Ambientar a loja durante uma campanha sazonal de vendas é uma das estratégias mais antigas do comércio e que nunca falha. A data mais romântica do ano está chegando! Dá tempo de você preparar uma decoração de Dia dos Namorados de impacto na loja.
A decoração temática não é apenas uma questão estética. Mais do que ornamentar o ambiente, é uma forma de atrair e fidelizar clientes.
Além disso, ela tem o potencial de criar uma experiência sensorial que estimule o cliente a se sentir parte daquela atmosfera. Consequentemente, ele passa a comprar os produtos para os quais foi induzido.
Quer saber como fazer uma decoração de Dia dos Namorados que aumente os resultados das vendas? Esse artigo, então, é para você!
Por que fazer decoração de Dia dos Namorados?
Quando uma decoração de Dia dos Namorados é bem elaborada – e isso não, necessariamente, quer dizer muitos elementos – a experiência sensorial dos consumidores se transforma.
O cliente se sente atraído pelo ambiente e acaba sendo remetido a memórias afetivas que estimulam o consumo. A experiência de compra para ele se torna ainda mais prazerosa.
A decoração temática faz com que o público se conecte melhor com aquele momento e seja induzido a explorar a loja e comprar os produtos que estão sendo destacados em meio à decoração. A consequência disso você já sabe: preferência à marca, clientes mais satisfeitos e aumento das vendas.
5 elementos básicos para uma decoração de sucesso
Montar decoração para uma data comercial é uma prática muito individual do lojista e raramente será igual. Mas alguns requisitos precisam ser olhados com muita atenção:
- Tema: precisa estar alinhado com a identidade da marca e as preferências do público-alvo;
- Criatividade: quanto mais original e criativa a decoração, mais atrativa ela será;
- Equilíbrio: nada de colocar elementos demais. A decoração precisa ser harmoniosa;
- Atualização: ainda que a decoração seja reutilizada, uma atualização no tema é importante;
- Iluminação: um componente muito importante para agregar na decoração.
Decoração de Dia dos Namorados em etapas
É perfeitamente possível impulsionar o negócio por meio de uma decoração de Dia dos Namorados. Basta transformar o ambiente em uma jornada de compras romântica e irresistível aos corações apaixonados.
As etapas a seguir são um cronograma que você pode utilizar como base para criar a sua própria decoração.
1. Crie uma atmosfera romântica
Impossível não associar a data com a ideia de romantismo. Então, a primeira etapa é pensar em como criar um ambiente romântico e que seja do agrado dos seus clientes.
Utilize elementos como corações, flores, lâmpadas LED e velas acesas respeitando todos os cuidados com a segurança. Embora o vermelho impere, cores vibrantes como dourado, rosa e roxo também ornamentam bem em uma decoração Dia dos Namorados.
O som ambiente com uma playlist de músicas românticas agrada bastante e complementa a experiência sensorial.
Sugestões:
- Coloque frases românticas espalhadas pelos corredores da loja ou balões de coração suspensos
- Trilhas sonoras de filmes de romance são uma boa pedida para resgatar memórias afetivas
- Lamparinas ou cordões de lâmpadas estilo bolinha são capazes de criar um ambiente aconchegante
2. Foque nos detalhes
A decoração quando é original chama a atenção e cria senso de ineditismo no cliente. Quando ele vê elementos diferentes, ele se sente especial dentro daquele ambiente.
Além disso, acaba comentando a ideia com amigos, familiares e até mesmo compartilhando nas redes sociais. Isso pode ser uma propaganda orgânica em potencial para a sua loja.
Então, foque nos detalhes! Aproveite a vitrine da loja para destacar os principais produtos da temporada e fazer uma decoração inspiradora aos casais apaixonados. Nessas horas, utilizar as preferências do cliente e a sua imaginação pode gerar bons frutos.
Sugestões:
- Escolha um filme romântico clássico como referência para o tema da decoração;
- Crie um cenário temático para que os consumidores possam fotografar e ter uma experiência imersiva;
- Use essências com fragrâncias românticas – lavanda ou baunilha – para aromatizar o ambiente.
3. Componha a decoração com o mix
Nem só de uma boa decoração vive uma data comercial. O mix de produtos também é o complemento principal de uma decoração de Dia dos Namorados.
É preciso se atentar aos produtos e categorias mais procurados para a data e explorar esse mix de forma que ele case com a decoração.
Em supermercados, por exemplo, produtos como chocolate, vinho, queijo, frios, pães e cerveja são essenciais. Uma ótima maneira de complementar o ambiente romântico é oferecendo uma experiência de degustação ou criando cenários com os próprios produtos sazonais.
No eletro, aposte na venda de eletrodomésticos como frigideira, airfryer, panelas de fondue e outros utensílios que facilitem a rotina doméstica do casal.
Sugestões:
- Monte uma mesa convidativa com queijos, frios, pães especiais, geleias e produtos gourmet;
- Crie um estande de vinhos e ‘convide’ o público a um brinde ao amor;
- Faça combos ou cestas românticas com produtos selecionados como opções de presente.
Leia também: Confira ideias de presente de Dia dos Namorados
4. Aproveite as ações de marketing
Uma ótima maneira de personalizar a experiência de compra do cliente, para além da decoração de Dia dos Namorados, é promover ações de marketing que ampliem a visibilidade do negócio durante a campanha.
Por isso, aproveite as ferramentas que você tem à disposição como redes sociais, WhatsApp e e-mail marketing para poder informar os clientes sobre promoções e sobre o que ele pode esperar dessa experiência incrível de vendas na sua loja.
Sugestões:
- Crie conteúdos com sugestão de presentes românticos para a data;
- Promova um concurso fotográfico nas redes no cenário “instagramável” da loja;
- Faça promoções exclusivas para os clientes;
Encantando clientes
Neste Dia dos Namorados, transforme a sua loja em um verdadeiro cantinho do amor, um refúgio aos românticos.
Permita que o público vivencie uma experiência de compra completa. A decoração é uma ferramenta valiosa para encantar clientes e atrair mais vendas, então aproveite!
Não se esqueça de dar aquele toque de criatividade e personalidade todo especial na sua campanha. Seus clientes merecem!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.