O brasileiro não dispensa uma cerveja gelada ou uma boa dose de cachaça. Só que essas são só duas opções que devem integrar a lista de bebidas que todo bar precisa ter para agradar os mais variados paladares.
E se tem um mercado que não se abateu com a pandemia da Covid-19 foi o de bebidas alcoólicas. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 42% dos brasileiros informaram que tiveram alto consumo de álcool durante a crise sanitária.
Esse comportamento demonstra que o consumo de bebidas alcoólicas segue em ascensão e vem ditando as tendências para o varejo alimentar e de bebidas, acompanhando as mudanças no comportamento do consumidor.
No artigo de hoje, vamos abordar a lista de bebidas top 10 que não podem faltar no seu bar. A regra é ter uma variedade de bebidas premium, para drinks de rotina ou de luxo, mas também atrair novos públicos para o estabelecimento.
1. Cervejas
Impossível iniciar essa lista sem falar da “breja”, como é carinhosamente chamada por muitos consumidores. O Brasil é hoje o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo e a bebida segue sendo a preferida no consumo nacional.
De acordo com o Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o setor cresceu 11,6% em 2022 com a abertura de 180 novas cervejarias.
O país conta com 1.729 produtoras de cerveja atualmente. Destaque para a produção de cervejas artesanais, que estão entre as mais pedidas em bares e restaurantes. As mercearias e supermercados também passaram a ampliar o portfólio de cervejas especiais nos últimos anos.
São milhares de rótulos e estilos de cerveja especial e artesanal, mas pelo menos esses seis estilos precisam ser explorados no seu bar, ainda que de forma sazonal. São elas:
- Pilsen: a mais comum, de fermentação mais curta, é a cerveja mais leve e sem amargor acentuado;
- Lager: cerveja que até parece a pilsen, só que é mais encorpada e saborosa. Também é muito apreciada por quem está procurando uma experiência menos amarga.
- Weiss: é uma cerveja à base de trigo, com amargor um pouco mais acentuado e um leve toque amanteigado. Ela é mais turva do que as outras variedades.
- Witbier: também é à base de trigo, porém mais cítrica por causa de ingredientes como coentro e cascas de laranja ou limão siciliano. Tem baixo amargor.
- Porter: de coloração mais densa e escura, em tons de marro, a cerveja porter é à base de malte torrado e remete a notas de café e chocolate amargo.
- IPA: a american pale ale é bem mais amarga, e merece destaque na sua lista de bebidas por ser a favorita da maioria dos apreciadores de cervejas artesanais.
2. Vinho
O consumo de vinho no Brasil cresceu cerca de 15,2% em 2020. De acordo com a Wine Inteligence, os amantes de vinho saltaram de 22 milhões em 2010 para 39 milhões em 2020. No ano seguinte, foram 51 milhões de pessoas consumindo vinho, ou seja, cerca de 36% da população adulta.
Muito se engana quem acha que vinhos cabem apenas em uma carta de um restaurante refinado. O Brasil está entre os 13 principais países de maior consumo da bebida no mundo, o que demonstra que os vinhos são bem populares por aqui.
A bebida pode ser vendida em taças individuais ou a garrafa inteira. Dependendo do estilo do seu público, vai precisar variar os tipos de vinho: tinto, branco e rosé. Além disso, se atente ao sabor que pode ser seco, suave, demiseco ou doce.
A depender da ocasião, considere ainda incluir na lista de bebidas do seu bar alguns tipos de espumante. Eles são essenciais em datas celebrativas.
3. Cachaça
A cachaça ou aguardente de cana é uma bebida típica brasileira e peça-chave de qualquer bar ou restaurante. Seja para a venda em dose ou para drinks, é imprescindível contar com a cachaça no cardápio.
Aposte em shots e drinks diferenciados com o uso da cachaça no seu bar. Por exemplo:
- Caipirinha de maracujá ou caipirinha de melancia – dê o toque final ao sabor com um picolé da fruta escolhida
- Bananinha: cachaça, suco de limão, açúcar e banana.
4. Vodka
A vodka é outro produto indispensável na lista de bebidas do seu bar e não poderia ficar de fora desse top 10. A bebida é a combinação perfeita para drinks e batidas doces, realçando o sabor dos ingredientes.
Veja abaixo algumas opções de drinks tradicionais à base de vodka para o seu bar:
- Caipiroska: é a mesma coisa da caipirinha, só que com vodka.
- Sex on the Beach: adicione vodka, suco de laranja, licor de pêssego e xarope de groselha.
- Cosmopolitan: drink que ganhou ainda mais destaque após ser muito consumido na série Sex and the City, que está de volta em um revival na HBO. Nos primeiros episódios já era possível notar o drink na mesa das amigas nova-iorquinas. Basta adicionar vodka, suco de cranberry, licor cointreau e suco de limão.
5. Whisky
O whisky também integra a lista de bebidas que não podem faltar no seu bar. Ainda que mais requintado, ele é muito consumido no Brasil em acompanhamento com energéticos.
Além disso, se bem conservada, a bebida não perde a qualidade e pode durar por anos, uma vez que a produção não estipula data de validade. Para quem não gosta do whisky puro, é possível fazer drinks de outras formas sem enérgico:
- Old Fashioned: whisky, bitter, açúcar, gelo e gomos de laranja;
- Manhattan: whisky, vermute tinto, gelo, cerejas e raspas de laranja;
- Rickey: whisky, limão e água com gás.
6. Tequila
Arriba, tequila! A bebida é a queridinha para os brindes entre amigos que gostam de virar uma dose de bebida durante o rolê. A famosa combinação de tequila, sal e limão não tem erro.
Mas você também pode explorar drinks com a bebida alcoólica como a famosa margarita: gelo, açúcar, tequila, licor cointreau e suco de limão.
7. Rum
O rum é uma bebida leve e que combina muito com diversos ingredientes, por causa da harmonização suave e adocicada. Três drinks conhecidíssimos à base de rum e que você pode explorar na coquetelaria do seu bar:
- Cuba libre: feito com rum, Coca-Cola, rodelas de limão e bastante gelo
- Piña colada: rum claro, suco de abacaxi, creme de coco, abacaxi em pedaços e cereja
- Mojito: rum claro, açúcar, suco de limão, água com gás, hortelã e gelo
8. Conhaque
O conhaque é uma bebida destilada servida em doses e com gelo, mas também cai muito bem com drinks.
É originalmente um subproduto do vinho branco, passando por um processo de destilação descoberto na região francesa de Cognac, o que originou o nome da bebida. É a combinação perfeita com achocolatados. Duas opções de drinks:
- Quase Amarula: conhaque, creme de leite (ou leite condensado) e achocolatado em pó
- Choconhaque: Conhaque, chocolate em barra, leite fervendo, chantilly por cima
9. Vertume
Na lista de bebidas do seu bar com certeza também não pode falar o vermute. Ela não é muito popular pura, mas para drinks faz o maior sucesso. A bebida tem um toque adocicado e geralmente se mistura a outras bebidas no drink, para quebrar a acidez das composições mais fortes, como a vodka e a cachaça.
O vermute é vendido em algumas variedades diferentes como tinto, bianco – que é transparente e o rosatto, de coloração rosada.
10. Gin
Deixamos o gin por último da lista de bebidas top 10 para se ter em um bar, porque ele merece uma atenção especial.
A bebida tem crescido demais no mercado nacional e pode ser uma ótima oportunidade para você incrementar as vendas do seu bar. Considerado o “destilado da moda”, as vendas devem crescer em média 4,51% anualmente até 2030.
De acordo com a estimativa feita pela Market Research Future, as vendas de gin estarão movimentando aproximadamente US$ 13,4 bilhões em 2030. Além disso, 37% dos bartenders em todo o globo disseram que escolhem o gin como a melhor bebida para coquetéis premium.
Quer saber só uma curiosidade? O gin foi criado como um medicamento na Holanda do século XVII, com propriedades diuréticas. O remédio não fez efeito como o esperado, mas os boêmios europeus amaram o teor alcoólico e sabor aromático.
Dicas de drink à base de gin:
- Gin tônica: gin, água tônica e rodelas de limão. O limão pode ser substituído por uma infinidade de outras frutas, legumes e raízes, como o gengibre, o pepino, a laranja, a melancia, etc.
- Dry Martini: é a bebida preferida do James Bond. Basta adicionar gin, vermute e uma azeitona.
- Negroni: gin, vermute, Campari e uma rodela de laranja.
Viu só a infinidade de possibilidades que você tem à disposição para explorar no seu bar? Esperamos que você tenha gostado da lista de bebidas que preparamos e que ela possa te inspirar a criar um novo cardápio de drinks na sua loja.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.