Quando o frio chega, marca também a temporada sem chuvas. Assim, muita gente aproveita para realizar aqueles pequenos reparos em casa ou na empresa. De olho nisso, o varejo precisa estar preparado para ofertar o mix de sazonalidade.
Além dos pequenos reparos, há quem se antecipa para os reparos com impermeabilizantes e colas e adesivos em preparação para a próxima temporada de chuvas, que tendem a começar no final da primavera e se intensificar no verão.
Não só as lojas de material de construção passam a ficar otimistas com as vendas nesse período, mas também as de produtos agroveterinários e até os supermercados. Os segmentos também ofertam mix sazonal para o período, como ferramentas e insumos para pequenos reparos.
O nosso papo de hoje é sobre esse mix de pequenos reparos com algumas dicas de vendas para que a sua loja aproveite essa grande oportunidade sazonal.
Temporada dos pequenos reparos
Apesar das mudanças climáticas que influenciam nas vendas de material de construção e agroveterinários, o mês de julho também é marcado pelas férias escolares. Muitas vezes elas também são conciliadas com as férias dos adultos.
Com mais tempo em casa e longe das atividades diárias, as pessoas aproveitam para colocar em dia as manutenções que foram adiadas no primeiro semestre. Por isso chamamos essa época de temporada dos pequenos reparos.
Dá até para pensar numa campanha bacana para estimular a venda do mix de pequenos reparos na sua loja. Seguem algumas ideias para te inspirar:
- Criar um cantinho de pequenos reparos na loja;
- Expor os produtos da sazão nas áreas de checkout;
- Fazer conteúdos e tutoriais sobre reformas e pequenos reparos nas redes sociais;
- Garantir desconto especial para os produtos da temporada.
Já, já voltamos com mais dicas para você personalizar as vendas de pequenos reparos para a sua loja no próximo mês.
Uma série de vantagens!
Quando você aposta em um mix de pequenos reparos na sua loja de material de construção, e até mesmo em supermercados, as vantagens são muitas para os negócios.
Entre os benefícios, podemos citar o aumento do faturamento, já que a rentabilidade de produtos de materiais de construção é acima de 100% para o varejista em muitas categorias.
Além disso, é uma forma de fazer crescer o ticket médio incentivando as compras por impulso desses itens. Você também acaba estimulando que o consumidor tenha interesse que ele mesmo faça os pequenos reparos.
Por fim, você que tem supermercado, preenche uma lacuna das lojas especializadas que costumam fechar em horário comercial e aos finais de semana. Viu como você só tem a ganhar montando um cantinho de pequenos reparos?
Sortimento para atender todas as necessidades
É fato que o mix ideal de pequenos reparos seja muito amplo. Tudo depende do mercado, dos públicos e das necessidades de cada cliente. Talvez a sua loja não tenha tanto espaço, mesmo assim vale investir nesse nicho.
O mais importante antes de fazer as compras é analisar as vendas dos anos anteriores, para ter ideia o que caiu mais no gosto dos clientes. Mas se não foi possível fazer esse controle prévio, está tudo bem.
Outra alternativa é se colocar na posição de consumidor e pensar nas necessidades corriqueiras em casa. A renovação da pintura de uma parede, um cômodo que está com infiltração e precisa de impermeabilização, um móvel que perdeu o parafuso, a porta que está sem maçaneta, a torneira do banheiro pingando.
Ou ainda um chuveiro elétrico que está dando sinais de que vai deixar o cliente na mão a qualquer momento, a manutenção do jardim e quintal.
Todos esses exemplos são situações que demandam pequenos reparos e que a própria pessoa pode tomar providências para consertar.
O mix de pequenos reparos
Considerando essas informações, então o que você pode vender na sua loja para atender às demandas de pequenos reparos?
Você pode comercializar na loja corante, cola, fita adesiva, rolo para pintura, escada, impermeabilizante, ferro de solda, parafusadeira e furadeira, equipamentos de proteção e ferramentas em geral. Olha só as outras sugestões:
- Chuveiro
- Resistência
- Impermeabilizante
- Durepoxi
- Escada
- Filtro de Linha
- Cola
- Trena
- Fita Isolante
- Fita Dupla Face
- Sifão Extensível
- Mangueira Jardim
- Torneira com Filtro
- Cola Massa
- Pino Adaptador
- Ferro de Solda
- Jogo de Chave
- Passa Fio
- Tinta Spray
- Silicone Acético
- Alicate Universal
- Estilete
- Tomada
- Interruptor
- Lâmpada
- Cimento
- Lixa
- Arame
- Parafuso
- Pregos
- Brocas e outros
Plus no mix
Há outros produtos que podem ser agregados ao mix de pequenos reparos e que também acabam contribuindo com as compras por impulso dos clientes.
São aqueles produtos do dia a dia com pilhas, chaves, lixas, fitas adesivas, adaptadores, entre outros que quando o consumidor olhar e visualizá-los na gôndola vai lembrar que precisa comprar.
Tente destacar esses produtos com um layout mais atrativo, faixas e etiquetas com maior visibilidade caso estejam em oferta.
Ainda é interessante ampliar o mix com um cantinho eletro de produtos que ajudem a minimizar os impactos do tempo seco como umidificador, ventilador, climatizador e difusores de aromas de ambiente.
Atendimento diferenciado
Aposte num atendimento diferenciado para ganhar o cliente nessa época de pequenos reparos. E não estamos falando apenas do atendimento ao cliente in loco.
Imagine no meio de uma reforma ou manutenção, o cliente precisar parar o serviço porque faltou algum produto ou uma ferramenta. Se a sua loja contar com um serviço de delivery, por exemplo, a venda está garantida.
Facilitar as vendas pelos canais online como Instagram e WhatsApp é outra forma de se diferenciar no mercado.
Por falar nisso, outra ideia é você fazer uma campanha de vendas com entrega grátis ou pelo menos com algum desconto durante o mês de julho. Dessa forma, a fidelização do cliente está garantida e você ainda amplia as vendas a outros públicos.
E não deixe de aproveitar a sazonalidade para começar a registrar o histórico de compras dos seus clientes, caso ainda não seja uma rotina da loja.
As informações coletadas com o que você vendeu do mix de pequenos reparos vão ser úteis para as próximas campanhas e você ainda vai compreender melhor o perfil dos seus clientes.
Fora que facilita a sua busca por produtos que de fato trazem rentabilidade. O Martins tem tudo que você precisa para o seu mix de material de construção. Dá uma passadinha por lá e faça boas compras!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.