Panetone no atacado: a temporada de vendas chegou!

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Panetone no atacado: a temporada de vendas chegou

Sumário

O queridinho do Natal já está ocupando os corredores dos supermercados. O panetone é produto indispensável no carrinho de compras do cliente, seja para consumo próprio ou para presentear. Quer ver só o impacto do panetone no atacado e no varejo?

De acordo com uma pesquisa da Kantar, entre novembro de 2022 e janeiro deste ano, os brasileiros consumiram 42,5 mil toneladas de panetone. 

A indústria faturou R$ 725 milhões com a venda de panetone no atacado. A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos (Abimapi), disse que o indicador comprova que a categoria retomou os patamares pré-pandemia.

Vamos falar hoje sobre esse tema e as principais tendências do setor para você atualizar o estoque de panetones da sua loja. Boa leitura!

Panetone no atacado é negócio lucrativo! 

De acordo com a Abimapi, o panetone chega a quase 55% de penetração nos domicílios brasileiros. Isso significa que cerca de 33 milhões de lares consomem, cada um, em média dois panetones por ano.  

E o cenário é muito bom para comprar panetone no atacado e revender. A entidade estima que, com a queda da inflação e o aumento do poder de compra dos consumidores nos últimos mês, o período sazonal será positivo para a venda de panetones. 

No ano passado, foram comercializadas cerca de 48 mil toneladas de panetone no atacado. O faturamento ultrapassou R$ 800 milhões e tudo isso dentro de um cenário de inflação e as finanças enxutas do shopper. 

A expectativa é que o setor, durante o período sazonal até janeiro, cresça cerca de 5% em faturamento e 3% em volume de vendas

Como está o estoque de panetones da sua loja? Que tal aproveitar a Black Friday para dar aquela turbinada nas vendas da categoria, hein? Fica a dica. 

Opção para presente no atacarejo 

Não há dúvidas! O panetone é item indispensável na lista de compras do Natal tanto para o consumo próprio e também para dar de presente aos amigos e familiares.

O mesmo estudo da Kantar mostrou que o panetone é muito bem lembrado pelos consumidores como item presenteável. 

Ao lado do canal atacarejo, o canal presentes também se destacou, apresentando crescimento de 3,4% em volume de vendas. Isso dá mais de um terço do volume de panetones comercializados no período. Desses, quase 81% do volume de vendas é do panetone 400/500g. 

Agora, preste atenção nesses outros dados sobre o perfil de consumidores que compram panetone para presentear: 

  • Lares com consumidores independentes e monoparentais;
  • 67,4% do volume de panetones presenteados;
  • Com exceção do Nordeste, onde os maiores consumidores são lares com casais com filhos, a concentração maior é do formato recheado e em embalagem com melhor custo-benefício;
  • Panetone tradicional representa 87,7% das vendas;
  • Versão de frutas saltou de 43,1% em 2022 para 53,9% em 2023;
  • Recheados representam 12,1%;
  • Desses, o panetone trufado é o mais relevante (33,7%) em volume, seguido do de recheio de chocolate (21,5%).

Novidades do setor 

O mercado de panetones hoje é muito amplo, com diversos rótulos, marcas, versões e tamanhos e preços. A indústria busca atingir o consumo do produto em todas as classes sociais.

As opções são muitas, e na hora de escolher com quais produtos sua loja vai trabalhar, é preciso levar em conta o perfil do seu público-alvo. O importante é sempre ter ao menos de três a cinco marcas. Fica atento aos novos lançamentos também é importante. 

Uma grande novidade para a sazão é a entrada da Seven Boys no mercado. A marca tradicional de pães, com mais de 70 anos de história, iniciou neste ano sua produção de panetones.  

A empresa lançou o Panettone Frutas e a versão Gotas Sabor Chocolate, que são as mais procuradas no varejo. A marca promete panetones com massa úmida e textura macia. 

As duas opções têm 400g cada e já estão disponíveis para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O valor indicado ao consumidor final é R$ 17,99 para as duas versões. 

Outra novidade é a Nestlé, que coloca no mercado dois novos sabores de panetones. O primeiro é o trufado, com recheio de chocolate meio amargo. O outro é o Duo, com recheio de chocolate meio amargo e chocolate branco. 

Os dois produtos têm 500g e são vendidos com embalagens presenteáveis. O preço sugerido aos pontos de venda é R$ 35,99.  

A empresa ainda disse que as versões Alpino e Talento Avelã ganharam novas receitas e também novas embalagens presenteáveis. 

A tradicional Bauducco vem para a temporada de panetones com a marca toda repaginada e a expectativa de produção de mais de 80 milhões de unidades de panetones e chocotones.

Marcas próprias 

Panetone compondo a mesa da ceia de Natal.

Quando falamos para conhecer o seu público-alvo antes de comprar ou vender panetone no atacado, falamos sobre ter um sortimento bom na loja. Isso inclui produtos de marca própria. 

De acordo com um estudo da NielsenIQ, os produtos de marcas próprias estão presentes em 34% dos lares brasileiros. Só no primeiro quadrimestre de 2022, os consumidores investiram 7,68% em mercadorias exclusivas, comparando ao mesmo período de 2021.

Uma mercadoria de marca própria pode ser fabricada, beneficiada, processada ou embalada pela empresa que tem o controle sobre a distribuição da marca.  

Esses itens acabam tendo custo de produção reduzido e, por isso, são mais baratos e mais competitivos com as opções tradicionais.  A qualidade e o sabor não perdem em nada para os produtos da linha A. 

O Martins conta com duas marcas próprias de panetones à disposição dos clientes: panetones Smart e o Maitá, disponível em duas versões: 

A degustação dos panetones Smart e Maitá pode ser a chave para o sucesso das vendas na sua loja. Outra dica é destacar os produtos em uma ilha ou na ponta da gôndola para melhor visualização do cliente. 

Além do panetone… 

A temporada de panetones abre espaço para a venda de outros produtos relacionados à categoria. Muitos empreendedores vão aproveitar o momento para complementar a renda e produzir panetones artesanais

Não se esqueça de incrementar o mix da sua loja com ingredientes e insumos para a produção artesanal. Alguns exemplos:

Dicas de exposição 

Já que tocamos nesse assunto alguns parágrafos acima, vamos terminar nossa conversa reforçando que a exposição dos panetones no PDV tem um grande apelo para as vendas.  

Logo, não deixe o cliente passar pelos corredores sem perceber que os panetones estão nas gôndolas.  

A melhor forma de não errar é criando um planograma para detalhar quantos panetones cabem no espaço desejado, como serão empilhados, quais marcar precisam ser destacadas em primeiro plano etc.  

Lembre-se de organizar os produtos de acordo com os níveis de visão do consumidor, priorizando os itens de maior interesse e maior margem de lucro na altura dos olhos. 

As gôndolas da cintura para baixo, ou gôndolas de chão, podem receber aqueles panetones mais pesados, com embalagens presenteáveis e maiores. 

Boas vendas e boas festas!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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