Parcerias estratégicas no varejo para lucrar mais!

Tempo de Leitura: 4 minutos
duas pessoas apertando a mão em forma de parceria

Sumário

Nem tudo no comércio precisa ser concorrência e competitividade. Muitas vezes, fazer parcerias estratégicas no varejo pode fortalecer a sua marca e estreitar os laços com a comunidade.

A colaboração entre lojistas vai muito além do que uma simples prática de networking. Funciona como uma rede de apoio que pode resultar no compartilhamento de espaços físicos para redução de custos, ações conjuntas e muito mais.

Isso é muito comum em lojas de bairro ou dentro de centros comerciais, que aproveitam as trocas para se conectarem melhor com aquela comunidade local. Essa sinergia pode render inúmeros benefícios aos negócios e ao público-alvo.

Descubra no texto de hoje como colaborar com outras empresas locais pode impulsionar seus negócios e criar um impacto positivo na sua área.

“A união faz a força”

Essa expressão diz muito sobre parcerias estratégicas no varejo. O lojista que investe nessa relação mútua de negócios contribui para o aumento da base de clientes, já que o público de ambos passa a ser um só.

Também é uma ótima oportunidade para planejar investimentos conjuntos em inovação e ações de marketing para explorar melhor ainda esse grande potencial de novos clientes.

Claro que para isso acontecer é importante todas as partes de fato se envolverem nessa parceria para alcançarem juntas os objetivos traçados. Então, seguem algumas dicas para você apostar em parcerias estratégicas no varejo:

  • Monitore os potenciais parceiros: busque empresas locais que tenham valores e missão semelhantes ao do seu negócio. Ou que ao menos vocês compartilhem de uma mesma linha de cultura organizacional. Esse “clima” vai facilitar bastante no planejamento das metas. Busque ainda lojas que complementem o seu negócio e evite concorrentes diretos.
  • Pense em comunidade: o principal ponto desse tipo de trabalho colaborativo é poder não só aumentar a visibilidade da marca, como a visibilidade da comunidade envolvida. É preciso se envolver e demonstrar esse compromisso para a comunidade local, que será beneficiada com as ações conjuntas. 
  • Planejamento conjunto: apresente as suas propostas e esteja aberto a ouvir as ideias do outro lojista. Depois, alinhe todas essas ideias em prol de um objetivo em comum e comece a planejar em conjunto como será essa parceria.

Vantagens em dobro

As parcerias estratégicas no varejo nada mais são do que um elo colaborativo entre lojas em prol de objetivos semelhantes que vão desde expandir a base de clientes naquela determinada comunidade, aumentar as vendas ou melhorar a experiência do cliente. 

Ao colaborar com empresas locais, você pode aproveitar diversos benefícios para impulsionar seu negócio como levar a sua marca até outros públicos, dando maior visibilidade aos seus produtos e serviços.

Quando essa relação é de sucesso, as lojas conseguem fortalecer o negócio na comunidade e acabam beneficiando e desenvolvendo a economia local.

Com uma abordagem um pouco mais criativa, as parcerias têm o potencial de transformar o cenário varejista da sua região de uma forma em geral.

Como aplicar parcerias estratégicas no varejo

Há uma infinidade de formas de executar essa cooperação na prática e nós vamos falar sobre algumas delas a seguir:

1. Eventos conjuntos

As lojas podem ser parceiras para realizar eventos locais como feiras, festivais, palestras e até oficinas. Essa inclusive é uma maneira muito eficaz de envolver toda a comunidade e aproveitar para aumentar as vendas da loja. 

Nesses eventos conjuntos, os lojistas podem aproveitar para apresentar produtos e serviços aos clientes, oferecendo uma experiência de compra exclusiva. 

Na hora de planejar um evento conjunto, as empresas parceiras devem levar em conta os seus públicos-alvo e como elas podem oferecer valor agregado a eles. 

A divulgação da iniciativa também precisa ser de forma colaborativa. As lojas parceiras devem promover a ação nas redes sociais e em todos os canais possíveis, para atingir o maior número de consumidores.

2. Produtos personalizados

As lojas parceiras podem criar combos promocionais exclusivos com produtos que as duas oferecem e que se relacionam de alguma forma. Por exemplo: você tem uma mercearia e o seu vizinho é confeiteiro. Dá para pensar em uma cesta de presente com ingredientes que você vende e os doces da loja parceira. 

Alguns varejistas estabelecem esse tipo de parceria para também criar produtos co-branded exclusivos. Uma marca de roupas pode, por exemplo, se associar à loja de calçados para criar uma linha de sapatos exclusiva. 

Se concordarem, os lojistas podem absorver produtos da outra loja no próprio mix e vice-versa.

3. Compartilhamento de espaço 

As parcerias estratégicas no varejo tendem a reduzir custos operacionais. Isso acontece em virtude da possibilidade de operar em conjunto, compartilhar espaços físicos ou áreas comuns como estacionamento privativo e estoque para economizar e melhorar a experiência do consumidor.

O compartilhamento do espaço ajuda ainda a atrair clientes de diferentes segmentos que se interessam por produtos oferecidos por cada uma das lojas. Consequentemente, o tráfego de clientes nas lojas parceiras será maior.

4. Programas de fidelidade

Lojas que têm programas de fidelidade podem ser parceiras para permitir aos consumidores acumular pontos e trocar por benefícios nessas lojas. É uma boa maneira de incentivar a lealdade dos clientes e promover o cross-selling entre as marcas.

Outra ideia é criar programas de recomendação de clientes oferecendo incentivos para quem indicar as marcas aos amigos e familiares.

5. Campanhas de marketing

Parcerias estratégicas no varejo podem funcionar muito bem em campanhas de marketing e vendas de datas sazonais. Fazer anúncios conjuntos e promover ofertas em parceria aumenta o alcance da mensagem aos clientes e cria um senso de urgência. 

Durante essas campanhas, as lojas podem colaborar não apenas na divulgação, como na entrega dos pedidos para reduzir os custos de transporte e melhorar a eficiência dessas operações logísticas.

Quando duas ou mais lojas parceiras se unem para promover experiências de compra integradas e complementares aos seus clientes, elas passam a promover uma maior conveniência e valor aos clientes.

A estratégia ainda estimula a inovação e a criatividade e amplia as chances de crescimento e sucesso dos estabelecimentos. Está esperando o quê para ir atrás de umas boas parcerias para a sua loja?

Esperamos que tenha uma ótima experiência com as novas parcerias. Boa sorte e boas vendas!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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