5 maneiras para fazer promoção de verão na sua loja

Tempo de Leitura: 4 minutos
5 maneiras para fazer promoção de verão na sua loja

Sumário

O início do ano no varejo pode ser muito promissor com uma boa campanha de promoção de verão. Hora de pegar o calendário sazonal e apostar nos produtos da época!

O momento também é ótimo para as liquidações das mercadorias remanescentes e renovação do estoque da sua loja. O que você está pensando em fazer para movimentar o seu negócio neste início de ano? 

Hoje vamos te mostrar cinco maneiras para fazer uma promoção de verão imperdível para os seus clientes, além de muito lucrativa para você. Aproveite a leitura e sucesso nas vendas! 

Por que fazer promoção de verão? 

O primeiro trimestre do ano costuma ser bem morno para o comércio brasileiro. Muitos consumidores priorizam as viagens e os gastos com férias ou com o material escolar dos filhos. 

Outro ponto de atenção é o carnaval que, neste ano, será realizado na primeira quinzena de fevereiro. Tudo isso acaba impactando na queda de vendas e aumentando aquele estigma que “o ano só começa depois do carnaval”.

Apesar, é claro, que há inúmeras oportunidades com a folia, principalmente para quem é dos segmentos de varejo alimentar e farmácia.

A promoção de verão é a melhor opção que o varejista tem para poder incrementar as vendas nesses tempos de vacas magras. Hora de liquidar o que está parado no estoque e criar estratégias que sejam chamativas para a clientela. 

Dependendo do segmento, os produtos da temporada de verão precisam ser vendidos o quanto antes, porque depois de março a estação já é outra e a sazão vai demandar outro tipo de mix. 

Para esses casos, a promoção de verão também se faz muito eficaz. Vamos então, juntos, compreender os impactos das cinco principais táticas para realizar uma promoção de verão de sucesso. 

1. Identifique o mix da sazão

Uma boa promoção de verão começa na oferta do mix certo, com sortimento e variedade. O varejo eletro, por exemplo, se beneficia com a temporada de vendas de ventilador e climatizador. Ainda mais agora que sabemos que os efeitos do El Niño seguirão até abril, com novas ondas de calor.  

O canal de material de construção vê aumento da procura por impermeabilizantes e lonas para conter o período chuvoso.  

Enquanto isso, as farmácias vendem bastante com promoção de verão, destaque para protetor solar e bronzeador. As bebidas em geral são o grande destaque do varejo alimentar durante o período.  

E é claro que não há nenhuma regra. Pode acontecer de existir categorias que fogem do calendário comercial, mas que, no seu ponto de venda ou na loja online, são campeãs de venda no início do ano. 

É por isso que você precisa identificar qual é o seu público e o que ele compra mais nesta época do ano. Ou ainda aqueles itens que estão parados na gôndola ou no estoque. Nesses dois casos, a promoção de verão pode ser muito assertiva. 

Vamos a alguns exemplos de mix de verão:  

2. Analise o estoque 

A gestão de estoque é muito útil nesses momentos de definir ações promocionais na loja. É muito normal o lojista realizar uma liquidação ou promoção para reduzir o estoque dos produtos antigos. 

Essa análise de estoque vai te ajudar a definir quais produtos vão entrar na promoção de verão. A dica é fazer um inventário de todos os itens ou aproveitar o relatório do controle de estoque que você costuma manter atualizado mensalmente.

Você ainda pode aproveitar para divulgar a promoção de verão com os últimos produtos disponíveis no estoque. Isso desperta a necessidade de consumo de urgência no cliente, que não vai querer perder a promoção e correr o risco de ficar sem o produto que está acabando.

3. Exponha corretamente  

Mix escolhido e o próximo passo da promoção de verão é saber quando e com o expor os produtos da forma mais visivelmente lucrativa. Sugerimos que crie um espaço especial para essas ofertas no seu PDV. 

Com uma decoração temática e atrativa chamando o cliente para esse espaço, a ação ganhará ainda mais destaque.  

Uma ideia é montar esse espaço no corredor principal da loja ou criar uma espécie de “feira de ofertas” e colocar bem no hall de entrada da loja em forma de uma feira livre mesmo. Use e abuse da criatividade e não deixe de precificar corretamente as promoções. 

4. Aplique a cross merchandising 

Por falar em exposição de produtos, temos uma alternativa muito boa para a promoção de verão: a estratégia de cross merchandising. 

Quando você expõe muito próximo um produto do outro item ou categoria em promoção, você acaba estimulando a compra por impulso ou por conveniência. 

O cliente vai em direção a um item que ele tem a necessidade de comprar e pode acabar se interessando também por aquela mercadoria complementar. Isso é cross merchandising! Na promoção de verão podemos aplicar da seguinte forma: 

5. Faça uma divulgação bem-sucedida 

Promoção sem divulgação não tem sucesso garantido. Por isso, pense em estratégias que façam o seu cliente notar as suas ofertas da sazonalidade. Vá para a rede social, mas também aposte em divulgação na loja física.  

Boas imagens e etiquetas de precificação chamativas podem fazer muita diferença. Cores como o amarelo, o laranja e o vermelho, que remetem à estação, podem ser uma boa opção para a paleta da ação.  

Fazer propagandas em rádios e anunciar em sites de busca como o Google Adwords, bem como panfletar a promoção de verão no seu bairro, são algumas opções de divulgação com resultados. 

Tudo vai depender daquilo que você pretende alcançar e quem quer alcançar. Aproveite a divulgação para resgatar a sua base de clientes antigos, que estavam sumidos da loja.  

Promoção que valha a pena!

Assim como qualquer outra campanha, a promoção de verão precisa ser honesta, competitiva e atrativa. Então, calcule tudo certinho: o preço do produto, a margem de lucro e qual o percentual de desconto. 

A promoção precisa ser realmente vantajosa para o cliente poder se interessar pela compra. E se não der para cair muito o desconto, recorra a outras formas de promoção como cashback, brindes e sorteio de vale-compras. 

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima