Os indicadores de viabilidade servem para embasar qualquer métrica financeira do negócio, como a compra de novos produtos, uma nova filial ou a expansão do ponto de venda.
Vai investir em algo, mas antes precisa saber se o investimento será um bom negócio para a sua empresa? Os indicadores de viabilidade vão te respaldar nisso.
O lojista precisa trabalhar com projeções reais e números que assegurem a saúde financeira da empresa. Só assim vai ser possível executar projetos palpáveis e esperar bons resultados deles.
A seguir, você vai conhecer quais são os indicadores de viabilidade, como identificá-los e a importância de aplicá-los no planejamento financeiro da loja antes de fazer qualquer investimento arriscado.
O que são e quais são os indicadores de viabilidade?
Os indicadores de viabilidade são as informações que ajudam a nortear empresários e gestores das empresas a calcular os riscos com novos investimentos. Eles também servem como comparativo das iniciativas de um negócio.
Os indicadores de viabilidade financeira vão servir para o lojista ter uma noção ampla se aquele determinado investimento vai ser lucrativo ou danoso. São cinco os principais indicadores:
1. Valor Presente Líquido
O VPL, ou Valor de Presente Líquido, é um dos indicadores de viabilidade mais fáceis de identificar. Para chegar a ele, você precisa somar o valor presente nos fluxos de caixa futuros da loja. Com o total dessa soma, você subtrai o investimento inicial que será usado no novo projeto. Caso esse resultado seja uma variação positiva, quer dizer que o negócio é rentável.
2. Payback
A tradução para o português significa “retorno” e, como o próprio nome já diz, o payback analisa o tempo que um negócio financeiro vai levar para começar a dar retorno com lucros, ou seja, começará a cobrir o capital inicial investido.
O payback vai te ajudar a equiparar as expectativas de faturar e lucrar com o tempo previsto para que isso ocorra.
3. Taxa Interna de Retorno
A Taxa Interna de Retorno (TIR) calcula qual a taxa de retorno específica que um investimento vai dar para o empreendedor. A TIR é muito solicitada quando um negócio é apresentado a potenciais investidores.
A TIR é a taxa que zera o valor presente líquido. Para isso, o lojista precisa primeiro ter estipulada a Taxa Mínima de Atratividade do investimento – que vamos falar abaixo – porque é preciso fazer uma comparação entre elas.
4. Taxa Mínima de Atratividade
A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) também é usada para comparar dois tipos de projetos em que se busca rentabilidade. Mas essa taxa costuma ser apresentada por quem quer investir no empreendimento.
A TMA é o percentual que eles consideram fundamental antes de colocar o dinheiro em algum investimento. Por isso muito se fala que, quanto maior for a TIR sobre a TMA, isso significa que o retorno de lucro é maior que o mínimo (TMA) esperado pelo investidor.
5. Margem de Contribuição
Por último, mas não menos importante, temos a margem de contribuição. Ela é vista como um dos mais relevantes indicadores de viabilidade. Ela é calculada a partir da diferença entre os custos variáveis de um produto ou serviço e o preço de venda dele.
Na prática, a margem de contribuição vai te mostrar quanto você precisa vender de cada categoria ou produto para que essa receita cubra os custos e as despesas que você teve com esse investimento.
Como avaliar a viabilidade de um negócio?
Os indicadores de viabilidade podem ser feitos para além de calcular riscos e vantagens com determinados investimentos. É ainda uma forma de permitir que o empreendedor faça correções no decorrer da gestão financeira.
A viabilidade de um negócio pode ser avaliada na criação de estratégias, para gerenciar riscos, integrar todas as equipes e departamentos da loja, melhorar a gestão financeira, identificar formas de melhorias nos processos internos, entre outros.
O primeiro passo é conseguir identificar o objetivo dessa avaliação e o período para atestar a viabilidade do projeto ou empreendimento. Coloque em pauta: quais os rendimentos e as despesas da loja para os próximos anos? Qual rendimento terei desse capital investido? Qual o mínimo eu vou precisar alcançar para passar a ter lucro?
Como se faz uma análise de viabilidade?
Ao conseguir responder os questionamentos acima, a análise da viabilidade econômica do negócio vai ficar mais fácil para você.
Além disso, você precisa analisar o mercado em que a sua loja está inserida, as tendências que norteiam o setor naquele momento e contar com um estudo de execução desse projeto, seja uma ampliação da loja ou expansão do mix.
Depois, defina a projeção de receita, os custos e os investimentos. Em seguida, quando tiver todos esses números na ponta do lápis, é hora de começar a desenvolver as estimativas com esse investimento a partir dos indicadores de viabilidade.
Quais são os tipos de viabilidade?
A análise de viabilidade pode partir de várias formas, mas a seguir vamos falar sobre as principais delas: viabilidade estratégica, técnica, mercadológica, econômico-financeira e legal.
1. Análise de viabilidade estratégica
Ocorre para analisar se um projeto está dentro dos objetivos estratégicos da empresa.
Exemplo: eu tenho uma loja de material de construção e tenho o objetivo estratégico de ampliar as vendas para o varejo online. Vou precisar investir em algumas ferramentas digitais e marketing. Os resultados que eu espero alcançar com essas ações precisam estar alinhados com o posicionamento estratégico da minha marca.
2. Análise de viabilidade técnica
Serve para avaliar se há na empresa tecnologia e aptidão técnica suficientes para possibilitar o investimento.
Exemplo: considerando a hipótese acima, há mecanismos e corpo técnico para colocar a loja virtual no ar? É isso que a viabilidade técnica precisa atestar.
3. Viabilidade mercadológica
Analisa se há mercado e demanda para o investimento que a empresa pretende fazer.
Exemplo: você pretende abrir uma loja virtual, porém é preciso conhecer o público e fazer um estudo de mercado para saber qual público você terá para vender e quem é a sua concorrência direta. Isso é fazer uma análise de viabilidade mercadológica.
4. Viabilidade econômica-financeira
Como o próprio nome diz, analisa a viabilidade financeira para suprir os custos do negócio, se a proposta atende às expectativas dos investidores e se o empreendimento será rentável. Os indicadores de viabilidade são de extrema importância para essa análise.
5. Viabilidade legal
Nessa análise o que vale é saber se as iniciativas para colocar esse empreendimento em execução não viola nenhuma norma legal ou legislação brasileira. É sempre bom contar com uma consultoria jurídica para avaliar essa questão.
Conclusão
Esperamos que tenha ficado mais do que claro a importância de considerar os indicadores de viabilidade no seu negócio. Seja qual for o objetivo, se ele impactar direta ou indiretamente nas finanças da loja, é hora de parar e analisar o cenário com cautela.
Contar com uma boa equipe de gestão financeira é um caminho certo para evitar erros e falhas em investimentos de risco.
Ainda assim, sabemos que para ter lucro é preciso inovar e muitas vezes arriscar um pouco mais. O importante é fazer isso com muito planejamento e estratégia. Então… bom planejamento financeiro para você e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.