Promoção de verão: janeiro é marcado por liquidações

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Promoção de verão: janeiro é marcado por liquidações

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Em janeiro, o comércio se preocupa com a baixa demanda das vendas, mas muitas vezes se esquece das boas oportunidades ao fazer promoção de verão.

O calor intenso, as férias e o clima descontraído são ótimos atrativos para impulsionar as vendas, liquidar estoque e oferecer produtos essenciais para a estação mais quente do ano.

Se você é lojista ou está buscando maneiras de aumentar o fluxo de clientes na loja, saiba que esse artigo é pra você!

Vamos conversar sobre como montar uma promoção de verão de sucesso e destacar o mix sazonal. Ainda não se planejou? Não se preocupe! Aqui você vai encontrar várias dicas para fazer desta temporada uma das mais lucrativas para o seu negócio.

Promoção de verão em janeiro

Promoção de verão pode ser feita em qualquer mês da estação, mas os resultados são ainda melhores no mês de janeiro quando associada à ideia de liquidação. 

Depois que passam as festas de final de ano, os clientes tendem a querer dar uma segurada nas contas para o início do ano. De toda forma, raramente alguém resiste a uma boa promoção, não é mesmo?

A promoção de verão em janeiro faz exatamente isso. Atrai o consumidor para o comércio por causa das ofertas chamativas. Além disso, é o momento de preparar as compras para as férias escolares.

Como muita gente está de férias, viajando ou aproveitando o clima quente para passeios ao ar livre, essa atmosfera cria uma demanda maior por certos produtos e pode ser o momento perfeito para você liquidar o seu estoque. 

Produtos que mais vendem

Por falar nisso, quais são os produtos que mais vendem no verão? Se você está se fazendo essa pergunta, saiba que há uma lista que não pode faltar no seu mix.

Supermercados, mercearias e farmácias têm muito a lucrar com a sazão!

Mais do que fazer promoção de verão para liquidar produtos antigos do estoque ou de baixa demanda na estação, entenda que algumas categorias fazem o maior sucesso e também devem entrar no planejamento de vendas.

É o caso de bebidas, protetores solares e outros itens relacionados. Vamos então falar um pouco mais sobre alguns desses produtos.

Bebidas em geral

As bebidas estão entre os produtos mais vendidos durante o verão. Seja um suco natural ou uma cerveja gelada, todos os públicos precisam se refrescar e hidratar para aguentar o calorão.

O varejo alimentar tem aqui a oportunidade perfeita para montar uma promoção de verão focada na categoria.

Aproveite para oferecer combos de bebidas com descontos especiais. Por exemplo, “leve 3 refrigerantes e pague 2″ ou “compre uma caixa de cerveja e ganhe um copo personalizado”. Legal, né?

Além disso, aposte em bebidas premium como vinhos ou drinks prontos e promovam descontos especiais em kits de bebidas ou acessórios para churrasco.

Veja uma sugestão de mix em bebidas completo para você:

Cuidados com a pele

A promoção de verão também cai muito bem com a oferta de produtos de cuidados com a pele como protetor solar, gel pós sol e itens em geral para skincare

Muitas pessoas só compram esse tipo de produto quando a estação começa. Então, você pode preparar ofertas específicas para atrair esse público. Ah! Importante reforçar para os clientes que o protetor solar é item indispensável.

Que tal criar uma ação promovendo a prevenção a doenças de pele causadas pelos raios solares?  Você conscientiza a comunidade e, ao mesmo tempo, vende o produto. 

Outra ação interessante é oferecer descontos em protetores solares para compras acima de determinado valor ou brindes, como toalhas ou chapéus, para quem comprar o protetor solar.

Aproveite para estender as promoções para outros produtos relacionados ao verão, como hidratante corporal, cremes pós-sol e loções após a exposição ao sol. Dicas de mix: 

Ative o modo verão! É época de liquidar!

Bom, você já viu que o verão é a época perfeita para atrair mais clientes e liquidar o estoque. Mas só dá para atingir esse feito com as estratégias certas.

Então, confira as dicas para criar uma promoção de verão que vai fazer a diferença.

  1. Use o marketing digital a seu favor: leve a sua promoção de verão para as redes sociais. Faça posts atraentes no Instagram, Facebook e WhatsApp, mostrando seus produtos em uso e oferecendo descontos exclusivos para seguidores. Invista também em anúncios pagos para alcançar mais pessoas
  2. Ofereça frete grátis: o frete grátis é um dos maiores atrativos para compras online. Ofereça essa vantagem para compras acima de um valor mínimo ou em produtos selecionados. Isso pode aumentar significativamente as vendas
  3. Exposição estratégica: na loja física, crie um ambiente de verão com vitrines temáticas e displays destacados. Use cartazes e banners para chamar a atenção para as ofertas, facilitando a escolha dos clientes
  4. Parceiros locais: se sua loja está perto de praias ou pontos turísticos, faça parcerias com hotéis, restaurantes e influenciadores locais. Isso ajuda a aumentar a visibilidade e atrair mais clientes para a sua promoção
  5. Ofertas atrativas: implemente estratégias como descontos progressivos, “compre 1, leve 2 ou 3” e descontos agressivos em produtos de verão para liquidar estoque sazonal
  6. Revise o estoque: faça um inventário detalhado para identificar produtos que precisam ser vendidos rapidamente. Ofereça promoções em itens com pouca rotatividade ou excesso de estoque
  7. Use cross merchandising: por fim, aumente o ticket médio colocando produtos complementares próximos, como protetores solares com roupas de banho ou bebidas com snacks. Isso facilita a compra e gera mais vendas.

Temos certeza que com boas ações, que vão criar uma experiência de compra irresistível aos seus clientes, a sua promoção de verão vai ser um sucesso. 

Bora vender e renovar o estoque de 2025? Ative o modo verão!

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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