Como ampliar o mix de construção para outros segmentos

Tempo de Leitura: 5 minutos
Compras de casal para ferramentas DIY

Sumário

O varejo inova o tempo todo para acompanhar o consumidor que está sempre em busca de melhores experiências. Cada vez mais ele quer encontrar tudo que precisa em um só lugar, e essa realidade não se aplica apenas aos supermercados. Já pensou em ampliar o mix de construção para outros segmentos?

Quando falamos em sortimento, queremos que você pense fora da caixinha. Além dos produtos de materiais de construção, com certeza há inúmeros outros segmentos que você pode explorar no PDV.

Associado às estratégias de venda, um mix diversificado de produtos é sucesso garantido para o seu negócio. Hoje, dificilmente um cliente chega a uma loja para comprar um produto e não sai com outro.

Ele está em busca de uma variedade maior de produtos, e se encontrar tudo o que precisa na sua loja, sempre vai te preferir.

Vamos te ajudar a ampliar seu mix indicando alguns segmentos que você pode explorar na sua loja de materiais de construção. Borá lá!

Produtos mais vendidos

As categorias essenciais do setor como ferramentas e insumos para a construção civil, para o campo, materiais elétricos e hidráulicos devem ser o carro-chefe do faturamento da sua loja. Separamos uma lista com 20 produtos que estão entre os mais vendidos e que não podem faltar no seu mix de construção:

Agora que você sabe quais são alguns dos itens mais vendidos no seu segmento, que tal ampliarmos esse mix? O cliente quando vai à sua loja acaba percebendo que precisa de algo em casa que não havia adicionado em sua lista – ou simplesmente compra por impulso.

Mas para isso acontecer, ele precisa ver que no seu ponto de venda há outros produtos que o interessam. Então vamos por partes:

Cantinho eletro

conjunto de eletrodomésticos em fundo azul claro

É muito importante que o varejo de construção trabalhe com outros segmentos e o eletro é um deles. Além de indispensáveis em casa, os eletroportáteis têm uma margem boa de vendas também são muito úteis para viagens e para dar de presente.

Se você vende itens para o campo, o seu cliente provavelmente vai se interessar por comprar rádio, fone de ouvido ou caixas de som bluetooth para escutar notícias, ouvir seus podcasts e músicas favoritas. Não se esqueça do aparelho celular, que pode ser uma opção de menor valor agregado para que ele possa levar para o trabalho.

Agora falando de produtos para casa, por que não expor na sua loja sanduicheira e churrasqueira elétrica? Cafeteiras e ebulidores elétricos também são algumas opções interessantes para se ter no mix.

Mesmo as lojas menores podem trabalhar com esses produtos porque não é preciso vários modelos. Um ou dois tipos de cada item já vai atender o público. Você ainda pode criar um cantinho dentro da sua loja só para a exposição de produtos eletro.

Confira mais sugestões para compor o mix eletro na sua loja de construção, além do que citamos acima:

Cantinho PET

mulher escolhendo vasilhas de animais

Uma sessão pet shop é uma boa pedida também! De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil representa a segunda maior população de cães, gatos e aves.

Além disso, é a terceira maior nação em população total de animais de estimação com o número superior a 139 milhões de pets.

O mercado pet representa 0,36% do PIB brasileiro e é um grande potencial a ser explorado dentro das lojas de material de construção. De início você pode explorar os itens básicos como vasilhames para ração e água dos bichinhos, coleiras, um ossinho diferente e ração.

Essas categorias incrementam o faturamento da loja como compras por impulso. O cliente vai em busca de algum material para a casa e quando bater o olho no cantinho pet, vai lembrar que precisa comprar algo. Vamos a outras sugestões:

Vendas X Estratégias

Importante ampliar o mix e associar essa ação com estratégias para aumentar as vendas. Além de oferecer materiais para obras e para que as pessoas façam os próprios reparos em casa, o famoso “faça você mesmo”, ter um mix amplo de outros segmentos, é importante pensar no atendimento ao cliente.

Estratégias como usar corretamente as redes sociais, trabalhar as vendas por impulso e criar promoções também são diferenciais valorizados pelos clientes. Então vamos falar um pouco mais sobre essas 4 dicas para você incrementar na rotina da sua loja:

1. Se posicione nas redes sociais

Explore bons conteúdos e seja referência para o seu cliente. É preciso aproximar a sua loja dele ainda que virtualmente. Poste novidades e tendências do mercado, dicas do setor e até mesmo o novo mix que você está trabalhando.

Além disso, publique vídeos e tutoriais de como fazer algum serviço ele mesmo em casa. Inclusive indicando os produtos e ferramentas que pode usar e encontrar na sua loja.

2. Venda informação

Capacite os seus vendedores a oferecer produtos para os clientes, mas levar informação junto é essencial. Vamos ver um exemplo prático?

O regulador de gás de cozinha tem, em média, validade de 5 anos, mas poucas pessoas se preocupam e estão atentas a isso. Quando o cliente for até sua loja pergunte se ele não tem interesse em trocar o registro e informe sobre esse prazo e a importância da troca para garantir a segurança dele e de toda a família.

3. Venda por impulso, mas na sutileza

Os produtos que complementam o mix atraindo às compras por impulso são outra boa estratégia de vendas. A margem de venda desses itens é alta e basta uma exposição atrativa e as categorias certas para despertar o desejo de compra do consumidor. 

Três produtos que você nunca pode deixar faltar na sua loja: fita isolante, fita dupla face e veda rosca. As compras por impulso desses itens são comuns, já que todo mundo precisa delas em casa para os momentos de aperto principalmente. 

Você pode oferecê-los de forma sutil ao cliente mesmo que ele tenha ido até a loja com outros interesses.

4. Ações promocionais

Crie ações promocionais e tente mantê-las sempre ativas no calendário da loja: Sábado do Piso, Segunda das Tintas, Terça do Eletricista etc. Destaque os produtos da ação, decore o ponto de venda e ofereça ofertas para que o consumidor se sinta atraído para conferir os produtos e as promoções que o aguarda. 

Bora então colocar as dicas em prática! E conte com o Martins para ampliar o seu mix e com isso tornar o seu varejo uma referência no mercado. Aproveite para ler sobre a transformação digital no setor de construção.

Até a próxima!

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