É tradicional o período de liquidações das lojas em janeiro. Isso porque durante essa época do ano, a preocupação é diluir os dias de promoções. Além disso, garantir que os estoques de fim de ano sejam liberados e tudo isso acompanhado das novas tendências de comportamento do consumidor. A temporada de promoção de verão está aberta e você pode faturar mais!

Passado o período de compras de Natal e festa de Ano Novo, além das famosas trocas e devoluções de mercadorias, analise agora como ficou o estoque da loja. Esse é o momento de agradar também aquele consumidor que aproveita as liquidações de janeiro para comprar com melhores valores.

No artigo de hoje, vamos trazer algumas dicas de vendas para fortalecer os saldões de verão na sua loja. Afinal, queremos que você comece o ano bem financeiramente: sem estoque parado e já planejando o que chegará em breve, seguindo as tendências sazonais para o período.

Hora de planejar a queima de estoque

Com o seu inventário de estoque em mãos e os números atualizados, se prepare para o plano de vendas de promoção de verão. Assim, o primeiro ponto é definir os produtos que vão entrar na campanha.

Atente-se ao que é sazonal para o seu segmento de varejo. Além disso, analise os produtos remanescentes do fim de ano e que podem entrar na queima de estoque. É aliar oportunidade com necessidade.

O segundo passo é definir a forma como será a promoção de verão da sua loja. Já tem um prazo definido? É bom estabelecer claramente no plano e deixar essa definição bem delimitada para os clientes.

Por fim, é partir para a divulgação e para as vendas. Mas vamos por parte…

Mix para a promoção de verão

O verão é marcado pelo período chuvoso, mas também pelo intenso calor. A alta temporada de viagens e férias movimenta o setor turístico e, consequentemente, a venda de produtos de higiene e beleza e cuidados pessoais.

Ótima oportunidade para que você possa considerar esse mix da promoção de verão da sua mercearia, supermercado, farmácia ou loja de cosméticos. Listamos alguns dos principais produtos para vender mais em janeiro. Confira:

Também é um bom momento para apostar em alimentos e bebidas na ação de promoção de verão. Com a criançada em casa e as férias, muitos aproveitam para celebrar os momentos em família e entre amigos neste período. Veja alguns itens:

O Martins.com.br oferece um grande mix de cuidados pessoais e mercearia para você abastecer o seu estoque para a sua promoção de verão. Aproveite para fazer a sua lista de compras com ótimos preços!

Uma campanha vive de uma boa estratégia

Para que a promoção de verão seja feita de forma correta, você precisa desenvolver uma boa estratégia para as vendas. Só assim será possível aplicar os descontos para a campanha sem acarretar prejuízos no orçamento.

Assim, coloque no seu planejamento estratégico e as metas principais para a queima de estoque. Responda neste plano qual o seu objetivo com a liquidação, como você vai atrair o cliente para a loja, quais promoções fazer e os detalhes quanto à divulgação.

Coloque todos esses dados em uma planilha detalhada com as suas estratégias. Não se esqueça da projeção de vendas, que precisa ser definida antes de colocar em prática a campanha de promoção de verão.

Mesmo com a ação no ar, não descarte a sua planilha. Depois você deverá fazer o devido controle das vendas para saber o quanto lucrou e os produtos e categorias mais vendidos na sua campanha de verão.

Esses dados são eficientes para comparar com as próximas ações promocionais. Inclusive com a sua promoção de verão futura.

Aplique descontos de maneira correta

Alguns varejistas costumam ter dúvidas quanto aos descontos aplicados na queima de estoque. Esse desafio pela precificação, já conversamos muito por aqui sobre esse tema. Então, aproveite para dar uma olhada nos seguintes artigos:

Assim, antes de precificar os produtos com os novos valores da liquidação, faça os cálculos. Você vai precisar validar o custo total de venda, incluindo taxas sobre as mercadorias e despesas da loja, para depois chegar a um percentual de desconto razoável para você e o consumidor.

Além dos descontos, você ainda pode fazer sorteio de brindes e produtos para os consumidores durante o verão e as férias. Tenta se diferenciar do que o seu concorrente está promovendo ao público dele. Seja ainda mais criativo e com opções personalizadas e exclusivas para os seus clientes.

Como será a divulgação?

Os clientes precisam estar por dentro das vantagens e isso só vai acontecer com uma boa divulgação. A promoção de verão precisa estar em destaque no ambiente virtual da loja e também no ponto de venda.

Aposte em peças publicitárias que sejam atrativas para os seus clientes. Para isso, você vai precisar delimitar e apostar em algumas estratégias de marketing, como:

  • Escolha o público-alvo: defina para quais clientes será direcionada a promoção de verão. Essa definição é importante para você também delimitar as ações de divulgação nas redes sociais e também no PDV.
  • Invista em visual: o apelo visual é importante demais para atrair o cliente para a sua loja. Decore a fachada, vitrine, hall de entrada e o armazém para mostrar para o cliente que ali ele vai comprar com bons descontos.
  • Invista em redes sociais: personalize o feed das redes sociais, faça stories divulgando produtos e promoções e deixe os perfis da sua loja bem atrativos para o público. Se possível, invista em mídia paga para chegar a mais clientes. Faça boas fotos e aposte nos vídeos. Outra ideia é fazer lives de venda com os itens da promoção de verão. Ah! E não se esqueça de estar presente no WhatsApp.

Feliz promoção de verão!

Na hora de montar a sua própria campanha, inove. Atraia o cliente com ações que ele ainda não tenha visto na sua loja.

Assim, além dos tradicionais descontos para produtos sazonais ou nas tradicionais liquidações de janeiro, aposte em campanhas com sorteios, cupons de desconto e dê aquela fortalecida no programa de fidelidade da sua loja.

Além disso, a campanha da entrega ou frete grátis também é uma boa opção para encher os olhos do consumidor nesta época do ano.

Seguindo as nossas dicas, sem dúvidas as suas ações serão um grande sucesso!

Vamos aproveitar para sugerir materiais para você baixar de graça. Todos estão relacionados ao tema de hoje e vão te ajudar a melhorar a gestão de sua loja. Um é o Guia definitivo: como montar um delivery de sucesso e outro é sobre inventário de estoque!

Feliz 2022 e feliz promoção de verão!

Até a próxima!

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