Julho se aproxima e com ele chega também o período de estiagem. Os consumidores aproveitam esta época do ano para retomar as reformas em casa e fazer pequenos reparos que já estavam previstos.

Além disso, o mês é marcado pelo período de férias em que muita gente usa a ocasião para acompanhar as reformas com mais tempo livre em casa. Hora de preparar o seu varejo de materiais de construção para atender a demanda.

De acordo com a pesquisa mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), julho de 2021 foi marcado pela alta nas vendas do segmento.

O faturamento saltou de 33% para 38%, superando as estimativas negativas para o segundo ano de pandemia. As pequenas lojas do varejo foram as que mais se beneficiaram

Os indicadores apontam que a tendência também é de crescimento para esse ano. Hoje, vamos te mostrar o que vender e como vender para lucrar mais nesta época do ano com a temporada de pequenos reparos.

O que vender

O clima mais seco propicia a rotina de pequenos reparos em casa como a troca do telhado, o reforço da pintura em casa e a manutenção mais efetiva do jardim e quintais.

Dessa forma, o mix sazonal para o mês de julho é focado nos pequenos reparos. O lojista pode aproveitar para vender também produtos de inverno no varejo de material de construção.

Chuveiro elétrico, torneira, resistência e as devidas conexões para instalação dos aparelhos são alguns exemplos para incrementar o estoque durante o trimestre de inverno.

Em contrapartida, corante, cola, fita adesiva, rolo para pintura, escada, impermeabilizante, ferro de solda, parafusadeira e furadeira, equipamentos de proteção e ferramentas em geral são opções para expandir o sortimento da loja e vender mais em julho. 

Veja só o mix de construção como sugestão para você preparar a sua loja para as vendas focadas nos pequenos reparos. 

Como aproveitar a temporada de pequenos reparos

Casal jovem comprando produtos para pintura como rolo e pincel

Pensar no varejo “fora da caixinha” é regra de lei para todo lojista. Não é preciso grandes investimentos quando se tem uma estratégia inovadora e criativa para impulsionar as vendas.

Partindo dessa ideia, vamos te mostrar algumas possibilidades que você pode recorrer para aproveitar a temporada de pequenos reparos e vender mais no seu mix de material de construção

1. Mix em destaque

Mercearias e supermercados podem aproveitar a sazão montando um cantinho especial de mix para pequenos reparos ou também conhecido como cantinho faça você mesmo

O ideal é que você prepare um sortimento de produtos com menor valor agregado para incentivar as compras por impulso em pontos estratégicos de maior visibilidade no PDV, como é o caso das áreas de checkout.  

Aqui você pode explorar ainda produtos do dia a dia como pilhas, torneiras, chaveslixasparafusospregosfitas adesivas, entre outros itens que quando o consumidor reparar vai lembrar que precisa comprar.

É importante dar o devido destaque a esse mix com um layout chamativo, faixas e etiquetas de preços com maior visibilidade se for o caso de ofertas. 

2. Além do trivial

Julho é marcado pelo fim do outono e início do inverno. O tempo fica ainda mais seco e a umidade relativa do ar despenca para o percentual abaixo do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Ótima oportunidade para expandir o mix e sair do trivial. Para enfrentar o tempo seco, os consumidores vão buscar alternativas como umidificadores, purificadores de ar, climatizadores e difusores de aromas para garantir um clima mais fresco e úmido dentro de casa.

3. Delivery como diferencial

Passou da hora de você oferecer o serviço de delivery na sua loja. Comprar pelo WhatsApp e receber o produto em casa nunca foi tão preferencial para o cliente como agora.

Aproveite o mix de pequenos reparos para poder fazer uma campanha de vendas com entrega grátis ou entrega promocional. Assim você fideliza a sua clientela e amplia as vendas atraindo novos grupos de consumidores.

Você pode oferecer o serviço de entrega fazendo parcerias com prestadores de serviço, por meio dos aplicativos de entrega ou com a contratação temporária de motoboys. Aproveite para baixar nosso Guia de como montar um delivery. Nele tem tudo que você precisa para oferecer essa opção aos clientes!

4. Atenção ao estoque

Renove o estoque fazendo um bom gerenciamento de itens, dando giro aos produtos que já estão fazendo aniversário nas prateleiras. Assim você ganha ainda mais espaço para ampliar o mix que seja a cara do seu consumidor. 

Os itens para pequenos reparos costumam ter um giro maior de vendas. Veja o que dá para aproveitar para uma campanha de ofertas de julho e o que precisa de reposição para evitar rupturas nesta época do ano. 

5. Criatividade nas vendas 

Use e abuse da criatividade na hora de vender material de construção. É ela que vai atrair mais clientes para dentro da sua loja ou para sua página online de vendas. 

As grandes redes que trabalham com o autosserviço têm como diferencial o manuseio do produto para que o cliente sinta de perto como será a utilização antes de comprar. Você pode aproveitar essa ideia para a sua loja. 

Ofereça um espaço de mostruário e faça você mesmo para que ele aprenda como fazer, a partir da orientação dos vendedores, manuseando os produtos que vai precisar comprar para fazer os pequenos reparos em casa. 

Essa é só uma sugestão, capriche nas suas ideias e as coloque em prática!

6. Negociação de vantagens

Estreitar o relacionamento com os fornecedores é uma boa maneira de conseguir descontos para repassar um valor mais atrativo ao consumidor final. Negocie preços competitivos e aposte em fornecedores que oferecem vantagens para você.

O Martins conta com um portfólio amplo que garante descontos exclusivos nas compras. Fora que você ainda tem acesso a um mix com milhares de produtos e marcas para diversificar a sua loja com qualidade e bom custo-benefício.

É isso, pessoal, mãos à obra e boas vendas! Aproveite para ler sobre marketing sensorial, com dicas de como usar os cinco sentidos para vende mais!

Até a próxima!