Home Destaque Mãos à obra: julho é a época certa para pequenos reparos
Vendedor mostrando ferramentas para cliente
european salesman showing different tools and instruments in supermarket

Mãos à obra: julho é a época certa para pequenos reparos

0
162

A sazonalidade é uma das ferramentas mais importantes para o varejo. Com um calendário bem planejado em mãos, você vai conseguir estimular as vendas durante todo o ano. Hoje, quero reforçar que julho se aproxima e a sua loja de materiais de construção tem tudo a ganhar com a temporada de pequenos reparos.

O mês é marcado pelas férias escolares e muitos pais aproveitam para tirar uns dias de folga do trabalho para dar uma arrumada na casa. A estiagem também impulsiona os pequenos reparos, que vão desde obras de menor porte, mudanças na decoração ou ainda aquele conserto que o período mais úmido impossibilitou no primeiro semestre do ano.

Historicamente, julho é muito bom para as vendas do setor. Mesmo com a pandemia, o mercado respirou aliviado porque o ano passado também foi de alta. Tendência que deve se estender para esse 2021 ainda pandêmico. Quer ver só?

A pesquisa da Anamaco identificou que 54% dos varejistas brasileiros de material de construção perceberam aumento nas vendas no trimestre de junho a agosto de 2020. Em relação apenas a julho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) registrou expressivos 22,7% nas vendas do segmento em relação a julho de 2019.

Na pesquisa mensal da época, o varejo de materiais de construção acumulou a segunda alta consecutiva e um dos maiores aumentos entre todas as categorias no período. Esses dados mostram que julho é importante para o segmento, inclusive para os supermercados, que podem dedicar um espaço na loja para o cantinho da construção.

Segue comigo que temos dicas do mix ideal para essa temporada de pequenos reparos, seja você do segmento de construção ou de supermercado.

Hora das reformas

Com o orçamento reduzido, muitas famílias têm adiado reformas e grandes obras. O jeito é recorrer aos reparos paliativos para conservar a estrutura até ser possível concretizar a obra.

Além disso, o mês de julho é de férias e raramente tem precipitação de chuvas, o que beneficia a troca de telhado, uma impermeabilização, pintura nas paredes, entre outros pequenos reparos. Por isso a transição das estações outono-inverno é uma ótima oportunidade para vender mais materiais para construção.

Há empresas que ainda aproveitam o recesso escolar para dar férias coletivas aos colaboradores, e aproveitam também para fazer reformas em suas estruturas. O mesmo ocorre com as escolas que passam por reparos neste período.

Se é hora de reformar, também é hora de vender mais! Prepare o sortimento da sua loja com tintas, corantes, colas, fitas adesivas, rolo para pintura, escadas, equipamentos de proteção e ferramentas em geral.

Dá só uma olhada no mix de construção que separei como sugestão para você preparar seu estoque para julho. Ah, as sugestões valem tanto para o segmento de construção como de supermercado. Faça sua lista e boas compras:

Cantinho especial para os produtos

ferramentas de construção em cima de fundo azul

Já que o assunto é oportunidade de vendas para o mês de julho, a sazão de pequenos reparos também merece uma atenção nos supermercados. Aproveite para fazer o cantinho faça você mesmo na loja para expor produtos mais simples, aqueles que o seu cliente precisa para os trabalhos em casa.

Explore a exposição dos itens mais do dia a dia no lar como brocas, chaves, lixas, parafusos, pregos, fitas adesivas, entre outros. Escolha alguma zona quente da loja para destacar o mix e lembrar os clientes que ali na sua loja ele pode encontrar de tudo um pouco.

Essa também é uma forma de explorar melhor as compras por impulso. Isso porque ao ver os produtos, o consumidor lembra de algum reparo que precisa fazer em casa e compra de última hora. É o clássico efeito “nossa, quase esqueci disso!”

Os produtos em cartelas e embalados para gôndolas, como é o caso de pilhas e torneiras, também podem ser explorados no cantinho de materiais de construção.

Temporada de vacinação

Caso a sua loja também estenda o mix para os produtos agroveterinários, aproveite o momento para reforçar com os seus clientes sobre a campanha da febre aftosa, que segue neste segundo semestre.

Alguns estados brasileiros já iniciam a vacinação de bovinos e búfalos com idade até 24 meses a partir de julho. Para o restante das localidades, a campanha de imunização é em novembro. Fique antenado para informar bem os clientes!

O momento também é muito bom para explorar o sortimento de itens que estejam relacionados à campanha contra a febre aftosa. Na lista estão medicamentos, além de , enxada e utensílios para utilização nas propriedades rurais. Separei algumas sugestões para você:

As dicas de hoje são essas e agora é hora de você colocar a mão na massa para as vendas de julho serem um sucesso.

Ah, pera aí que tenho mais um recado pra você: já pensou em ter um cantinho eletro na sua loja de construção? E uma seção dedicada a produtos pet? Aproveite que está aqui para ler sobre como ampliar o mix de construção para outros segmentos.

Até a próxima!