Durante todo o ano, temos conversado sobre uma das mais eficientes estratégias de venda: o marketing sensorial. Essa forma de atrair clientes funciona porque, ao estimular os sentidos, ajuda a criar memórias positivas e nosso papo de hoje vamos ajudar você a promover isso por meio da degustação em supermercados.
Mas antes … e, como já diz há alguns anos uma canção bem popular, “quando o mel é bom, a abelha sempre volta”. Hummm… já bateu até aquela fominha por aqui. Aí também? Temos certeza de que sim. E sabe por quê?
O paladar é um combo de marketing sensorial. Só não é mais perfeito porque nem sempre envolve a audição. Por isso, pensando na casa dos avós, pais, tios, na escola, acabamos nos lembrando de alguma comida.
Faça o teste. Quando você se recorda de bons momentos invariavelmente tem comida no meio. Primeiro, a lembrança do alimento. Depois, o toque, os cheiros, as imagens e até o som do ambiente.
Sentiu? Isso é experiência, que pode servir de base para transformar as suas vendas. Então, hoje o nosso tema é a degustação em supermercados. Vamos juntos entender como essa estratégia funciona e o planejamento envolvido.
Degustação e os 5 Cs
Conforme a empresa de monitoramento de Mercado Hibou, 77% dos consumidores buscam ter uma experiência de compra. Nesse grupo, 62% estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor na loja.
Outro fator de compra é a facilidade de uso do produto: 90% levam esse quesito como qualidade mais importante. Por outro lado, 47% dos consumidores evitariam voltar a lojas onde tiveram uma experiência ruim.
Dessa forma, fica claro o quanto faz diferença envolver o consumidor no PDV. Nesse contexto, a degustação em supermercados se torna ainda mais relevante.
Alguns levantamentos mostram que a degustação em supermercados pode alavancar as vendas entre 10% e 20%. Isso porque estamos falando de um ritual que não apenas aumenta a adesão ao produto colocado à prova. Ele também gera outros impactos na loja.
Mas, para isso, é preciso ser estratégico. Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), uma dica é seguir a técnica dos 5 Cs. Assim, você consegue usar a degustação em supermercados de forma mais intencional.
Afina, o que é o 5 Cs
Os 5 Cs correspondem a cinco ações: conhecer, confiar, comprar, curtir e compartilhar. A partir delas, é traçada a campanha de degustação em supermercados. Veja a seguir o que cada ação representa:
- Conhecer: corresponde a estratégias para que o cliente conheça o produto.
- Confiar: sua campanha deve gerar confiança quanto à qualidade e capacidade de entrega do supermercado.
- Comprar: desenvolva estímulos suficientes para que a degustação em supermercados se torne uma compra.
- Curtir: invista em uma experiência que faça com que o cliente curta o produto da degustação em supermercado.
- Compartilhar: garanta que o cliente fique tão satisfeito a ponto de compartilhar sua experiência com outros consumidores.
Além disso, vale destacar os efeitos de um bom marketing sensorial aplicado ao PDV, que ultrapassa a experiência do consumidor:
- Estímulo a compra por impulso.
- Aumento do ticket médio da loja.
- Fidelização do cliente.
- Aumento da autoridade.
- Fortalecimento das vendas online.
Com todas essas questões em mente, confira 6 dicas que separamos para você trabalhar melhor a degustação em supermercado.
1. Degustação em supermercado: equipe treinada
Antes de expor os produtos para degustação em supermercado, avalie como está a capacitação do time para essa finalidade. Depois de tudo o que conversamos, já ficou claro que não basta apenas expor os produtos.
Recentemente, um supermercado fez divulgação de panetones de fabricação própria. Infelizmente, faltou cuidado na apresentação do produto.
Pedaços para degustação estavam sobre uma mesa sem nenhum tipo de cuidado. A ideia era que as pessoas sentissem vontade de experimentar ao passarem pelo local. Porém, não havia nenhum suporte profissional por perto.
Os panetones estavam literalmente às moscas enquanto o atendente da padaria cuidava de outra parte do serviço. Ao lado, havia uma gôndola com os produtos embalados, mas localizar o preço estava bem difícil.
Você deve imaginar o desperdício gerado por uma ação dessas. Portanto, degustação em supermercado necessita de equipe treinada. O que essa equipe deve saber? Oferecer o produto de forma interessante, esclarecer dúvidas e dar sugestões.
Durante a degustação em supermercado, sua venda pode ir muito além do produto demonstrado. Pegando o exemplo do panetone, você pode sugerir combinações. Suco, calda, sorvete, pratos para servir e outros utensílios.
Há uma infinidade de itens que podem atrair a atenção do consumidor usando um mesmo chamariz. E outra: o produto que está para degustação pode ganhar a forma de um presente.
Que tal dispor sacolas ou caixas que deem um toque especial ao item? Elas podem ser um brinde ou vendidas à parte. O que queremos é que você expanda a sua visão sobre a degustação em supermercado e venda muito.
2. Degustação em supermercado: apresentação
Outro aspecto da degustação em supermercado está na apresentação. A sua equipe precisa estar bem treinada, mas também identificada de maneira adequada.
E não só a equipe, como o local da degustação. Invista em avental com a marca da sua empresa ou do produto a ser oferecido. Tome cuidado com a higiene do local e a forma como os produtos são manipulados.
Providencie cestinhos para descarte de lixo. Certifique-se de que o ponto de degustação está devidamente demarcado e os produtos estão etiquetados.
3. Degustação em supermercado: tenha foco
Para ser efetiva, a degustação em supermercado deve estar focada na demonstração de um produto por vez. Promover mais de um tipo de degustação pode funcionar em hipermercados, porém dispersa o cliente em ambientes menores.
4. Degustação em supermercado: boa margem de lucro e fácil preparo
Veja bem: consumidores buscam comodidade e você, boas vendas. Sendo assim, tenha muito cuidado ao definir os produtos que vão para a degustação em supermercado.
Ou seja, por mais legal que seja, de pouco adianta oferecer aquele item que demora para ficar pronto. O ritmo de reposição é mais lento e se torna pouco atrativo aos consumidores.
Logo, avalie expor itens que tenham uma boa margem de lucro e sejam de preparo mais simples. Para o seu objetivo, bebidas, produtos prontos e de padaria são excelentes opções.
5. Degustação em supermercado: rotatividade
Como você sabe, a degustação em supermercado é a estratégia para oferecer uma boa experiência ao cliente. Contudo, ela proporciona muito mais ao seu negócio, pois fortalece a divulgação dos produtos.
Desse modo, varejista, tenha várias opções para fazer a degustação em supermercado. Isso mesmo. Ao planejar a campanha, tenha em mente a promoção de itens em rotatividade.
Se o plano é promover degustação durante uma semana, a da Black Friday, por exemplo, escolha dois ou três produtos. A campanha pode ser temática, como petiscos para consumir durante os jogos da Copa do Mundo. Seja criativo!
6. Degustação em supermercado: ponto, dia e horário estratégicos
Agora é o momento de posicionar o ponto de degustação. Em supermercado, é preciso estar atento para não obstruir o fluxo. Por outro lado, é essencial oferecer o item onde haja boa circulação.
Considere ainda o que você busca ao oferecer a degustação. Quer promover apenas o produto apresentado? Pretende atrair o cliente para itens com os quais esteja relacionado? Analise bem o cenário e defina o local ou os locais para esse tipo de campanha.
Além do mais, determine quais dias e horários são mais convenientes para a degustação. Dependendo da proposta, pode escolher um dia de menor venda. Assim, você cria uma promoção e usa a degustação como estímulo extra.
Todavia, se a intenção é tornar alguma marca ou item mais conhecido, tudo muda. A melhor opção tende a estar em dias e horários de maior movimento.
Degustação em supermercado é oportunidade
Por fim, pense na degustação em supermercado como uma grande oportunidade. Aliada a promoções e campanhas específicas, ela realmente impacta na sua relação com a clientela.
É um agrado, um presente e, ao mesmo tempo, a porta aberta para bons negócios. Portanto, divulgue. Convide seu cliente para esse dia de degustação. Faça a chamada pela rádio interna ou mesmo pelas redes sociais da empresa.
Obviamente que a escolha estará atrelada com os objetivos dessa oferta. De qualquer forma, será um sucesso. Será um prazer conferir os resultados dessa estratégia em seu PDV.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.