“Não me ajude, compartilhe”: esse é o tema da mais nova campanha de Mr. Músculo. Inovando as noções sobre como fazer propaganda para produtos de limpeza, a marca resolveu dar um passo para o futuro e transmitir uma mensagem, destacando a necessidade de igualdade entre homens e mulheres nas tarefas domésticas.
Fazendo isso, a marca – já uma das maiores do segmento de limpeza – não só divulgou uma nova campanha, aproveitou a oportunidade para explorar um novo público preocupado com o equilíbrio de funções entre eles e elas e que está constantemente de olho em como suas empresas favoritas se posicionam sobre causas sociais.
E o que o seu negócio tem a ver com isso? Tudo! O exemplo da Mr. Músculo mostra que nenhuma marca é grande o suficiente para deixar de atualizar a própria mensagem e repensar como fazer propaganda.
Quer saber como seguir o exemplo? E o que seu negócio ganha com isso? Vem que o Fala Mart explica!
#NãoAjudeCompartilhe
No vídeo da campanha, mulheres aparecem fazendo um apelo pela igualdade da divisão das tarefas de casa com seus maridos.
Longe do que se espera, nada de produtos que fazem da faxina um milagre: a mensagem é forte e política. O clima misterioso chama atenção e a frase de efeito “Não me ajude, compartilhe” desafia o “arroz e feijão” sobre como fazer propaganda no segmento de limpeza.
Polêmico, não é? Mas isso não é razão para ter medo de ousar: o seu negócio também consegue transmitir uma mensagem e pode inovar simplesmente indo além do conhecido.
Como fazer propaganda inovadora pode aumentar as vendas
A Mr. Músculo já conhecia seu público tradicional, mas agora quer mais: novas linguagens, novos consumidores, uma nova identidade de marca, se identificar com novas ideias sobre quem é responsável pela limpeza de uma casa. Assim, aumenta suas chances de ampliar o público a longo prazo.
A fórmula já deu certo para outras marcas. Também inovando para a época, a Dove lançou, em 2004, a “Campanha pela real beleza”. Na propaganda, a marca reuniu mulheres de diversos corpos e cores, transmitindo a mensagem de que a beleza pode estar em qualquer uma dessas formas femininas.
O resultado? Vários prêmios publicitários, mais força na identidade de marca e um aumento de U$ 1,5 bilhão nas vendas entre 2004 e 2014.
Quero seguir o exemplo! O que fazer?
Primeiro: tudo é questão de transmitir uma boa mensagem. Para inovar, você não precisa ter toda uma produção, nem uma estratégia digital complexa se não quiser ou não puder. Suas ações de marketing, seu posicionamento nas redes sociais e até a maneira que você conversa com seus clientes são formas muito válidas de se apresentar para o seu público inovando – tudo isso são experiências válidas para entender como fazer propaganda.
O passo inicial é sempre entender seu público-alvo. Nunca se esqueça disso: quanto mais você conhece seus clientes, mais fácil acertar na publicidade.
Hoje em dia não tem desculpa e várias ferramentas podem te ajudar muito a entender que tema comunicar ao seu cliente.
É tipo o que a gente faz no Martins: use as redes sociais não só para comunicar preço, informe seu público e saiba sobre que assuntos ele se interessa. Além disso, jamais pare de se questionar sobre como fazer propaganda para as mais novas necessidades do seu alvo.
Para saber como agir, acompanhar as notícias é essencial! As inovações da tecnologia e as recentes discussões que tem chamado a atenção das pessoas devem estar no seu radar e vão te ensinar dia a dia como fazer propaganda com as ferramentas que estão ao seu dispor em qualquer canal. Basta saber explorar!
E sabe que recursos podem ser seus aliados mais baratos e eficientes para inovar em como fazer propaganda? As redes sociais! Se bem usadas na estratégia de marketing do seu negócio, essas vitrines online podem te ajudar a estabelecer uma identidade de marca inovadora como a de Mr. Músculo.
Quer aprender como? Continue aqui no Fala Mart e aprenda a usar Facebook, Instagram e Linkedin a favor da sua empresa.