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copos, pratos e vasilhas descartáveis em cima de mesa

Demanda por produtos descartáveis aumenta com as festividades

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As festividades de fim de ano aumentam a demanda por produtos descartáveis. Esse é o momento do varejo começar a se preparar para ampliar o mix da categoria e iniciar as compras para a venda sazonal.

Ceia de Natal, réveillon e as confraternizações de final de ano com amigos ou no trabalho, por exemplo, estão entre as oportunidades. O que os consumidores mais querem hoje em dia é praticidade. Por isso, adquirir produtos descartáveis é a forma mais simples de realizar os eventos sem ter tanto trabalho e prejuízo.

Neste 2021, a expectativa é que o setor fique ainda mais aquecido em relação ao ano passado. As medidas contra a Covid estão mais flexibilizadas e em grande parte das cidades a realização de eventos sociais já está liberada.

Mas o que comprar? Como preparar o estoque de produtos descartáveis? Quais ações de vendas realizar? É o que vamos te responder no artigo de hoje!

Descartáveis na pandemia

Por incrível que possa parecer, a pandemia não afetou o mercado de descartáveis. Muito pelo contrário! O cenário está a todo favor do setor.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), houve aumento de 30% na geração de materiais descartáveis no último mês de junho.

Os dados foram divulgados em reportagem da CNN, que mostram ainda a alta consecutiva neste consumo. Em maio, por exemplo, o crescimento percentual foi de 28%. No mês anterior, 25%. A entidade aponta que esses números são resultado da pandemia da Covid-19 que fez aumentar a demanda de embalagens.

Além da tendência de entregas de comida em domicílio, a reabertura de bares e restaurantes e a necessidade de redobrar os cuidados para evitar o contágio estimularam o consumo de produtos descartáveis.

Muitas empresas também passaram a optar pelo uso de produtos descartáveis para evitar o compartilhamento de materiais como copos, pratos, talheres, panos de tecido, vasilhames de plástico etc.

Esses cuidados com certeza vão continuar e a mudança de hábito do consumidor seguirá impactando na venda do mix de produtos descartáveis.

Descartáveis no supermercado

Dê uma analisada no seu estoque de produtos descartáveis e observe quais categorias são mais vantajosas para as vendas no seu supermercado.

Monte ações promocionais e de divulgação focadas em itens como guardanapos, toalhas de papel, pratos e copos descartáveis. Além disso, papel alumínio, formas e assadeiras, garfos, colheres, sacos de pipoca, forminhas para doce e aquelas embalagens próprias para micro-ondas.

Além disso, é importante deixar um espaço da loja física exclusivo para os itens descartáveis para que o cliente encontre tudo o que ele precisa ali naquele espaço. Muitas vezes ele vai querer levar mais do que o que necessita.

Na lista de compra do cliente, por exemplo, pode ter apenas um pacote de papel toalha. Só que ao ver outros itens próximos e com utilidade para casa, como palitos e copos descartáveis, ele acaba colocando esses produtos no carrinho de compras também.

Nós separamos uma listinha com os produtos essenciais de descartáveis para você ter na sua loja pensando nas estratégias de vendas para as festividades do final do ano. Confira.

Mix complementar

As compras por impulso também podem acontecer com as categorias de produtos descartáveis e outros relacionados. Assim, quando falamos nesses itens, precisamos associá-los não apenas com as festas intimistas em casa, mas com os variados eventos corporativos e sociais.

Dessa forma, você precisa trabalhar um mix diversificado na loja e que atenda às necessidades dos vários públicos e ocasiões. Por isso, falamos em um mix de produtos alternativos, mas que estejam diretamente ligados aos produtos descartáveis.

Pense como o cliente: você pretende fazer um evento, mas além dos descartáveis o que mais será necessário para realizar a festa? Vamos pontuar alguns deles:

Como se preparar para as vendas?

Muita gente vai deixar para comprar descartáveis de última hora. Por isso, é preciso garantir os estoques com antecedência para que não haja ruptura e você perca as vendas de fim de ano.

Por isso, já comece a fazer as suas negociações junto aos fornecedores para que no início de dezembro você já esteja com o mix sazonal completo. Pense também nas ações que vai poder realizar para dar destaque nessas categorias e alavancar as vendas para o Natal e Ano-Novo.

A nossa dica é separar, além das gôndolas originárias, um espaço em zonas quentes da loja com os principais produtos descartáveis da sazonalidade. Alguns lojistas ainda costumam colocar esses itens em exposição no checkout. É uma boa ideia também!

Por ser itens geralmente com menor custo, convém investir na diversidade. Trabalhe com duas ou três marcas de um mesmo produto, para que o seu cliente tenha opção de escolha se quer levar uma linha A ou B.

Parta do princípio de que uma mesma categoria pode ter itens iguais, com especificações distintas em marcas concorrentes. Vamos usar de exemplo o papel alumínio:

  • Trabalhe com três marcas diferentes;
  • Uma com comprimento X, outra Y e a terceira Z;
  • Exponha as três próximas uma da outra.

Resultado: o cliente vai analisar a variedade do produto e escolher qual atende melhor a necessidade dele, seja pelo preço, marca ou pelas especificações do item. Então, não perca a oportunidade de vender mais produtos descartáveis nessa época.

Continue acompanhando a gente porque ainda vem muita dica boa para as vendas de final de ano. Por falar nisso, aproveite para ler sobre contratação temporária para suprir a alta demanda neste período.

Até a próxima!