Home Dicas Covid-19 Pesquisas de mercado do SEBRAE para se inspirar

Pesquisas de mercado do SEBRAE para se inspirar

0
169

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma instituição privada, com o objetivo de desenvolver e apoiar micro e pequenas empresas, estimulando a economia e o empreendedorismo. Eles disponibilizam pesquisas de mercados ricas em dados, informações e insights que ajudam bastante o varejista a entender os gostos de seus clientes e conhecer as mudanças do mercado.

 

Compreender como o cenário atual interfere na decisão de compra é, de fato, estar preparado para enfrentar os desafios. Por isso, hoje separei algumas pesquisas de mercado do SEBRAE pra você, amigo varejista, entender melhor esse momento.

Ilustração de pessoas olhando para um tablet. Sobre ele há uma lupa dando zoom no material exposto.

Pesquisa de mercado do SEBRAE, o que é?

Antes de se inspirar nas pesquisas de mercado do SEBRAE, é importante que você entenda o que é uma pesquisa de mercado e como ela é importante.

Ela nada mais é que uma ferramenta de estratégia de venda que ajuda profissionais de diferentes áreas a tomarem decisões baseadas em respostas dadas por seus possíveis compradores. É um estudo que coleta e interpreta informações a partir de um problema ou uma curiosidade específica.

Página de login do site do SEBRAE.

Os assuntos podem variar de acordo com a necessidade. Se for uma pesquisa específica para o seu negócio, por exemplo, é possível checar se os clientes estão gostando do atendimento e se tem alguma sugestão. Ou se for mais ampla, levando em conta todo um segmento, é possível mensurar as expectativas de como será o varejo pós-quarentena.

As pesquisas de mercado do SEBRAE costumam ser do segundo tipo, mais gerais. E para ter acesso aos estudos é bem simples, você só precisa fazer um cadastro bem rápido no site e pronto.

Depois de logar no site, é só buscar por pesquisas que vão te interessar mais e beneficiar o seu negócio. E como estamos falando sobre pesquisas de mercado, separei algumas bem interessantes e que podem te ajudar.

Mãos humanas sobre vários papéis com gráficos e tabelas.

Pesquisas de mercado do SEBRAE: quais as necessidades durante a pandemia?

Minha primeira sugestão é um levantamento feito com empresários mostrando as principais necessidades durante a pandemia. Os dados revelam como está o funcionamento e as medidas que as empresas estão tomando para minimizar os impactos da Covid-19 nos negócios.

Pra você ter uma ideia, o estudo mostra que 29% das empresas passaram a vender pelas mídias sociais. E no segmento de alimentação, 8% passaram a vender por aplicativos de delivery, mostrando uma ótima oportunidade de inovação.

Se quiser saber mais, nesse texto aqui falo tudo que você precisa para começar seu serviço de entrega.

O Impacto da pandemia do novo coronavírus nos Pequenos Negócios

Muito tem se falado sobre os impactos da pandemia nos negócios e, claro, uma pesquisa de mercado do SEBRAE sobre isso seria fundamental. Por isso, na 3ª edição os dados são mais apurados e apontam para os efeitos sentidos durante os meses de Abril e Maio. É um estudo completo que mostra o perfil dos MEI, ME, EPP e Pn, além de explicar a situação de cada um e os desafios encontrados.

De acordo com dados, a diminuição semanal do faturamento está entre 60% e 70% e, infelizmente, a maioria não criou um plano ou medidas de escape para a crise. Mas, se você acompanha meus textos por aqui, esse não é o seu caso, certo? Como venho te dizendo, esse é o momento em que a inovação e a criatividade vão te ajudar a sair dessa.

Dados de madeira com ponto de interrogação e o último levantado mostrando uma lâmpada.

Visão dos empresários sobre a Covid-19

Outra pesquisa de mercado do SEBRAE bem interessante é a que aborda a visão dos empresários de pequenos negócios sobre a repercussão da pandemia no comércio. Os dados mostram quais custos aumentaram, a porcentagem de faturamento e políticas públicas para auxiliar o setor.

Em resumo, o estudo mostra aquilo que você tem sentido na pele: os segmentos não essenciais (lojas, lazer, entretenimento) ou que exigem contato físico (estética, academias) têm sofrido mais com a crise, já que houve mudança no comportamento do consumidor. Daí a importância de contar com fornecedores que te apoiam como o Martins.com.br!

Tendências digitais

Uma última pesquisa de mercado do SEBRAE que vale a leitura é sobre tendências digitais. Ela vai te instruir a sair da caixinha da loja física e começar a pensar em inovação online para o seu negócio. E é o que já vem acontecendo, o meio digital tem sido a solução para muitos varejistas nesse período.

Mas isso vai muito além do básico que se entende sobre marketing digital, viu? A pesquisa mostra diferentes ideias e opções para cada segmento, explicando e dando dicas de como se aproximar do consumidor por meio das tendências digitais. É um texto chave pra você que está começando a se interessar pelo online!

Bom, te dei 4 dicas de pesquisas que, com certeza, vão te dar alguma inspiração. Sei que estamos enfrentando um período incomum, e o medo, muitas vezes, paralisa. Mas, fique firme, estamos juntos! Para mais ideias, oportunidades e estratégias é só conferir os textos que posto diariamente aqui no Blog.

Até a próxima!