Se você está se perguntando só agora, em 2019, o que é Google Adwords, você precisa ler esse texto imediatamente. Pare tudo o que você está fazendo! Garantimos que, até no final da leitura, você vai conseguir aplicar a ferramenta para o seu pequeno negócio.
A publicidade sempre foi uma maneira eficiente de fazer com que produtos e serviços cheguem até as pessoas. Se antes ela estava restrita a meios tradicionais, como a TV e o rádio, hoje, com a internet, esse direcionamento de mensagem vem sendo aperfeiçoado. Surgiram os mecanismos de busca e os sites, que concentram boa parte da audiência no ambiente online.
Em função disso, o Google criou o Google Adwords, também chamado de Google Ads: uma ferramenta que permite ao empresário direcionar seus anúncios online para um público específico e, assim, conseguir visibilidade para a sua marca. Esse instrumento revolucionou a forma de fazer propaganda e, se você busca resultados reais para o seu negócio, ficar de fora não é uma opção.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre Google Adwords ou até mesmo revirou a internet tentando entender o assunto, mas ainda assim pareceu tudo muito complicado. Hoje, temos a solução para a sua dúvida: veja na sequência o que é Google Adwords e entenda com facilidade como esse recurso funciona!
O que é Google Adwords? Como funciona?
O Google Adwords é uma plataforma na qual o anunciante cadastra a sua marca para que ela seja exposta no canal mais utilizado no mundo: o serviço de buscas do Google. Quando isso acontece, ele passa a usar toda a inteligência do próprio Google a favor do seu negócio.
Como assim? Pesquise no Google agora por alguma palavra. Vamos pesquisar por “materiais de construção”, só como exemplo, e ver o que vai aparecer? Beleza. Está vendo aqueles primeiros resultados, que aparecem com um uma barrinha embaixo onde está escrito “Anúncio” ou “ad”? Pois é, esse é o Google Adwords em ação.
Na imagem, o que você está vendo são links patrocinados. Eles funcionam através de um sistema por lances de acordo com uma palavra-chave que você escolhe.
Links patrocinados
Para realmente compreender o que é Google Adwords, é preciso entender o que são os links patrocinados. O nome já diz: são endereços na web que investem dinheiro para se posicionarem melhor nas pesquisas. Deixando melhor explicado ainda: nessa técnica, o anunciante cria uma peça publicitária para aparecer com destaque nos resultados de buscas, usando palavras que envolvem o universo da marca.
Essa estratégia é muito eficiente. Com a ferramenta, a marca não é exibida para qualquer usuário, mas sim para quem procura por soluções que o próprio anunciante pode oferecer.
O sistema é diferente daquele adotado nos meios tradicionais – nos quais é preciso expor o produto ou serviço para uma grande audiência que, em boa parte das vezes, não está interessada no que a empresa está divulgando.
Mas você quer mesmo é saber como funciona, não é? É bem simples.
Vamos supor que você vende produtos para construir ou reformar. Nesse caso, é interessante que – com a ajuda de uma agência de Marketing ou do próprio Google – você crie um anúncio com as “materiais de construção”, por exemplo, isso é uma palavra-chave.
Você pode escolher outras, como “tinta acrílica verde”, se essa for sua área principal de atuação. Ou “materiais de construção em São Paulo”, se essa for a cidade da sua loja.
É basicamente isso: você “compra” palavras-chave e, toda vez que alguém pesquisar por elas, seu anúncio aparece.
Custo por clique
Se nas grandes mídias se paga pelo espaço – quase sempre com valores elevados -, no Google Adwords o modelo de negócios é diferente. Nele, o custo é calculado de acordo com o clique, o que significa que você só paga quando alguém clica no seu anúncio. Ou seja, se alguém faz a pesquisa, vê a menção da sua marca, mas não entra no seu site, você não precisa pagar por isso.
Maravilha, não é? Esse custo por clique muda de acordo com a palavra-chave. “Materiais de construção”, por exemplo, tem um custo muito mais elevado do que “tubos de PVC”, que tem um volume menor de pesquisas.
Tudo isso é alinhado ao realizar a pesquisa de palavras-chave dentro do Adwords, na própria plataforma, com a ajuda do Google. Simples, não é? Seja bem-vindo à nova era da publicidade!
O sistema de lances
Com tantos benefícios, é de se imaginar que não será somente a sua empresa a fazer uso desse recurso. Sendo assim, para destacar os melhores anúncios no topo do ranking, o Google utiliza o chamado “índice de qualidade”.
O mecanismo do Google Adwords é simples: você define o seu lance máximo por clique, mas não é só o fato dele ser maior que o lance máximo da concorrência que faz com que seu anúncio apareça na frente. É preciso que os algoritmos do Google atribuam qualidade e relevância ao seu anúncio e à página de destino – ainda no exemplo, a categoria “materiais de construção” no seu site – que é para onde o seu anúncio manda o usuário.
Como o Google Adwords funciona para pequenos negócios
Agora que você já sabe o que é Google Adwords, o primeiro ponto a ser observado pelo pequeno empreendedor é que a plataforma permite gastos controlados, o que facilita muito para quem tem um limite de valores definido. Para fazer valer esse gasto, é preciso agir de maneira estratégica.
O segredo é se concentrar em criar anúncios focados no perfil do seu público-alvo, fazendo um bom trabalho com a escolha da palavra-chave a ser utilizada. Relembrando: palavras-chave são os termos de pesquisa digitados pelos usuários, aquilo que eles procuram no Google.
Existem ferramentas disponibilizadas pelo próprio Google que podem ajudar você a definir palavras-chave mais adequadas para o seu negócio, como o Google Trends e o Google Keyword Planner.
Palavras-chaves específicas são mais direcionadas às características dos produtos e serviços do que as genéricas. No caso de empresas pequenas, fazer uma divulgação a partir do trabalho com termos desse tipo – também chamados de cauda longa (long tail) – distanciam os anúncios daqueles feitos por grandes marcas, o que pode ser bastante interessante.
Como configurar o Adwords
Para ir mais a fundo no Google Adwords, é necessário saber como configurar a ferramenta. Existe um caminho para fazer com que a plataforma seja realmente um mecanismo de propaganda útil para a sua empresa.
De maneira bem resumida, o Ads oferece três instrumentos:
- A lista de palavras-chave pertinentes ao seu negócio e às eventuais necessidades de seus clientes;
- A otimização da sua página de destino para que a ação do cliente seja facilitada;
- A criação de um anúncio encantador, que deixe claro quais são os benefícios oferecidos pela sua empresa.
Além dessa visão mais ampla das funcionalidades do Google Adwords, a configuração do seu anúncio na plataforma pode envolver elementos ainda mais específicos, como a criação de um URL adequada, a definição dos melhores títulos a serem trabalhados, a organização de caminhos e a descrição do anúncio.
Para que todas essas opções sejam ajustadas da melhor forma possível, é recomendável fazer o trabalho com uma empresa especializada na criação desses anúncios.
O Google Adwords para pequenos negócios, então, funciona com ressalvas. Tentar fazer tudo sozinho vai te fazer gastar mais do que tinha imaginado originalmente e pode não garantir os melhores resultados. No investimento inicial, então, é melhor levar em conta o preço de um profissional da área para te ajudar, ok?!
Agora que você está por dentro do assunto e sabe bem o que é Google Adwords, considere investir para conseguir conquistar audiência e, naturalmente, novos clientes com esse recurso.
Tá vendo? Fazer marketing para pequenos negócios não significa necessariamente ultrapassar seu orçamento. O Google Adwords é uma ferramenta que pode alavancar as vendas do seu negócio com custos mais baixos. Já é hora de tentar!