Seca e as oportunidades para comprar atacado de material de construção

Tempo de Leitura: 4 minutos
oportunidade para comprar atacado de material de construção

Sumário

O mercado da construção civil vem se manifestando de forma positiva aos indicadores econômicos pós-pandemia. Nesta próxima temporada, as sazões do setor prometem movimentar o comércio, sendo uma ótima oportunidade para comprar atacado de material de construção e colocar para revender na sua loja.

Entre abril e maio, temos alguns períodos de venda importante para o segmento: sazão de chuveiros elétricos, campanha de vacinação contra a febre aftosa e o período de seca com a transição das estações outono e inverno. 

É a época em que mais as pessoas se mobilizam para construir e também fazer reformas em casa ou na empresa para aproveitar a estiagem. Hora de a sua loja se preparar para essas demandas e fortalecer o estoque.

Neste artigo, vamos falar sobre as oportunidades da estiagem para o mercado de construção e lojas do segmento. Além disso, vamos te dar alguns motivos para comprar por atacado material de construção.

Cenário da construção  

É preciso considerar que, além da pandemia, a construção sofreu outros impactos em razão dos reflexos da guerra na Ucrânia e o consequentemente desequilíbrio dos preços, bem como altas inflacionárias sobre a cadeia produtiva e mercadorias.

Ainda assim, as projeções para vendas de materiais de construção neste biênio são positivas. O setor vem demonstrando que se fortaleceu com a crise gerada pela pandemia e vem buscando estabilidade.

De acordo com a empresa Fundação de Dados, que consolida números do segmento, o varejo de materiais de construção deve contar com um crescimento de 2,8% neste ano.

A tendência de estabilização segue e, em 2024, a projeção de volume de vendas de material de construção é de crescimento de 1,2% e do comércio (projeção nominal) a alta deve ultrapassar os 4%.

A grande expectativa é de que o varejo e o atacado de material de construção encerrem o ciclo de desaceleração neste ano, para voltar a crescer também em termos reais. Um fator que vai contribuir para isso é a venda sazonal. Então fique atento.

É hora de vender muito mais!

Com a seca, as pessoas aproveitam para providenciar pequenas ou grandes reformas. O clima mais seco e sem chuvas possibilitam aos consumidores fazer aquela pintura que estava pendente, a troca do telhado antigo, manutenção nos quintais etc.

É hora da loja se preparar para suprir as necessidades desses consumidores. Ferramentas em geral, insumos e todos os itens necessários para pequenas reformas devem constar no seu armazém. 

Além disso, chuveiros elétricos, resistências e as conexões necessárias para instalação dos aparelhos também fazem parte do mix sazonal, já que o cliente quer se preparar para a chegada do inverno sem passar por apuros. 

Bom momento ainda para vender corantes, colas, rolo para pintura, escadas, impermeabilizantes, ferro de solda, parafusadeira e furadeira elétricas, equipamentos de proteção são outras opções para o mix da temporada.

Importante também explorar aqueles produtos considerados itens de necessidade diárias e que não podem faltar na loja de material de construção como pilhas, torneiras, chaves, lâmpadas, lixas, parafusos, pregos e fitas adesivas.

Material de construção no supermercado

Homem com rolo de tinta na mão em loja

O bom momento de vender produtos sazonais em varejo de material de construção também beneficia o varejo alimentar. É isso mesmo! Tem tudo a ver vender materiais de construção no seu supermercado

A sugestão é focar naquele mix de insumos e ferramentas para pequenas reformas e de manutenções necessárias no dia a dia do consumidor. Alguns exemplos:

Sabe o que também fica muito bacana na sua loja para vender materiais de construção? Criar um “cantinho de faça você mesmo” bem atrativo e com os principais produtos que serão aliados nos reparos em casa. 

O movimento “Faça Você Mesmo” ganhou muito destaque no período da quarentena, quando grande parte das pessoas ficou em casa e aproveitou o momento para cuidar dessas pendências.

De acordo com uma pesquisa da Oficina da Estratégia, mais da metade dos consumidores (51%) fizeram algum reparo por conta própria no período. Além disso, mais de 50% dos pesquisados também tinham intenção de comprar itens de decoração, acabamento e mobiliário para casa. 

Aí virou tendência e muitas pessoas seguiram fazendo os próprios consertos em casa e recorrendo mais às lojas do segmento. Seja no supermercado, mercearia ou na loja de material de construção, criar um cantinho com esses produtos vai fortalecer a sua marca e expandir a experiência do cliente.  

Atacado de material de construção, uma negociação vantajosa

Para renovar o seu estoque ou iniciar a revenda de um mix segmentado na loja, o mais vantajoso é poder comprar por atacado material de construção. 

Para isso, o lojista também precisa contar com um bom relacionamento junto aos fornecedores e comprar com atacadistas que tenham credibilidade. Assim é possível negociar preços mais competitivos e recorrer ao fornecedor no caso de algum contratempo com a mercadoria.

O Martins está mais do que preparado para te atender. Além de contar com um portfólio de parceiros premium para garantir descontos exclusivos nas compras, são milhares de itens no atacado de material de construção à sua disposição.

Essa parceria tem tudo para agregar na melhor experiência dos seus clientes, que vão adquirir produtos reconhecidos pelo mercado, de qualidade e com melhores preços.

Comprando do Martins você ainda tem direito a saldos de cashback para as próximas compras, reduzindo seus gastos e aumentando os lucros nas vendas. Dá uma passada no departamento de material de construção no Martins.com.br e começa a montar agora mesmo o seu carrinho de compras. 

Boas compras, mas antes de ir, aproveite para ler sobre o Benefícios Exclusivos Martins (BEM), nosso programa de relacionamento que acumula créditos à medida que você compra no Martins.com.br ou no App Martins Atacado Online.

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima