecendo alguns itens como prêmio. É claro que esses brindes devem agradar a criançada e despertar neles a vontade de brincar. Comidinhas juninas – como pipoca com sabor de bacon, paçoca e outros doces -, além de brinquedos, são presentes que atraem os pequenos.

Oferecendo brindes, você tem várias possibilidades de retorno: a criança pode querer o produto que não conseguiu ganhar e acabar convencendo os pais a comprarem, a família pode conhecer uma marca ou lançamento e comprar depois ou a experiência positiva pode beneficiar a imagem da loja.

Usando a criatividade é possível adotar outras brincadeiras comuns das festas juninas para divertir a criançada. O jogo das argolas pode valer um presentão e acertar a boca do palhaço pode render até um kit de salgadinhos. Não é legal?!

Não se esqueça da decoração no PDV

Para completar a sua estratégia de merchandising, uma boa decoração na loja inteira é o que não pode faltar. Segundo estudo da Nielsen, “A hora certa de ativar o shopper”, 70% das decisões de compra acontecem quando os consumidores estão no PDV. Isso é fácil de notar, afinal, quem nunca entrou em uma loja, viu toda a decoração e lembrou que poderia complementar as compras com os produtos que estavam em destaque por ali?

Quer fazer igual aos grandes varejos? Então, fique atento às sugestões a seguir.

Gôndolas Temáticas

Uma das ideias para decoração de festa junina são as gôndolas diferentes, que chamam a atenção e ajudam a aumentar as vendas. O São João é uma ótima oportunidade para deixar a criatividade fluir: monte casinhas, para remeter às famosas barraquinhas, carro de boi, fogueira e balão nos corredores – para atrair o olhar para esse espaço.

Faça essa ação de merchandising com os produtos de uma determinada marca que tenham ligação com o período. Muitas, inclusive, já disponibilizam todo o material de apoio para essas datas. É sempre bom conferir com o seu fornecedor se há algo preparado.

Ideias para decoração de festa junina decoração com gôndolas temáticas.

Caracterização dos Ambientes

É possível brincar com a decoração da loja, colocando bandeirinhas e outros símbolos juninos.Vale até vestir os funcionários com alguns detalhes característicos, como chapéu de palha, algum adereço xadrez, etc. Mas cuidado: não precisa exagerar e colocar todo mundo vestido a caráter ou falando um dialeto caipira exagerado – os estereótipos podem até causar uma impressão ruim em algumas pessoas que visitarem a loja.

Decoração Externa

A decoração da loja também pode contemplar a parte de fora, justamente para chamar a atenção de quem não visita ou raramente vai à sua mercearia. Bandeirinhas, xadrez, laços e até música típica são algumas ideias para decoração de festa junina na sua loja ou para ajudar no clima característico. Assim, você diferencia o seu estabelecimento dos outros da vizinhança, atraindo novos clientes.

Em foco, vasilha com vários comidas de festa junina.

Gostou dessas dicas? Existe uma infinidade de sugestões para alavancar os lucros da sua loja na época mais gostosa do ano. Quer mais ideias? Confira mais sugestões para vender mais nas festas juninas indo muito além do merchandising. Não deixe a oportunidade passar, hein?!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome