Férias e verão são a combinação perfeita para acompanhar aquela obra que estava sendo planejada. As obras de verão aumentam a demanda das lojas de material de construção nesta época.
As recorrentes ondas de calor ocasionadas pelo fenômeno El Niño devem seguir até abril, de acordo com os institutos de climatologia brasileiros. Por mais que muita gente não goste do calorão, essa condição climática favorece o setor de construção.
As altas temperaturas tendem a acelerar a secagem dos materiais utilizados na obra ou reforma, fazendo com que esses trabalhos se tornem mais simples e finalizem mais rápido. Outro ponto é que o calor incentiva muita gente a construir áreas de lazer em casa, como churrasqueira, banheira e piscina.
Essas condições elevam a procura por material de construção e mobilizam o varejo a investir em mix segmentado para atender as necessidades do cliente. A sua loja está preparada para as obras de verão? É sobre isso que a gente fala hoje.
Serviços mais buscados no verão
Entre os serviços mais buscados nas obras de verão se destacam a pintura de ambientes, instalação de sistema de climatização, construção de área de lazer, obras de jardinagem e as reformas consideradas de pequenos reparos.
Vamos saber um pouco mais sobre essas obras de verão:
1. Pintura interna e externa
Nem sempre a casa precisa de uma reforma completa. Basta uma pintura renovada para os ambientes darem aquela sensação de casa nova. É muito comum que após as festas de fim de ano, os clientes optem por investir em uma nova pintura.
O período de seca e calor ajuda a pintura a secar mais rápido. Aproveite essa necessidade para criar uma ação de venda de tintas e produtos para pintura de imóveis como rolo, pincel, lixa e até impermeabilizante.
2. Instalação de ar de condicionado
O que essas ondas de calor de 2023 nos ensinaram é que um bom sistema de climatização não é luxo. É necessidade! Muitas empresas passaram a investir em ar-condicionado e climatizadores.
Nas casas, não tem sido diferente. Durante o verão, muitos consumidores recorrem às empresas de climatização para instalar os aparelhos em ao menos um ambiente da casa. Essas instalações, por mais simples que pareçam, também demandam ferramentas.
Boa hora para vender parafusadeira e furadeira, além de parafuso e bucha.
3. Construção de ambientes de lazer
Outra obra de verão muito comum é a construção ou reforma de áreas de lazer. Não tem momento melhor para construir aquela piscina dos sonhos, instalar a jacuzzi tão desejada ou construir aquele cantinho especial de churrasco.
A reforma de jardins com instalação de pergolados e locais para sombra para curtir com amigos e a família ao ar livre também costuma aumentar nesta época. Não esqueça de renovar o estoque da loja com os produtos de jardinagem.
4. Reformas emergenciais e pequenos reparos
As reformas mais necessárias, como troca de telhas e de pisos, ganham espaço por causa da estação mais seca, sem umidade. As férias também acabam contribuindo para esse tipo de obra e dos pequenos reparos.
Trocar uma torneira ou registro que já está vazando água há um tempo, instalar nichos novos na sala, trocar a fechadura da porta do banheiro… tudo isso é exemplo de pequeno reparo que muita gente deixa para realizar nas férias de janeiro e recesso de fevereiro.
Mix para obras de verão
Você deve ficar atento aos seus clientes para entender as necessidades deles com as obras de verão e oferecer os produtos mais importantes. Mas, com base no que falamos acima sobre as tendências, um mix de obras de verão deve conter pelo menos:
- Pá;
- Enxada;
- Kit ferramentas;
- Broca;
- Fechadura;
- Material hidráulico;
- Material elétrico;
- Furadeira;
- Tintas;
- Pincel;
- Lixa;
- Fita adesiva;
- Parafuso;
- Prego;
- Massa acrílica;
- Cimento.
Considerando a demanda de pequenos reparos, segue também uma sugestão de produtos para a lista de compras da sua loja ou para o cantinho de material de construção no supermercado:
- Querosene;
- Aguarrás;
- Thinner;
- Antiferrugem;
- Corante;
- Tinta Spray;
- Cola Multiuso;
- Cola Durepoxi;
- Adesivo de silicone;
- Trena;
- Kit Ferramentas;
- Chave de Fenda;
- Alicate Universal;
- Lima;
- Estilete;
- Tesoura;
- Ferro de solda;
- Regulador para gás;
- Trincha;
- Espátula;
- Rolo de Lã;
- Rolo de Espuma;
- Pino adaptador;
- Pino Macho;
- Resistência de chuveiro;
- Extensão elétrica;
- Protetor de Tomada;
- Tomada Sobrepor;
- Interruptor Sobrepor;
- Torneira;
- Registro;
- Sifão Extensível;
- Torneira com Filtro;
- Mangueira para jardim;
- Suporte para Mangueira;
- Filtro de linha;
- Passa fio;
- Fita Dupla Face;
- Cola Branca;
- Fita Isolante;
- Fita Veda Rosca.
3 maneiras de se preparar
Sabendo o que o seu cliente precisa, as obras mais comuns da época e o mix que pode ser trabalhado no período, você já está praticamente pronto para começar a campanha de obras de verão na sua loja.
Basta planejamento e as ações certas. Por isso, antes de encerrarmos o nosso papo de hoje, confira três maneiras de preparar a sua loja para vender mais material de construção neste primeiro trimestre do ano.
1. Reavalie o estoque
Como está seu inventário de estoque? Se a gestão de estoque é uma rotina na sua loja, vai ficar mais fácil avaliar quais produtos estão precisando circular mais e, portanto, entrar em uma ação de ofertas.
Compartilhe e cruze as informações entre o seu mix e o mix sazonal de obras de verão. Veja tudo aquilo que está faltando e que, para o seu público, pode receber um grande apelo de vendas.
Priorize as compras desses itens. Nessas horas, um calendário sazonal faz toda a diferença para antecipar as ações na loja e escolher a dedo os produtos que mais podem vender em cada época do ano.
2. Faça promoções
As obras de verão podem ser a melhor oportunidade neste início de ano para que você liquide os produtos estacionados no seu armazém ou no estoque.
As promoções são um ótimo chamativo para os clientes. Uma ideia para fazer na sua loja é criar combos associando produtos da sazão com esse mix complementar. É o que chamamos de cross merchandising.
3. Divulgue nos canais
Não importa se a sua ação foi pensada e criada agora para funcionar a partir de amanhã. O que vai importar mesmo é como essa mensagem vai chegar para o cliente, mesmo que imediatamente.
Por isso, a divulgação das ações promocionais é tão importante e precisa ser multicanal, ou seja, no ponto de venda, mas também pelas redes sociais, e-mail etc.
Você pode criar uma lista de transmissão no WhatsApp com aqueles clientes mais fiéis, enviar e-mail marketing e mensagens de texto, mas também pode explorar bastante outros canais de atendimento da loja:
- Story, feed, live e chat do Instagram;
- Facebook;
- Site da loja;
- Tik tok;
- Página no Google Meu Negócio.
Muitas vezes é por meio da divulgação que você vai conseguir alcançar a sua base de clientes, fidelizá-los, além de atrair novos consumidores para a loja. Então, mãos à obra e bora começar os trabalhos!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.