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Promoção de verão, aproveite as oportunidades e faça liquidações

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Já entramos em 2021, e se você acha que está muito em cima para a tradicional promoção de verão – período também conhecido pelas grandes liquidações de janeiro – não se preocupe: ainda dá tempo de aproveitar as oportunidades que o mês oferece.

Sobrou estoque aí pós-Natal e também das festas de Ano Novo? É hora de analisar essa sobra e ver o que vale a pena colocar em promoção. Lembre-se que muitos optam por comprar logo após a virada do ano, sabendo que podem encontrar bons preços com as ofertas de janeiro.

Além desse período já ser tradicional no varejo, ele também é uma ótima alternativa para driblar a queda nas vendas em decorrência da pandemia da Covid-19. Essa é a hora de tentar recuperar um pouco dos prejuízos de 2020.

Então papel e caneta na mão porque no texto de hoje vamos te ajudar a ter os melhores resultados em janeiro. Com a estratégia certa você vai atrair os consumidores para dentro da sua loja com certeza. Vamos lá?

Passo 1 – Identificando os produtos

Esse é o momento de identificar e entender os produtos que você tem em estoque e que podem entrar na liquidação de janeiro. Prefira os de baixo giro e os que estão parados já há algum tempo.

Os produtos de alto giro até vendem com mais facilidade, mas é exatamente por isso que não compensa colocá-los em promoção: eles podem ficar mais tempo na loja com o preço normal.

Escolheu os produtos? Então é hora de calcular o valor do desconto para a liquidação de verão. Cuidado, pois a ideia aqui não é baixar demais o preço e você sair no prejuízo.

É preciso levar em consideração alguns fatores para se chegar ao novo valor, como regime tributário que atua sobre o produto, frete, embalagem, ou seja, os custos que sua loja teve com o item, tanto os fixos quanto os variáveis. Assim você não perde dinheiro com a ação.

Confira aqui nosso Guia Completo da Precificação no Varejo para mais informações e métodos para calcular a margem de contribuição.

Passo 2 – Defina Metas

Para chegar a algum lugar é preciso traçar metas. Qual a quantidade de itens que você pretende vender? Tem uma estimativa do valor a ser arrecadado com as vendas?

Se sua loja já fez liquidações de janeiro em anos anteriores, é hora de usar os números para traçar o novo objetivo. Se é sua primeira experiência, trace as metas do mesmo jeito e guarde os resultados, pois eles serão os parâmetros para as próximas edições.

Você pode usar os números de dezembro, por exemplo. Se suas vendas foram boas no período, como seguir evoluindo? Use os dados para aumentar a sua meta. A conta também pode ser feita baseada em outros meses. O importante é ter um norte, e a partir daí, traçar novos objetivos sempre.

Passo 3 – Estabeleça o Período

Estabeleça o tempo de duração da liquidação. Que dia começa e quando termina? Essa informação precisa estar inserida na comunicação que você fará sobre a promoção.

Estabelecer um período bem definido para a liquidação de janeiro ajuda até a vender mais. Seus clientes vão gostar dessa organização, pois usam as datas informadas para programar as compras.

Passo 4 – Atualize os Valores dos Produtos

Um erro bem comum no varejo é o cliente colocar no carrinho de compras um produto na promoção e na hora de passar o item no caixa aparecer o preço antigo.

Essa situação gera constrangimento e até mesmo a perda da venda pelo transtorno. Corra dessa cilada. Assim que o novo preço do produto for definido e antes da ação entrar em vigor, atualize os dados no sistema e garanta uma experiência simples para o cliente!

Passo 5 – Exposição dos produtos

Já que sua loja está no clima de liquidação, use e abuse da exposição dos produtos. Deixe os itens saltando aos olhos dos consumidores, chamando atenção principalmente para o preço baixo.

As etiquetas de preços devem conter a informação De/Por. “De R$ 99,90 por R$ 69,90”, por exemplo. Essa é a maneira mais eficaz de chamar a atenção dos clientes, que de fato vão ver o desconto e se sentirem atraídos pelo que estão vendo.

Aproveite a vitrine da loja para chamar atenção para a liquidação também. É do lado de fora que começa o envolvimento do cliente com a sua loja. O consumidor pode até nem estar pensando em gastar, mas se ele bater o olho na vitrine e algo chamar a atenção, pode apostar que ele vai entrar pelo menos para conferir.

O caminho para os caixas também é ponto estratégico para explorar as liquidações de janeiro. É nessa reta final da experiência de compras que você tem uma última oportunidade para vender. Se o produto salta aos olhos, ele vende.

Passo 6 – Divulgação das liquidações

megafone divulgação promoção janeiro

Use múltiplos canais para levar as liquidações de verão para o seu público-alvo, seja por meio dos tradicionais tabloides de ofertas distribuídos na região, e-mail marketing, redes sociais e o que mais der.

Por falar em redes sociais, elas têm sido bastante usadas para disseminar informações de forma rápida e eficaz. Ou seja, é um importante canal para fazer a divulgação da promoção de janeiro. Seja criativo nos posts para chamar a atenção dos seus consumidores, que cada vez mais usam o mundo virtual para se comunicarem entre si e se relacionarem com o mercado.

Em poucas palavras, muita gente usa o Instagram e o Facebook procurando promoções e liquidações de janeiro.

Ah, não se esqueça do WhatsApp! O aplicativo conta com cerca de 160 milhões de usuários brasileiros e ultrapassou as barreiras do varejo. Hoje, inclusive, com a sua versão Business, vem se consolidando como uma das principais ferramentas para estreitar a relação entre cliente e lojista. Já pensou em utilizar essa ferramenta para falar com o seu cliente?

Passo 7 – Equipe preparada

Olha só, sua loja pode ter um ou dez funcionários, mas todos devem conhecer bem a estratégia da promoção. Até porque sabemos que um profissional entendido do assunto faz qualquer dúvida do cliente se transformar em vendas. Explique as metas, as oportunidades que busca com as liquidações de janeiro para que tudo aconteça conforme seu planejamento e sem tropeços.

promoção percentual

Na prática: o que fazer para as liquidações de janeiro?

Bom, os passos acabaram, mas não vai embora ainda não. Busque uma água ou um café que ainda tem muito conteúdo bom pela frente.

Agora vamos dar algumas opções que podem ser trabalhadas na loja em relação às liquidações de janeiro, que não se limitam a apenas dar desconto no preço de um ou mais produtos.

Reforçamos que estamos mostrando caminhos que podem ser percorridos com as opções apresentadas. Você pode escolher um deles, todos ou até mesmo explorar cada um em momentos diferentes.

Vamos lá para essa etapa, que é simples, como os pontos tratados anteriormente.

Compre um e…

Além do desconto no preço do produto, como falamos acima, outra ação que também pode ser feita nesse período é o famoso “compre um e ganhe outro”, ou “compre um e leve outro pela metade do preço”.

Essa estratégia é bastante utilizada no varejo tradicional e faz com que o consumidor leve não somente o produto que ele estava de olho, mas outro devido a facilidade na hora da compra.

Entrega grátis

Entrega grátis sempre chama a atenção. Se você já faz entregas na sua loja, oferecer esse serviço sem custo ao cliente é mais uma maneira de agradar, e um ótimo argumento para fechar a compra.

Você pode colocar algumas regrinhas nesse caso, como entrega gratuita para compras acima de R$ 100, por exemplo. Pode apostar que esse tipo de serviço agrega muito ao seu negócio, e resolve o problema da comparação. Se seu concorrente tem o mesmo produto por um preço similar, o frete grátis “ganha” no comparativo.

Descontos em produtos relacionados

Se você colocou em promoção o molho de tomate da marca X, porque não aproveitar para dar um certo descontinho na massa Y? Assim, seu cliente acaba levando não apenas um produto, mas dois.

Essa é uma boa estratégia a ser usada em produtos que têm afinidade, ou seja, que estão interligados ou pertencentes à mesma categoria.

Cupom de desconto

Não é novidade alguma que oferecer cupons de desconto é uma excelente estratégia para melhorar a venda de produtos de uma loja, seja ela física ou virtual. Uma das maneiras de ofertar esse cupom é em datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e etc.

Você pode usar a estratégia também para atingir antigos clientes, aqueles que compram com uma certa frequência na loja. Vale também para novos clientes. Ofereça a eles, por exemplo, um desconto para a primeira compra dele no seu varejo.

Se você conta com programa de fidelidade, o cupom de desconto também pode ser usado nesse caso. Esse programa pode ser bem simples, como um cartãozinho em que a cada compra recebe um carimbo e chegando a um número de 10, por exemplo, ele ganha desconto na próxima compra ou até mesmo um produto.

Vendas no verão

Pode até chover em janeiro, mas o que predomina mesmo no mês é o calor. Tudo bem que brasileiro adora um café, mesmo em tempos quentes, mas agora vamos dar dicas de que mix trabalhar na sua loja nesse período quente. Calma que nesse caso são itens de bons giros, que não devem entrar em promoção. São eles:

Acesse a categoria Cuidados Pessoais do Martins.com.br e abasteça seu estoque.

Na seção de Mercearia, o mix vai desde produtos que compõem o café da manhã ao jantar dos brasileiros. Alguns se destacam no verão, como:

E não para por aí. Você, que é dono de um mercadinho, sabe muito bem do amplo mix que precisa para oferecer aos clientes. Sua compra pode ser feita a um clique e de acordo com o seu tempo.

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