Você sabia que esta estação é uma das épocas do ano mais atrativas para quem trabalha com construção e reformas? As obras no verão aumentam a demanda por materiais de construção e criam grandes oportunidades para o setor.
Isso acontece porque muitas pessoas aproveitam as férias e o clima seco para realizar aquelas obras e melhorias que estavam planejando, como a pintura de ambientes, a construção de áreas de lazer ou até a instalação de equipamentos como ar-condicionado.
Hoje você vai entender melhor por que as obras no verão são tão populares e quais são os serviços mais demandados nesta época.
Se você vende neste segmento, saiba que está na hora de ajustar suas estratégias e alcançar o sucesso nas vendas. Essa leitura é para você!
Por que as obras no verão aumentam?
Embora o início do ano tende a ser bastante chuvoso, historicamente o verão é uma estação marcada pela estiagem.
A combinação de dias mais longos, calor intenso e a seca que já começou em algumas regiões brasileiras cria o cenário perfeito para que as obras no verão avancem de forma mais rápida e eficiente.
Além disso, as férias escolares e o recesso de fim de ano fazem com que muitas pessoas aproveitem o tempo livre para planejar e executar projetos que, durante o restante do ano, não teriam como ser concluídos.
A seguir destacamos os principais fatores que contribuem para o aumento da demanda de obras no verão.
1. Clima favorável
A combinação climática da baixa umidade do ar e o calor aceleram o processo de secagem de materiais como tinta, argamassa e rejunte.
Essa condição facilita o trabalho de pintura, acabamentos e assentamento de pisos e azulejos de forma que sejam feitos mais rápido e com melhor qualidade.
2. Férias e recesso
Enquanto as crianças estão em férias escolares, viajando ou sem a necessidade de concentração para os estudos em casa, as famílias aproveitam para realizar reformas na casa, como pequenos reparos ou a construção de áreas de lazer ou a modernização de ambientes.
3. Busca por conforto
As obras no verão também são motivadas por quem busca conforto. Instalar sistemas de climatização, como ar-condicionado e ventilador, além de construir ou reformar piscinas e espaços de lazer, são as decisões mais comuns durante a estação mais quente.
4. Aproveitamento da estação
Por falar nisso, as altas temperaturas também incentivam a criação de ambientes ao ar livre, como jardins, áreas para churrasco, pergolado e varanda gourmet, aumentando a demanda por materiais de construção e jardinagem.
Serviços mais procurados
![como preparar a sua loja para as obras de verão](https://www.falamart.com.br/wp-content/uploads/2024/01/obras-de-verao-1024x683.jpg)
Agora que você sabe o que motiva a procura por obras no verão, vamos falar sobre alguns tipos de reformas e construções mais populares durante a estação. Isso vai te ajudar a pensar nas campanhas de venda e mix sazonal para a sua loja.
1. Pintura
Após o fim das festividades de fim de ano, muitos consumidores querem aproveitar o momento para começar o novo ano renovando a pintura interna e externa de casa. O mesmo vale para empresas em férias coletivas.O calor facilita o processo de secagem da tinta, tornando a pintura mais eficiente e com acabamentos mais rápidos. Oportunidade boa para vender tinta, pincel, rolo, lixa e outros insumos de pintura para obras no verão.
2. Sistemas de climatização
Muita gente também aproveita o verão para investir em sistemas de climatização que vão ajudar a família e os funcionários nos dias mais quentes do ano.
A procura por ar-condicionado, ventilador e climatizador tende a aumentar.
As lojas de material de construção, por sua veze, precisam ter à disposição do cliente não apenas os aparelhos, mas as ferramentas de instalação como furadeira, parafusadeira, bucha, parafuso, material elétrico etc.
3. Áreas de lazer
A construção de áreas de lazer é uma das principais obras no verão. As altas temperaturas incentivam os consumidores a construir ou reformar espaços como piscina, churrasqueira, jardim e varanda gourmet.
Para o lojista, não podem faltar materiais como cimento, azulejo, tijolo, areia e pedra. Além disso, um mix completo de produtos específicos para construção e jardinagem é fundamental no estoque.
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Como vender mais com as obras de verão?
Para aproveitar ao máximo a sazonalidade das obras no verão, você precisa adotar algumas ações estratégias focadas tanto no estoque quanto nas vendas e divulgação do mix na loja.
A seguir, detalhamos 4 maneiras eficazes de se preparar para a temporada de obras de verão.
1. Ajuste o estoque
O primeiro a se fazer é começar por uma análise histórica das vendas de anos anteriores para identificar quais itens tiveram maior saída no período. Em seguida, antecipe a reposição desses produtos.
Geralmente, o estoque com os produtos mais requisitados é de tinta e verniz, material de construção e ferramentas para jardinagem.
2. Faça promoções atraentes
As obras no verão são uma oportunidade única de promover descontos e promoções sazonais logo no início do ano.
Mas saiba que essas promoções precisam ser realmente atraentes para o consumidor e para ajudar a limpar o estoque daqueles produtos parados há muito tempo nas prateleiras.
Algumas dicas:
- Descontos progressivos em compras de materiais em maior volume;
- Combo de produtos, oferecendo pacotes com itens relacionados como tinta + rolo;
- Ofertas relâmpago durante períodos de grande movimento, como finais de semana.
3. Aposte na divulgação
Investir em conteúdo educativo como tutoriais ou divulgar os produtos que você vende por meio desse tipo de divulgação aumenta a credibilidade da loja. Sem contar que gera um engajamento significativo com o seu público.
Você pode fazer isso por meio de vídeos de DIY (faça você mesmo) para projetos comuns de obras no verão. Ou ainda prestar consultoria online ou em loja, oferecendo recomendações personalizadas sobre produtos.
4. Treinamento da equipe
Um time de vendas bem preparado pode impactar diretamente na conversão de clientes e ainda aumentar o ticket médio das vendas. Por isso, acompanhe de perto se seus colaboradores estão bem treinados para:
- Identificar as necessidades específicas dos clientes, recomendando produtos adequados para o tipo de obra ou reforma que eles desejam realizar;
- Vender soluções completas, ou seja, não apenas vender um material específico, mas oferecer kits completos que atendam a uma obra inteira;
- Saber informar sobre promoções e prazos, para garantir que os clientes aproveitem as ofertas disponíveis.
Bora vender!
As obras no verão oferecem uma excelente oportunidade para as lojas de material de construção aumentarem as vendas e fidelizarem os clientes.
A partir da preparação adequada do estoque e a criação de promoções, a sua loja vai se tornar o destino preferido para aqueles que buscam materiais e ferramentas neste início de ano.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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