Home Destaque Seu mercadinho precisa ter sempre os melhores cafés!

Seu mercadinho precisa ter sempre os melhores cafés!

0
91

Ninguém recusa o bom e velho cafezinho!A bebida já é mais que tradicional, mas hoje em dia, a pergunta “qual o melhor café?” não tem mais uma resposta tão simples. Com um setor cada vez mais diversificado e público exigente, o novo desafio do mercado é oferecer os melhores cafés para acompanhar o gosto da clientela.

 

De acordo com dados da Euromonitor, o consumo médio anual de café por pessoa no Brasil é de 839 xícaras, o que faz do país o maior consumidor de café do mundo. Haja café para tanta demanda!

Mesmo em um momento de crise, o consumo da bebida continuou forte. Especialistas afirmam que o sucesso veio da indústria, que soube se adaptar às novas demandas. O fator chave para o sucesso? O lançamento de novas variedades do produto para atender quem busca os melhores cafés.

É hora do seu mercadinho entrar na onda também!

Xícara de café com grãos de café no pires, colher de café, tronco de árvore

Qual o melhor café para o brasileiro?

A resposta já não está mais na ponta da língua. Por exemplo, falar que é “a marca X, que está há 30 anos no mercado,” já não cola mais.

O tradicional café torrado e moído ainda é favorito e representa 80% do mercado, mas ele vem perdendo espaço nos últimos anos para outras categorias, como o café em grão, as cápsulas e o café instantâneo.

Embora tenham apresentado crescimento lento, consultores da Euromonitor veem espaço para avanço das cápsulas. Em 2018, o consumo chegou a 11 mil toneladas e a pesquisa prevê um aumento anual de 5% a 7% até 2023.

Outro dado animador: 8% dos lares brasileiros já possuem máquinas de café em cápsula, e esse número pode chegar a 15% nos próximos cinco anos.

Tá vendo o potencial aí? Pela variedade de sabores e preparos, as cápsulas são uma maneira simples e relativamente barata de se conhecer vários dos melhores cafés, o que tem tudo a ver com o novo perfil consumidor do Brasil.

Dados da mesma pesquisa feita em 2017 mostram que foram as cápsulas as responsáveis por popularizar os cafés premium na mesa do brasileiro. Isso abriu espaço para que o café em grãos e moído de maior qualidade e variedade entrasse na disputa de qual o melhor café do mercado.

Grãos de café

Olho nos preços, foco na variedade

Mesmo com o aumento do interesse por cafés gourmet e até por produtos importados, é preciso levar em conta os preços e a realidade do seu negócio na hora de definir qual o melhor café para sua clientela.

Não adianta investir em produtos extremamente sofisticados e específicos se ninguém comprar. Uma gestão eficiente do mix é a grande aliada de quem quer inserir de forma estratégica os melhores cafés nas suas prateleiras.

Em poucas palavras, é muito mais difícil vender um café de 200g super premium que custa R$ 20 reais do que um sabor diferenciado de uma marca já conhecida.

Lembra do cenário de crise apontado pela pesquisa da Euromonitor? Os dados informam que nos períodos de retração econômica continua valendo a regra de apertar os cintos e buscar alternativas mais baratas dentro do catálogo de marcas já conhecidas.

Apostar em variedade não tem a ver só com escolher os melhores cafés com base na sofisticação, mas explorar diferentes nichos para atender a todo tipo de demanda. Para muitos clientes, a resposta para “qual o melhor café?” é aquele que cabe na realidade da sua família, mas sem perda de qualidade.

Conte com as marcas!

Embalagens diferentes de café

Outra forma de atender diferentes preferências é ampliar a variedade de marcas à disposição no seu negócio, o que aumenta suas chances de acertar exatamente qual o gosto de cada cliente.

Com o mercado aquecido, as marcas têm investido na corrida dos melhores cafés em busca de um lugar ao sol, uma competição em que todo mundo sai ganhando.

Para isso, é preciso contar com um fornecedor que entenda todas essas necessidades e só trabalhe com as melhores marcas do mercado. Já sabe onde encontrar os melhores cafés para seus clientes? No Martins.com.br, é claro!

Escolhendo os melhores cafés para o mercadinho

Agora que já falamos da importância da variedade e da inovação para vender o cafezinho nosso de cada dia, é hora de te ajudar a escolher os melhores cafés para o seu mix de vendas!

Confira nossas sugestões com base nas tendências do momento:

Gostou da seleção de melhores cafés? No Martins.com.br tem muito mais, venha conhecer nossas novas marcas!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome