Um dos segredos de quem arrasa nas vendas é a ousadia para ir além do básico do seu segmento, abraçando outras demandas da clientela ao oferecer uma ampla variedade de produtos. Nesse sentido, ampliar o mix farma pode abrir uma excelente brecha para expandir o alcance do seu negócio, basta saber enxergar a oportunidade.

Quer ver como isso funciona?

Prateleiras de farmácia

Conveniência é a palavra de ordem

As farmácias hoje em dia não se limitam mais à venda de medicamentos. As unidades mais bem sucedidas do mercado são aquelas que souberam se transformar em uma espécie de loja de conveniência, com grande variedade de produtos de higiene e beleza, e até mesmo alguns alimentos e bebidas.

Da mesma forma, os supermercados e lojas de conveniência podem ir além dos itens de alimentação, centralizando num único ponto de vendas as mais variadas necessidades do cliente, o que inclui um mix farma robusto e diversificado.

Conveniência é a tônica dos dias de hoje e vende mais quem consegue se adaptar! Se as cidades estão cada vez maiores e as pessoas têm cada vez menos tempo, ganha a preferência aquele negócio que consegue otimizar o tempo das compras, oferecendo um pouco de tudo em um só lugar.

Assim todo mundo ganha: quanto maior o seu mix, melhor para a comunidade, que encontra o que precisa e faz as compras de forma mais eficiente; e melhor pra você, que vende mais e aumenta o ticket médio da empresa! 

O mix farma pode ser um grande aliado nessa empreitada, já que ele se encaixa com facilidade em diferentes setores. Continue a leitura e veja como isso funciona na prática:

Inserindo o mix farma em diferentes segmentos

Aumentar o mix e expandir os negócios não é tão difícil quanto parece. Basta um bom senso de oportunidade para enxergar as melhores formas de inserir os novos produtos dentro do seu negócio a partir das necessidades dos clientes.

Confira algumas dicas para segmentos específicos e inclua o mix farma no seu estoque!

Fachada de loja de conveniência

Loja de conveniência

Um negócio que traz conveniência no nome não pode se dar ao luxo de decepcionar os clientes que sempre chegam em busca de soluções para os mais variados problemas. Esse é o estabelecimento favorito de quem está prestes a pegar a estrada, a galera da madrugada e pessoas que buscam itens de primeira necessidade.

Pensando no mix farma, o que não pode faltar na loja de conveniência são aqueles itens de higiene pessoal básicos, como aparelhos de barbear, absorventes e desodorantes, e alimentos práticos que cabem no bolso, como macarrão instantâneo, salgadinhos e as barras de cereais Erlan.

Agora a marca conta também com a linha light, que além dos mais variados sabores para agradar todos os gostos, também oferece alternativas com baixa caloria e alto valor proteico! 

Farmácia

Na farmácia, quem quer encontrar novas oportunidades de venda e ampliar a oferta de produtos pode investir na qualidade dos itens básicos e já bem conhecidos. Um barbeador, por exemplo, é algo que pode ser encontrado em qualquer armazém, mas quem busca marcas e produtos especiais deve poder contar com um mix farma diferenciado quando vai à farmácia.

Para impulsionar ainda mais as vendas, a seleção do mix pode ser aliada ao posicionamento estratégico dos produtos e técnicas de merchandising que valorizem o que está sendo vendido. Que tal fazer uma ilha temática com barbeadores Champion Shave e aproveitar para oferecer também loção pós barba e espuma de barbear?

O check-out é outro ponto privilegiado do layout da loja, ideal para oferecer produtos que favoreçam as compras por impulso. Ninguém resiste a uma guloseima, e esse é o lugar ideal para inserir uma boa variedade de balas e chicletes. Aproveite as embalagens coloridas e capriche na exposição, para chamar a atenção e tornar a venda irresistível!

Mulher em corredor de supermercado segurando várias embalagens de doce

Por último, uma grande tendência dos últimos tempos para o mix farma é a oferta de suplementos alimentares e outros produtos do universo fitness. Nem sempre o cliente vai ter tempo de ir até uma loja especializada para comprar sua suplementação, e se a farmácia do bairro atender também esse tipo de demanda ele não vai ter mais motivos para frequentar outro lugar!

Supermercados

Alimentos e itens de higiene pessoal não são novidade no supermercado. Para esse setor, o pulo do gato está nos produtos de saúde, um braço importante do mix farma.

Cuidados relacionados ao corpo e à beleza cada vez mais tem feito parte da rotina do consumidor moderno, e seu supermercado pode aproveitar a tendência para oferecer emagrecedores, cápsulas de colágeno e suplementos alimentares.

Para que as novidades chamem a atenção dos consumidores, vale a pena investir num cantinho especial para o mix farma ampliado. O cliente que busca hipercalóricos, por exemplo, provavelmente se interessa também por barras de cereal e chocolates zero açúcar, e reunir todos em um mesmo espaço, além de apresentar novos produtos aos clientes, aumenta suas chances de vender.

Num extremo oposto, sabemos que balas e chicletes não são surpresa em um supermercado, mas a variedade sim. Quanto mais sabores, melhor, e isso a Erlan têm de sobra. Enquanto outros estabelecimentos ficam reféns da venda por unidade, no supermercado você pode oferecer tanto os pacotes fechados como os doces soltos direto no check-out. Aproveite!

Falando em variedade…

Conheça as novas marcas de mix farma do Martins

Se variedade de produtos é o que você busca, o marketplace do Martins.com.br é seu aliado! Erlan, SPM Esportes e Champion Shave são nossas novas marcas parceiras, as escolhas ideais para revolucionar o mix farma do seu negócio!

Confira nossas sugestões de produtos para encher o carrinho:

E muito mais!

Sabia que desde 2015 as farmácias podem atuar também como loja de conveniência, abrindo o mix farma para cosméticos, perfumes, produtos de higiene, alimentos e plantas medicinais? 

Para saber mais sobre essa mudança e explorar todo o potencial da sua farmácia,confira nosso post sobre o assunto!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome