Por que o marketing digital é tão necessário no varejo

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Por que o marketing digital é tão necessário no varejo

Sumário

Você com certeza já deve ter ouvido falar em varejo 4.0 e percebido o quanto ele tem sido dependente dos canais virtuais. Impossível é falar sobre vendas e não perceber a relevância do marketing digital para elas.

A digitalização nos tempos de hoje é quase que a sobrevivência dos novos negócios. Na mesma direção, surgem novas tecnologias e mídias para acompanhar as tendências de consumo e cativar os clientes conectados ou também conhecidos como “usuários”.

Varejo digital e marketing digital são conceitos que precisam fazer parte da sua vida e da rotina da sua loja. O nosso bate-papo de hoje é sobre isso.

Vamos explicar um pouco melhor sobre esses dois conceitos e trazer instruções de como aplicá-los no seu varejo. Boa leitura!

Varejo digital e marketing digital no cotidiano

Sobre o varejo digital nós conversamos com frequência por aqui. É vender no ambiente virtual, usando plataformas de e-commerce ou ferramentas de atendimento online ao público. A modalidade anda de braços dados com o marketing digital.

Diferentemente do varejo físico, toda a jornada de compra do cliente é feita online. Por isso, nesse tipo de varejo, as estratégias de vendas se concentram basicamente nesse universo. Com a ajuda de quem? Do marketing digital.

O marketing digital, por sua vez, são todas as ações voltadas para o consumidor no ambiente virtual com foco em engajar uma marca ou vender produtos e serviços dessa marca. É a forma mais direta e usual de se comunicar com o público por meio das redes sociais.

De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. Ou seja, uma minoria (5,5%) ainda se via presa a ações de publicidade tradicional e divulgação em eventos. 

Em outro estudo, a segunda edição da pesquisa Transformação Digital no Varejo Brasileiro, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), aponta que 92% dos entrevistados afirmaram que o faturamento cresceu quando começaram a adotar iniciativas digitais.

Os dados mostram a relevância que o marketing digital e o varejo digital têm para o comércio brasileiro em geral.

Marketing digital na prática

Poderíamos ficar descrevendo aqui um monte de conceitos do marketing digital – porque são muito mesmo -, mas esse não é o nosso intuito. Para você entender melhor sobre marketing digital no varejo, vamos a alguns exemplos práticos:

1. Lives no Instagram e live commerce 

Na pandemia, as transmissões ao vivo feitas por empresas no Instagram se popularizaram bastante. Muita gente aproveitou para expor produtos e fazer as vendas, inclusive a preços promocionais, por meio das lives.

2. Cupons de desconto

Conceder cupons de desconto pelas redes sociais da loja ou para a primeira compra no site da loja é uma estratégia de marketing digital muito usual pelo varejo. Se você ainda não experimentou, está na hora. Você vai atrair novos públicos para a sua loja que nem esperava.

3. Anúncios pagos

Sabe quando você está navegando pelas redes sociais e aparece alguma publicação patrocinada? São anúncios pagos que você pode comprar dentro dessas plataformas, principalmente o Instagram, e que vão dar uma visibilidade enorme para a marca.

4. Atendimento via WhatsApp

O atendimento da minha loja feito pelo WhatsApp é estratégia de marketing digital??? É sim! E que bom que você já estava aderindo mesmo que ainda não percebesse que esse era um investimento em marketing.  A versão WhatsApp Business é um ótimo exemplo de marketing digital.

Há dois anos, a ferramenta como canal de vendas no varejo já havia crescido cerca de 85%, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd).

Aproveite para ler meu conteúdo sobre os 6 motivos para usar o WhatsApp nos negócios. Uma das ações de marketing digital mais práticas e mais baratas (a custo zero) de adotar para a loja.

5. Vídeos nas redes sociais

Homem gravando vídeo pelo celular

A busca por mais imagens e menos textos na internet é uma tendência entre os usuários. Se aproveitando disso, o marketing digital aposta nas redes sociais para lançar conteúdos audiovisuais com foco no consumo. 

Os Reels do Instagram, o TikTok e o próprio YouTube são alguns exemplos de plataformas de vídeo que podem agregar esse tipo de conteúdo comercial. Saiba mais sobre como trabalhar vídeos para as redes sociais na sua loja. 

6. E-mail marketing

Outra forma de usar o marketing digital na sua loja é com o envio do conhecido e-mail marketing. Com a ferramenta, sua loja estreita a relação com clientes que estavam um pouco distantes da marca e ainda divulga promoções e novidades periodicamente. 

Viu como é mais fácil do que se pensa aplicar o marketing digital na rotina dos seus negócios? Pode ser muito barato ou simplesmente não custar nada. Vai depender dos objetivos que você pretende alcançar e de um pouquinho de criatividade.

Vantagens do marketing digital para o varejo

Além da questão do custo-benefício, sua loja tem muito mais a ganhar quando você investe em ações de marketing digital e expande os seus negócios no ambiente virtual. 

Mesmo que a sua loja seja de pequeno porte, a necessidade do marketing é evidente. Eu vou te mostrar o porquê. Olhe só esses benefícios para o varejo:

  • Interatividade com seus clientes
  • Mais oportunidades de negócios
  • Mais oportunidades de fidelizar o público
  • Maior visibilidade para a marca
  • Mais facilidade de atrair novos clientes
  • Acompanhar a jornada de compra é mais fácil
  • Facilidade para mensurar os resultados
  • Personalização das vendas

Com o marketing digital, as pessoas encontram a loja de forma rápida e muitas vezes elas recorrem à internet para ver a reputação do seu negócio. É muito importante que você tenha um perfil do seu negócio no Google e mantenha ele atualizado.

As recomendações feitas por lá e o retorno que você dá são muito importantes para a imagem da loja no varejo digital e também físico. 

Por mais que falamos muito sobre varejo digital, é importante o varejo físico se adequar à realidade do consumo omnichannel, ou seja, multicanal. Grande parte dos consumidores compram online, mas também não abrem mão de comprar na loja física.

Um bem necessário

Nós já vimos o quanto o marketing digital é necessário para o varejo digital, mas sobretudo para o varejo físico também, considerando que os hábitos de consumo tendem cada vez mais para a conectividade.

O celular está quase que o tempo todo na mão do consumidor. Os aplicativos se consolidaram. As vendas pelo WhatsApp, os pagamentos por Pix, por aproximação, o tal do ChatGPT… todo dia uma tecnologia nova. 

Você, lojista, precisa acompanhar essas tendências de mercado e fazer com que a sua loja esteja sempre próxima dos consumidores. Para isso, o seu melhor aliado será o marketing digital e a sua grande aposta: as redes sociais.

Gostou do assunto e quer saber um pouco mais? Aproveite para conhecer as redes sociais mais usadas e as tendências para este ano

Até a próxima!

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